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Navegando por Autor "Faria, Marilia Varella Bezerra de"

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    Dissertação
    O aluno e o Programa Xeque-Mate: construções identitárias
    (2017-03-31) Nascimento, Cíntia Daniele Oliveira do; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; ; http://lattes.cnpq.br/0737213001632829; Silveira, José Ricardo da; ; http://lattes.cnpq.br/7181730692556570; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
    Analisam-se, neste estudo, as construções identitárias do programa televisivo Xeque-Mate, a partir de discursos de alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O referido programa, produzido pelo Departamento de Comunicação em parceria com a TV Universitária, desde 2002, proporciona aos alunos aprendizados práticos, uma vez que suas diversas atividades são desenvolvidas em um estúdio de TV aberta. A pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada e, justamente em função dessa ancoragem, se permite outras incursões teóricas, transitando pelos estudos da linguagem e pelos estudos da comunicação social. Esse aparato teórico, em particular o embasamento advindo de pressupostos do Círculo de Bakhtin (noção de discurso, de linguagem e de sujeito) e dos estudos culturais, constituiu o lastro em que se fundamentou a análise do corpus. As análises baseiam-se em questionário online respondido por 23 alunos das habilitações de Jornalismo e Radialismo que participaram do programa durante a graduação. Consideram-se, nesta pesquisa, cronotopos distintos, tempos e espaços que são fundamentais para a constituição desses sujeitos. Os discursos discentes revelam identidades do programa, ora como um espaço de experiências, ora como a oportunidade de aproximar teoria e prática. Essas identidades são construídas e reconstruídas e estão imersas em um conjunto de práticas sociais, esferas e campos determinados.
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    Dissertação
    Análise de necessidades de inglês para fins específicos em um curso de graduação em turismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-06) Sarmento, Maria Edileuda do Rego; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; ; http://lattes.cnpq.br/8306342261184486; Barbosa, José Roberto Alves; ; http://lattes.cnpq.br/6863902903753881; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947
    Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na área de Inglês para Fins Específicos (IFE) com o objetivo de identificar (1) as necessidades de aprendizagem dos alunos de um curso de Turismo, seus desejos e carências, numa universidade federal, quanto ao uso do inglês; (2) as necessidades da situação atual dos professores e do coordenador do referido curso quanto ao idioma; (3) as necessidades da situação-alvo dos profissionais (egressos) e empresas com relação a essa língua. Esta pesquisa é um estudo de caso (STAKE, 1998; YIN, 2009) e foram utilizados, para levantamento dos dados, como instrumentos de coleta: questionários, entrevistas semiestruturadas, além de documento sobre o curso de Turismo. Para tanto, foram adotados como aporte teórico os construtos do English for Specific Purposes (ESP) Inglês para Fins Específicos (IFE) também conhecido no Brasil como Inglês Instrumental, cuja fundamentação baseia-se nos trabalhos de Hutchinson e Waters (1987), Robinson (1991), Dudley-Evans e St. John (1998), Celani, Deyes, Holmes, Scott (2006), dentre outros, visto que este trabalho é voltado para uma área específica, o turismo. Os resultados demonstram que os alunos opinaram pela habilidade em leitura e priorizaram a oralidade em sala de aula. Os egressos relataram que esta última é uma ferramenta indispensável para sua entrada no mercado de trabalho; mesmo assim, sentem-se despreparados, necessitando frequentar escolas de língua. O depoimento dos dirigentes de empresas também aponta para essa deficiência. Por último, a situação atual dos professores denota que, embora defendam o uso da língua inglesa em sala de aula, isso não acontece, porque os alunos preferem a língua materna. Também ficou evidenciada a inexistência de análise de necessidades. Por fim, a coordenadora informou que há certa indefinição quanto à metodologia, aos conteúdos e às habilidades linguísticas trabalhadas, além da falta de interação entre os professores de inglês. Conclui-se, portanto, que é relevante realizar uma análise de necessidades para que se possa redesenhar um curso que atenda às diferentes necessidades contextuais: de alunos, professores, coordenação, representada pelas necessidades institucionais, profissionais e o mercado de trabalho
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    Tese
    A apropriação do poder hegemônico da ciência em revistas de divulgação científica: estratégias sociodiscursivas
    (2017-03-20) Santos, Paulo Sérgio da Silva; Pedrosa, Cleide Emilia Faye; http://lattes.cnpq.br/0743019098101887; http://lattes.cnpq.br/5298903302198155; Cruz, Adriano Charles da Silva; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Faria, Marilia Varella Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Abreu, Ricardo Nascimento; Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza; http://lattes.cnpq.br/7530602327122028
    A presente pesquisa pretende estudar a apropriação do poder hegemônico da ciência pelas redes editoriais de divulgação científica. Para tal, o objetivo geral está pautado em discutir as estratégias sociodiscursivas empregadas pelas redes editoriais da divulgação científica para apropriação do poder hegemônico da ciência, considerando, nessa dinâmica, os modos de construção simbólica através dos quais, estas constituem-se em Sistemas Peritos. Assim, analisaremos uma materialidade discursiva composta a partir de um corpus semiestruturado de 16 exemplares coletados. Os veículos de divulgação científica, ao tomarem a voz da ciência para si, passam a usufruir de controle e prestígio social exercidos pelo próprio discurso científico em detrimento da sociedade classificada como “leiga” na relação com o saber e método científico. Portanto, as redes editoriais que sustentam as revistas de divulgação da ciência têm, tal qual um lócus privilegiado de excelência técnica, regulamentado a vida material dos cidadãos, agindo como um Sistema Perito, como designou Giddens (1991, 2002). Dessa forma, as pessoas estão envolvidas em diversos sistemas que dominam, organizam e, de certa forma, sugerem modos de vida. São sistemas importantíssimos nos quais todos depositam confiança. Assim sendo, o termo ‘ciência’ encapsula metaforicamente esses sistemas socialmente legitimados e as revistas de divulgação da ciência têm buscado usufruir dessa legitimidade, como se dela fosse parte a fim de sobreviver no mercado editorial brasileiro. Por isso, faz-se importante entender como o domínio do discurso científico, tanto quanto o da divulgação científica proporcionam acesso a recursos materiais e instâncias de poder. A pesquisa está fundamentada, principalmente, na Análise Crítica do Discurso, a partir do marco analítico proposto por Fairclough (2001 [2008], 2003), Chouliaraki e Fairlcough (1999), para aprofundamento das questões referentes à intertextualidade e ao hibridismo de gênero das práticas discursivas das redes editoriais da divulgação científica. A Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso, por sua vez, apontará a análise para as questões concernentes à Comunicação para a Mudança Social e aos tipos de poder, a partir de uma retextualização de Bajoit (2006) proposta por Pedrosa (2012, 2013). Buscamos, ainda, revelar os mecanismos de naturalização que contribuem para a construção simbólica através dos modos de operação da ideologia descritos por Thompson (2009). E, por fim, o conceito de confiança desenvolvido por Giddens (1991, 2002), nesse contexto, lançará luz acerca do esvaziamento de tempo e espaço como estratégia de universalização do discurso das revistas de divulgação científica.Metodologicamente, a pesquisa está situada em um paradigma qualitativo, inserido no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, com foco na Linguística Aplicada (LA). A LA vem desenvolvendo diálogos com as teorias sociais críticas para a construção de um campo de estudos que extrapola a relação entre teoria e prática e leva em consideração todos os interactantes das situações estudadas. O resultado desenhou o perfil das duas principais publicações de divulgação científica do mercado brasileiro.Ficou demonstrado de forma clara que se trata de verdadeiras arenas discursivas. A dinâmica de funcionamento revelou mecanismos que contribuem para naturalização de um hegemonismo artificial a ser desempenhado por esse tipo de publicação. Essas dinâmicas e padrões revelados pelo corpus da pesquisa indicam a necessidade de uma maior e mais ampla discussão em torno dos veículos de divulgação de informações científicas.
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    Dissertação
    Arena contemporânea: o embate dialógico nas fanpages "Verdade sem manipulação" e "Movimento Endireita Brasil"
    (2019-07-23) Paz, Morgana Lobão dos Santos; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; ; Bezerra, Josenildo Soares; ; Rojo, Roxane Helena Rodrigues;
    A modernidade se apresenta fluida (BAUMAN, 2001), uma vez que o tempo e o espaço se mostram marcados pela dinamicidade e pelo movimento incessante (HAN, 2015; CRARY, 2016). A quebra dos sólidos, das verdades inabaláveis, dos discursos engessados e das instituições impenetráveis, tem nos lançado para a investigação de práticas discursivas que se dão em esferas que demandam a construção de conhecimento a fim de se compreender o sujeito que se gesta nessa modernidade fluida. As redes sociais, especificamente, o Facebook, estão no cotidiano das pessoas, como espaços sóciodiscursivos que ampliam/potencializam/amplificam e promovem o surgimento de vários gêneros discursivos e suportes de texto nesse cronotopo virtual (MELO, 2016). As novas interações, construídas e constituídas pela/na internet, geram novas relações sociais, novos padrões de relacionamento com o outro e com o mundo. Este trabalho objetiva analisar os embates dialógicos que foram/são construídos pelos sujeitos, na rede social em questão, mais especificamente, nas fanpages: Verdade sem manipulação e Movimento Endireita Brasil, e como se constituem, discursivamente, esses embates encontrados nos enunciados concretos que compõem o corpus de análise. O recorte se deu temáticotemporalmente, delimitando-se o tema “impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff” no período que compreende desde a sua aceitação pelo presidente da Câmara até a sua admissibilidade pelo plenário. Para analisar esse corpus, recorrese ao aporte teórico de Círculo de Bakhtin (1998, 2003, 2009, 2015, 2016, 2017, 2018) no que diz respeito à concepção de linguagem, constitutivamente dialógica; de embate dialógico e posicionamentos/valorações. No que concerne à modernidade líquida, recorre-se às postulações de Bauman (2001) e de cultura da conexão de Jenkins (2014). A construção dos dados, deu-se a partir do enfoque da pesquisa qualitativointerpretativista, lançando mão da interpretação dos índices linguístico/discursivos, a partir do paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Os resultados apontam para presença de polêmicas abertas cujos processos dialógicos se configuraram por meio de bivocalidade, de subversão, de reacentuação, de reenquadramento de enunciados alheios em uma luta encarniçada na arena discursiva, Facebook.
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    Tese
    A arquitetônica discursiva dos sujeitos da escola da escolha: responsabilidade, responsividade e ato ético
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Araújo, Kassios Cley Costa de; Archanjo, Renata; https://orcid.org/0000-0001-7591-7137; http://lattes.cnpq.br/2905168821962621; http://lattes.cnpq.br/9290414463209148; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Faria, Marilia Varella Bezerra de; Miotello, Valdemir; Pajeú, Hélio Márcio
    O presente trabalho de investigação tem sua origem a partir de um estudo realizado por ocasião da implantação de um modelo basilar para o gerenciamento das escolas de tempo integral na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte, qual seja: Modelo Escola da Escolha. Esta tese tem o objetivo geral de analisar os discursos que concebem e orientam os sujeitos da Escola da Escolha. Para tanto, a construção do corpus de análise documental e empírico reuniu, por um lado, o caderno Introdução às Bases Teóricas e Metodológicas do Modelo Escola da Escolha, que situa as bases fundantes para a implantação desse modelo e, por outro, questionários aplicados ao corpo docente e discente de uma escola pública estadual, localizada em Natal/RN, escolhida como piloto para a implantação do projeto e, posteriormente, lócus de pesquisa deste estudo. O estudo consiste em uma investigação, cuja característica premente dispensa as generalidades e se apoia na análise qualitativa dos dados, de base interpretativista, em colaboração com o paradigma indiciário. Referendado pelas Ciências Humanas, este estudo tem inscrição no campo da Linguística Aplicada, cuja natureza heterocientífica contempla seus aspectos inter/transdisciplinares para encontrar eco nas questões de ordem prática da vida social, em um contexto sócio-histórico específico sob o qual se realiza este ato. Assim, a pesquisa busca estabelecer uma ponte entre os discursos proferidos pela Escola da Escolha e seus interlocutores – público-alvo deste trabalho: professores e estudantes. O trabalho tem seu foco em enunciados documentais e empíricos a fim de construir uma arquitetônica teórico- metodológica, cujo escopo incide sobre a filosofia bakhtiniana, notadamente no que tange à concepção de linguagem, sujeito, relações dialógicas, vozes sociais, signo ideológico, enunciado concreto e ato ético. Esses conceitos estão entrelaçados e travam um profícuo diálogo com estudiosos, pensadores e filósofos da contemporaneidade da área dos Estudos Culturais. Sob essa ótica, intenta: 1. identificar as vozes sociais que se manifestam nos discursos orientadores da Escola da Escolha; 2. interpretar essas vozes, do ponto de vista da ética, da responsividade e da responsabilidade; 3. analisar os posicionamentos dos estudantes e professores frente à implantação do modelo da Escola da Escolha; e, por fim, 4. elencar os sentidos e valores atribuídos à Escola da Escolha pelos estudantes e professores. Os resultados da análise dos dados apontam para uma dissonância discursivo-ideológica entre o que concebe o modelo Escola da Escolha e o que os sujeitos, para quem esses discursos são direcionados, de fato, vivenciam no seu cotidiano escolar. Sob o viés do discurso formador monologizante, as vozes dos professores denunciam não ter sido ouvidas por ocasião da implantação desse modelo. Sob tal perspectiva, há ainda uma clara falta de identificação entre o nome do modelo e os sentidos e valores que suscita no seu público-alvo, sobretudo pela possibilidade mínima de escolhas para alguns, ou pela total ausência de escolhas para outros. Dessa feita, tais resultados entram em conformidade com a tese de que enunciados concretos que circulam em esferas discursivas diferentes podem revelar sujeitos e produzir novas identidades.
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    Dissertação
    O ato de apelidar: construção identitária de sujeitos em Jardim do Seridó-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-23) Medeiros, Bianca Poline Dantas de; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; ; http://lattes.cnpq.br/2264287126550507; Pajeú, Hélio Márcio; ; http://lattes.cnpq.br/1483750169047328; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
    Os sujeitos são nomeados, após seu nascimento, com uma finalidade: serem reconhecidos como cidadãos no meio social. Contudo, atravessando o olhar jurídico, as práticas sociais apresentam formas de nomeação que vão além desse âmbito, chegando a serem consideradas até, em alguns casos, como hábitos de determinada região. Um exemplo disso é o que ocorre em Jardim do Seridó-RN, cujos sujeitos recorrem ao apelido como também uma possível forma de nomeação. Baseando-se nisso, esta pesquisa objetiva compreender a importância do apelido na construção identitária de sujeitos em Jardim do Seridó-RN. Para tanto, apresenta como aporte teórico a concepção dialógica da linguagem, de cronotopia, da alteridade, do ato ético e da ideologia, propostas pelo Círculo de Bakhtin (2011; 2013; 2014; 2016; 2017; 2018; 2018), além de se apoiar nos estudos culturais, com enfoque na noção de identidade cultural, desenvolvida por Hall (2003; 2011) e Bauman (2005). Desenvolve-se, pois, uma pesquisa qualitativo-interpretativista – situada na área da Linguística Aplicada – cuja construção de dados se dá com a realização de entrevistas semiestruturadas com nove jardinenses. Os resultados apontam que a construção identitária dos sujeitos jardinenses sofre a influência do apelido à medida que singulariza esses sujeitos em meio ao todo social, reafirmando a noção de pertencimento à região.
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    Dissertação
    Autoria e escrita: uma reflexão acerca do autorar em memórias de leituras de alunos de 9º ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-24) Cunha, Liedja Lira da Silva; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; ; http://lattes.cnpq.br/5195331030623795; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; ; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775
    O presente trabalho traz resultados acerca dos estudos realizados durante a pesquisa de mestrado, na área da Linguística Aplicada, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPgEL, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Abordamos nesta pesquisa a questão da autoria, que tem ganhado espaço cada vez mais relevante nas pesquisas acadêmicas, pois o ato de autorar, tendo em vista a quantidade de discursos que circulam socialmente, torna-se cada dia mais questionável. Entendemos autoria como relacionada a um posicionamento do sujeito que ao assumir responsabilidade, no sentido bakhtiniano, por seu texto, deixa nele seus pontos de vista, ideologias, crenças e valores, a partir de apropriação e reestruturação do discurso alheio. Esta investigação está metodologicamente inserida numa abordagem qualitativa, de caráter interpretativista e tem como corpus de análise dez produções escritas do gênero discursivo memórias de leituras, produzidas por alunos de 9º ano do ensino fundamental. Objetivamos na pesquisa analisar as produções escritas dos alunos realizadas em ambiente escolar, visando identificar nesses textos as marcas ou indícios de autoria e investigar como se dá a apropriação e reestruturação de vozes alheias no processo de autorar. Adotamos um conceito de linguagem a partir de concepções bakhitinianas e entendemos o texto numa visão Geraldiana. As análises realizadas no presente trabalho mostraram que na grande maioria dos textos há a presença marcante de vozes alheias, seja de forma implícita e/ou explícita. Ou seja, os alunos, para construir seus dizeres, se abarcaram de vozes alheias em formatos diversos, em estilos particulares, quais sejam, por meio do que Bakhtin nomeia como estilo linear e estilo pictórico. Alguns comprovaram seus dizeres evidenciando seus posicionamentos por meio de citações diretas de autores de livros, familiares, professores, nos mostrando que suas vozes estão repletas de vozes alheias, com as quais aprovam, refutam, analisam, julgam e refletem. Concluímos, portanto, que os alunos se constituíram como sujeitos-autores de seus textos, pois deixaram marcadas as vozes dos outros de forma presentificada e reestruturada, vozes alheias que não soaram como vozes realmente alheias, mas como vozes presentes a partir de uma reestruturação discursiva do produtor
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    Dissertação
    A avaliação docente na construção da identidade do professor universitário de espanhol como língua estrangeira
    (2016-02-16) Bravo, Diego Martin; Archanjo, Renata; ; ; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; Cavalcante, Ilane Ferreira;
    A atividade docente tem se tornado, nos últimos tempos, conscientemente complexa devido aos múltiplos elementos intervenientes no processo educativo. Ensinar parece ser mais do que dominar o conteúdo temático de uma dada disciplina e outras dimensões tornam-se significativas na composição do exercício da atividade docente. Inserindo-se no âmbito da Linguística Aplicada, esta pesquisa discute a construção da identidade do professor universitário a partir do diálogo com seus alunos e da própria autoavaliação docente na interação com seu contexto avaliativo institucional. Os participantes são professores e alunos do curso de Letras - Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como referencial teórico consideram-se, principalmente, os conceitos de avaliação de Dias Sobrinho (2010), Ristoff (2003), Archanjo (2010), bem como os conceitos de identidade inseridos na perspectiva dos estudos socioculturais na pós-modernidade de Hall (2006), Bauman (2005) e Bajoit (2009). No que concerne a avaliação da docência são considerados os diversos fatores condicionantes do processo de avaliação do professor segundo Moreira (1988) e Garduño (2000), assim como os estudos sobre alteridade (BAKHTIN, 2003) e sobre identidade profissional (DUBAR, 2005). O objetivo da pesquisa consistiu em analisar como a avaliação docente, como olhar externo, pode contribuir para a construção identitária do professor de nível superior. Optou-se por uma abordagem qualitativa-interpretativa de métodos mistos que permitisse a análise de dados quantitativos e qualitativos. O corpus foi constituído por uma base documental, a partir dos questionários de avaliação do docente, de suas notas médias e dos comentários discentes, além de entrevistas semiestruturadas com os docentes. A análise dos dados revelou uma ampla aceitação do espaço dialógico auxiliar proposto pela instituição, como elemento favorecedor de atitudes e práticas significantes na construção identitária docente, visibilizando a reflexividade e produtividade como elementos determinantes em seu desempenho institucional como professores formadores. A pesquisa conclui que a identidade docente se constrói basicamente no diálogo permanente entre os dois grupos de atores (alunos e professores), na procura do melhoramento da qualidade das ações educativas, na compreensão das relações interpessoais e no surgimento de novos diálogos.
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    Dissertação
    Calentando a teia dos saberes: a formação integral-cidadã dos aprendizes por meio de aprendizagem significativa da língua espanhola
    (2017-07-24) Morais, Thaís Cordeiro Souza de; Martins, Selma Alas; http://lattes.cnpq.br/1272672608128411; Cooper, Jennifer Sarah; http://lattes.cnpq.br/6919670149148157; Galli, Joice; http://lattes.cnpq.br/3464471075438633; Faria, Marilia Varella Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775
    No cenário de desinteresse, ausência e apatia pela disciplina de língua espanhola, este estudo buscou despertar a formação integral-cidadã dos aprendizes por meio da aprendizagem significativa do espanhol. Para isso, investigamos os novos rumos da sociedade internacional na qual os sujeitos estão integrados, necessitando-se de uma visão do ser humano nos contextos: familiar, escolar, profissional e emocional/individual (DELORS, 2006; ZABALA, 2010; MORIN, 1999, 2002a, 2002b, 2003), como também os preceitos da aprendizagem significativa da língua espanhola (AUSUBEL, 1976; MOREIRA, 2011; BALLESTER, 2002), na qual o conteúdo recebido interage com os conhecimentos prévios. Para conseguir essa aproximação do aprendiz de espanhol, requisitou-se os fatores afetivos, necessários como ponte metafórica entre o insumo, o professor e o aprendiz (ARNOLD, 2000; CALLEGARI, 2008; LEITE; TASSONI, 2002). A fim de tornar a língua espanhola uma disciplina atrativa, pela qual os sujeitos se sentem convidados a refletir sobre suas vivências, práticas, comportamentos, fomentamos sequências didáticas (SD) que possibilitassem além da aprendizagem significativa do espanhol, como também a formação integral-cidadã dos sujeitos pela mudança de atitude do professor. Esta pesquisa se desenvolveu em duas turmas (uma de primeira e a outra de terceira série) do ensino médio do turno vespertino de uma escola pública situada na Zona Norte de Natal – RN. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, entrevistas e autoavaliações, aplicados aos aprendizes e aos professores responsáveis pelas turmas escolhidas. Os dados coletados indicam que os aprendizes não se sentem interessados pela escola reprodutora de conhecimentos isolados de suas realidades, de práticas docentes mecânicas e, por estarem imersos em problemas socioeconômicos, abandonam a escola ou não veem sentido em participar do espaço escolar. O professor aqui é de suma importância não somente para mediar os conhecimentos, mas por possibilitar possíveis associações, colaborando com pensamento crítico, autônomo e reflexivo, assim, aquecendo a teia individual dos saberes dos aprendizes capaz de gerar ressignificações positivas. Podemos perceber que uma prática de ensino diferente, diversificada, problematizadora das realidades pode favorecer a motivação e o desempenho do aprendiz.
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    Dissertação
    O canto dos vestibulandos em 140 caracteres: linguagem e construção de identidades no Twitter
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-16) Freire, Alan Eugênio Dantas; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; ; http://lattes.cnpq.br/4336488144820355; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7241411335114630
    A revolução causada pela internet e suas diversas redes sociais acabaram por trazer à tona fecundas reflexões sobre a Cibercultura e o seu poder de construção identitária. O que parecia puramente moda tornou-se modo de ser, representação do eu, criação de realidade (LÉVY, 1996). Considerando a linguagem enquanto um fenômeno social, que se processa por meio da interação, conforme nos explicita Bakhtin (1929), o discurso veiculado nas redes sociais molda o perfil dos seus usuários, construindo identidades que, no dizer de Hall (2006), são múltiplas e não-permanentes. A presente pesquisa busca analisar o uso do Twitter, por vestibulandos, elaborando uma reflexão acerca da construção das suas próprias identidades no ciberespaço. Os sujeitos da pesquisa são alunos do Educandário Nossa Senhora das Vitórias, escola da rede privada do município de Assú/RN, todos eles concluintes do Ensino Médio. Entendendo o ano de vestibular como decisivo e motivador de uma reflexão sempre presente acerca de sua condição de estudantes, os sujeitos acabam por externar suas angústias, medos e perspectivas no ambiente virtual, proporcionando-nos material suficiente para análise de como eles se constituem vestibulandos, suas expectativas para os devidos processos seletivos, além de diversas representações pertencentes ao âmbito escolar. A partir do discurso veiculado no Twitter, expresso nas postagens selecionadas, o presente estudo revela as identidades de vestibulandos que dele emergem, o que propiciou o elenco de algumas evidências. A partir delas, não obstante a multiplicidade das identidades observadas, foram evidenciados alguns aspectos comuns, que corroboram com as necessidades previstas pelos objetivos específicos, dentre eles: sensação de pertencimento a um grupo – turma e escola; mudança da rotina e do comportamento em relação aos estudos; dessacralização de práticas escolares tradicionais; mudança da identidade do vestibulando. A análise das postagens nos possibilitou conhecer as impressões dos estudantes quanto à escola, às disciplinas, o ritmo de estudos, o interesse com as práticas escolares e, a partir de tais indícios, a percepção de como o vestibular modifica o seu cotidiano e afeiçoa suas identidades enquanto vestibulandos.
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    Tese
    Cidade e identidade: discursividades imagético-espaciais e a construção da identidade espacial do Recife, Veneza Brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-22) Lins, Juarez Nogueira; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; ; http://lattes.cnpq.br/3990899335296722; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Lima, Tânia Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; Lucena, Ivone Tavares de; ; http://lattes.cnpq.br/2941800746805646; Joachim, Sebastien; ; http://lattes.cnpq.br/8265687026301345
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo a identidade espacial Veneza Brasileira, inscrita nas materialidades discursivas imagético-espaciais (literárias e midiáticas) produzidas sobre a cidade do Recife. A questão central que orienta a pesquisa é: de que modo foi constituída nos séculos (XIX, XX) e é constituída hoje, no século (XXI) a identidade espacial Veneza Brasileira nas práticas imagético-espaciais sobre a cidade do Recife? Inscrita na área de Lingüística Aplicada esta pesquisa se vincula à perspectivas advindas dos Estudos Culturais e articula investigações de Hall (2006), Bauman (1999,2001, 2005), SILVA (2000), Castells (2000) acerca de identidade a dos Estudos Urbanos Santos (1997, 1999), Ferrara (1998), Pesavento (2001) e teorizações foucaultianas (2004, 2006, 2007). Recorre-se ainda a alguns pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Francesa (AD), Orlandi (2001), Gregolin (2007) e Courtine (2006). Define-se como objetivo da pesquisa: analisar os efeitos de sentidos da produção de identidades espaciais, em especial a Veneza Brasileira em práticas discursivas imagético-espaciais (Poemas, Cartões Postais e Guia Turístico) produzidas sobre o espaço urbano da cidade do Recife. A pesquisa é de natureza qualitativa interpretativista e os dispositivos teóricos analíticos subsidiaram gestos de leitura de imagens poéticas e icônicas presentes em fragmentos de poemas do século XIX e 1ª metade do Século XX, em poemas de Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho e João Cabral de Melo Neto produzidos na 1ª e 2ª metade do século XX e também imagens fotográficas de Cartões Postais e do Guia Turístico para Visitação a Locais Históricos do Recife. Conclui-se que os discursos imagético-espaciais sobre o Recife produziram diferentes efeitos identitários sobre a Veneza Brasileira durante esses três séculos: no século XIX, a poesia construiu a cidade utópica e o efeito de sentido de unidade identitária; já no século XX, oscilou entre a construção da cidade utópica/heterotópica efeito de unidade e fragmentação identitária, esse último prevalecendo. E, no século XXI, a mídia reconstituiu novamente a cidade utópica e, conseqüentemente, efeitos de sentido de unidade. Estes efeitos de sentido identitários, ao longo destes três séculos ora corroboram ora contrariam a concepção de identidades das teorias pós, à medida que, nas práticas imagético-espaciais, ocorre a (ex) inclusão dos agentes sociais que também constroem essas identidades.
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    Dissertação
    A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério
    (2016-07-29) Costa, Marliane Azevedo Lira de Medeiros; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da; ; http://lattes.cnpq.br/4710381196001278
    Ouvir a voz do professor em formação inicial é fator decisivo para compreender que relações dialógicas permearam a constituição desse sujeito que escolhe o Magistério como profissão ainda em nível médio (profissionalizante). Assim, esta pesquisa pretende analisar a constituição da identidade docente das alunas da modalidade Normal da Escola Estadual Berilo Wanderley a partir da análise do gênero discursivo memorial. Compõem o corpus da pesquisa dez memoriais produzidos no período de 2013 a 2014 pelas concluintes do curso de Magistério da referida escola, localizada em Natal/RN. Este estudo tem como base alguns pressupostos teóricos, dentre os quais destaca aqueles advindos do Círculo de Bakhtin (2009, 2010) sobre a concepção dialógica da linguagem, vozes sociais, alteridade; e Hall (2014) com a concepção de identidade. De acordo com os pressupostos bakhtinianos, todo enunciado emerge sempre e necessariamente num contexto cultural saturado de significados e valores e é sempre um ato responsivo, isto é, uma tomada de posição neste contexto. Logo, a pesquisa que dá suporte a este trabalho é qualitativa de orientação sócio- histórica e se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Parte dos pressupostos de que a docência e a formação são produções históricas que se singularizam ao longo da vida e que a produção dos memoriais possibilita a análise do processo de formação revelando vivências, memórias e reflexões relativas à trajetória da formação. Isso posto, as concepções de vozes e de alteridade/identidade são as categorias de análise. Nos enunciados, evidencia que as vozes sobre a escrita do gênero discursivo memorial e sobre o curso profissionalizante demonstram o papel relevante tanto da escrita reflexiva como do curso no processo de formação da identidade docente das futuras professoras, fazendo-as compreender a importância da formação na carreira de um professor. No tocante à segunda categoria: as relações de alteridade/identidade com a docência, o que se torna bem significativo é que a escolha/identificação com a docência não é constituída só no curso profissionalizante, mas ao longo da formação familiar/escolar, sendo esta última mais marcante devido à presença de muitas memórias nas quais os professores são valorados como exemplos, propiciando, assim, elementos para compor uma concepção do que é ser professor e da complexidade que envolve a profissão. Nesse sentido, há traços identitários que apontam para certas semelhanças no que diz respeito à: trajetória escolar das alunas, busca pelo Magistério e o nível de escolaridade dos familiares, confirmando, assim, que a identidade é construída nas interações e nas vivências situadas e historicamente marcadas.
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    Dissertação
    Constituição identitária de sujeitos aprendizes de Libras no CAS Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-09) Lima, Emiliana Oliveira de; Faria, Marilia Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; http://lattes.cnpq.br/3619659534790340; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Benini, Raquel Elizabeth Saes Quiles
    Esta pesquisa investiga como ocorre o processo de constituição identitária de sujeitos aprendizes de Libras no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS Natal. A interação dialógica é inerente ao ímpeto humano de se relacionar socialmente, acontecendo por meio de diferentes linguagens, sejam orais ou visuais. Nessas relações de alteridade, somos, inevitavelmente, refratados pelos discursos que nos circundam, o que reverbera nossas constituições identitárias. Sendo assim, situamo-nos no grande terreno (in)disciplinar da Linguística Aplicada (FABRÍCIO, 2017; MOITA LOPES, 2006, 2013; PENNYCOOK, 2006; KLEIMAN, 2013), cujos pressupostos dialogam a partir do sujeito em sua singularidade, com o objetivo de criar inteligibilidade sobre problemas sociais em que a língua tem papel central. Para robustecer as discussões desta investigação, recorremos aos estudos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011, 2015, 2016, 2017a, 2018; VOLÓCHINOV, 2018, 2019), para nos amparar quanto à questão de linguagem enquanto prática social; para fundamentar as discussões acerca das identidades, nos baseamos nos Estudos Culturais (HALL, 2014, 2020; CANCLINI, 2016, 2019; WOODWARD, 2014); e para as fundamentações relacionadas à Libras e às constituições identitárias dos seus aprendizes surdos e ouvintes, nos ancoramos nos Estudos Surdos (ALBRES, 2016; LODI, 2004, 2006, 2021; GESSER, 2009a, 2009b; PERLIN e MIRANDA, 2003; PERLIN e REIS, 2012; QUADROS, 2017, 2019; ROSA, 2012; SÁ, 2010; SKLIAR, 1998). A construção dos dados constituiu-se na perspectiva da LA embasada na abordagem qualitativointerpretativista, realizada por meio da aplicação de questionário e de entrevista com onze sujeitos surdos e ouvintes do referido Centro. A partir das análises, reconhecemos que, por meio de seus discursos, os sujeitos revelam identidades plurais, desde interessadas pelo outro e pela língua, envolvidas nas causas surdas, a orgulhosas dos seus posicionamentos identitários de aprendizes de Libras enquanto pessoa surda, mãe de surdo e professora de surdos. Assim, concluímos que todas elas atravessam a ressignificação da surdez, que se dá por intermédio de diversificadas experiências dialógicas.
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    Tese
    A construção estilística das identidades poéticas da cidade de Natal: um olhar bakhtiniano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-12-21) Faria, Marilia Varella Bezerra de; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Sousa, Maria Ester Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/1729249265427268; Benevides, Araceli Sobreira; ; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404
    Este trabalho tem por objetivo apresentar identidades culturais da cidade de Natal, construídas a partir das representações contidas no discurso de poetas potiguares, no decorrer do século XX. Para tal alcance, tomamos como premissa o fato de que o tecido urbano forma-se em decorrência dos efeitos de sentidos produzidos e dos sujeitos que neles se constituem, o que torna a cidade carregada desses sentidos e plena de significação para as sociedades e para os próprios sujeitos. Também constatamos, neste percurso investigativo, que, como as cidades e suas identidades podem ser interpretadas sob olhares diversos, o discurso poético funciona como uma memória sobre a cidade, reconstituída em meio a um conjunto de práticas sociais determinadas historicamente. A pesquisa ora apresentada situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, área de conhecimento que tem como foco principal a linguagem e que, cada vez mais, amplia suas fronteiras de investigação, revelando seu caráter interdisciplinar. Assim configurado o perfil deste estudo, tomamos como referência teórica o modelo sócio-histórico da linguagem, entendendo-a como prática discursiva (Bakhtin e Círculo). Ainda no campo teórico, estabelecemos uma interconexão com os estudos culturais (Hall, Canclini), considerando que a cultura constrói valores, produzindo diferenças em função de suas condições de produção. Nesse sentido, buscamos, pois, ―ouvir‖ o que dizem os poetas, na tentativa de compreender e interpretar os sentidos produzidos por seus enunciados, visando identificar a formação das identidades da cidade, que emergem em função dos diferentes pontos de vista e das diversas marcas estilísticas que neles se fazem presentes. A análise dos discursos poéticos revelou múltiplas identidades culturais para a cidade: desde uma Natal ingênua e multicor, passando por uma cidade que se constrói a partir da visão de seus personagens, até uma Natal rebelde ou usurpada
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    Dissertação
    Construção identitária de escolas de sambas-exaltação: uma perspectiva dialógica
    (2018-07-30) Costa, Flávia Ferreira Lopes da; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; ; Oliveira, Gilvando Alves de; ; Alves, Maria da Penha Casado;
    Há mais de um século, o desfile das escolas de samba continua surpreendendo o grande público, resistindo às cobranças, à mercantilização da cultura e às infindáveis mudanças em sua estrutura organizacional. Assim como qualquer outra instituição cultural, as escolas de samba passam por constantestransformações para se adequar à nova realidade e às exigências do público, que deseja sempre ser surpreendido por um grande espetáculo. Diante da proporção que a festa carnavalesca tomou e de todas essas mudanças ocorridas, dentro e fora do universo do samba, as escolas de samba são pressionadas a se afirmar e mesmo a redefinir suas identidades culturais. Considerando essa nova reordenação no universo do samba, este estudo objetiva analisar como as escolas de samba do Rio de Janeiro se constroem identitariamente a partir de seus sambasexaltação. Para tanto, assume-se, a princípio, o pressuposto de que essas canções, assim como os hinos nacionais, são propagadoras ideológicas de modos de pensar e constitutivas de identidades da agremiação e da própria comunidade. Os sambas-exaltação, também conhecidos como hinos de exaltação, são fundamentais no processo de construção e de afirmação da identidade dessas instituições culturais. São gêneros discursivos que não só favorecem a elevação da autoestima da comunidade participante mas também contribuem para desperta-lhe o sentimento de pertencimento. A pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada, um campo teórico que entende a linguagem como prática social e se ancora no modelo sócio-histórico, em que a linguagem é entendida como prática discursiva (Círculo de Bakhtin). Ainda no campo teórico, estabeleceu-se uma interconexão com os estudos culturais (Hall; Canclini; Bauman; Woodward), considerando que a cultura constrói valores, produzindo diferenças em função de suas condições de produção. As escolas de samba analisadas foram as três com o maior número de títulos até 2018: Estação Primeira de Mangueira, Grêmio Recreativo da Portela e Beija-Flor de Nilópolis. No percurso investigativo, constatou-se que o processo de construção identitária das escolas de samba é semelhante ao dos hinos nacionais. Constatou-se também que as escolas de samba afirmam sua identidade por meio de sistemas representacionais, como a valorização de um autêntico passado de glórias, a bandeira, as cores que as singularizam, as suas tradições e os seus valores, o bairro/morro onde estão localizadas, um discurso de amor e devoção à “terra amada” a ser assimilado e reproduzido pela comunidade, a sensação de felicidade, a identidade feminina, a identidade religiosa, e a afirmação de seu status de lugar de samba, pelo qual querem ser reconhecidas.
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    Dissertação
    A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-09-18) Monte, Sheila da Silva; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; ; http://lattes.cnpq.br/8323172811699774; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/7082961004575723; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215
    O objetivo deste estudo é o de evidenciar as identidades culturais dos alunos da Licenciatura em Letras-Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, em integração com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, na modalidade a distância, construídas a partir dos enunciados produzidos por eles em um Fórum de discussão on-line. Para tanto, elegemos para análise o fórum temático Usar fragmentos da internet é um ato ético? gerado no primeiro semestre de 2011, veiculado na disciplina Leitura e Produção de Textos. O interesse desta pesquisadora em evidenciar as identidades culturais desses sujeitos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, surgiu a partir do contato com essa realidade, na qual foi constatado que os enunciados construídos pelos alunos eram ricos em posicionamentos, significações e interações. Ao produzir seus discursos, tais sujeitos oportunizam uma reflexão sobre como podemos estabelecer sentido na interação criada no ensino on-line bem como sobre a construção das identidades culturais dos sujeitos dentro desse espaço virtual. A forma como os alunos participam do Fórum de discussão representa experiências de aprendizagem que levam à construção das identidades culturais, o que determina a trajetória dos sujeitos, o que faz da identidade um constante processo de vir a ser, um contínuo transformar-se. Na perspectiva da Linguística Aplicada de enfoque interdisciplinar, nossa referência teórica baseia-se no modelo sócio histórico da linguagem, entendendo-a como prática social. Ainda no campo teórico, este estudo estabeleceu uma interconexão com os estudos culturais à medida que utiliza o conceito de identidade cultural na pós-modernidade. A análise dos discursos revelou-se plural, com uma multiplicidade de identidades culturais que, evidenciadas a partir dos posicionamentos dos sujeitos, centraramse na concordância, outras na discordância, ou mesmo na ousadia. Constatou-se, ainda, no referido percurso investigativo, que essas identidades podem ser construídas e reconstruídas se estiverem imersas em outro conjunto de práticas sociais determinadas historicamente.
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    Tese
    O cronotopo do ciclo do algodão seridoense e a tecitura estilística dos romances rurais de José Bezerra Gomes
    (2019-07-19) Sales, Willame Santos de; Alves, Maria da Penha Casado; ; ; Azevedo, Isabel Cristina Michelan de; ; Palhano, João Maria Paiva; ; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de;
    Esta tese tem por objetivo central criar inteligibilidades acerca das implicações do Ciclo do Algodão seridoense na tecitura estilística dos seguintes romances de temática rural do escritor currais-novense José Bezerra Gomes: Os Brutos (1938), Ouro Branco (inédito) e A Porta e o Vento (1974). Para tanto, assume, do ponto de vista teórico-metodológico, os postulados do Círculo de Bakhtin, especialmente, as concepções de linguagem, de enunciado literário, de cronotopo, de vozes sociais, de estilo e de autor-criador. A pesquisa situa-se no escopo da Linguística Aplicada, em diálogo com a Literatura, e adota, como fundamento metodológico, o paradigma indiciário-interpretativista de base sócio-histórica. Durante o percurso investigativo, as análises dos três romances possibilitaram perscrutar diversas vozes sociais e diversos discursos estratificados, atravessados por (e refratários de) visões de mundo em constante embate dialógico e ideológico, os quais contribuem para a tecitura do estilo bezerriano nos romances, principalmente: 1) vozes defensoras do casamento e do modelo patriarcal de família e vozes contestadoras desses discursos; 2) imagens antagônicas de sertão, negação de estereótipos e assunção de descrições de sertão valoradas positivamente; e 3) dialogizações em torno do título das obras e a poetização da linguagem prosaica. A pesquisa revela, em sede de conclusão: 1) o gerenciamento e o acabamento dados pelo autor-criador ao coro de vozes e de discursos presentes nas obras imprime aos enunciados um tom social-individual, um posicionamento socioideológico-estilístico diferenciado frente aos discursos circulantes na cadeia discursiva de que fazem parte; e 2) essa tecitura estilística das obras é perpassada pelo ideário do cronotopo do Ciclo do Algodão seridoense, configurando o que se nomeou de Poética do Algodão.
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    Dissertação
    De pessoa com deficiência auditiva a surdo: embates dialógicos e objetificação colonial no processo de transição identitária
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-14) Lima, Daniele Caroline Gonçalves; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; ; http://lattes.cnpq.br/0748874506842142; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Lodi, Ana Cláudia; ; http://lattes.cnpq.br/9511353286136586
    A educação especial em uma perspectiva inclusiva e os estudos surdos travaram, nos últimos anos, batalhas no campo acadêmico a respeito da pessoa surda. No que tange à questão social, mais precisamente, muitas foram as abordagens e também inúmeros os enfoques adotados, culminando, inclusive, em terminologias distintas. Alguns dos exemplos já largamente discutidos na literatura científica são o termo "pessoa com deficiência auditiva", em contraposição a "pessoa surda". Quaisquer que sejam as polêmicas em torno da adoção de um ou de outro termo, é fato que as pessoas com deficiência auditiva, estejam elas expostas à língua de sinais ou não, passaram a ser concebidas a partir de outra perspectiva. Isto posto, esta pesquisa tem como objetivo identificar os embates dialógicos e as formas de objetificação colonial no processo de transição identitária de pessoas com deficiência auditiva. Para tanto, orientamos nossas leituras com base nos estudos sobre objetificação colonial com Bhabha (1994, 1998), Fanon (1961) e Boaventura Santos e Meneses (2009); identidade com Hall (2006) e Bauman (2005); a concepção de linguagem do Círculo de Bakhtin (1997, 2002, 2010, 2011, 2017), seguida por seus divulgadores, como Faraco (2009), Brait (2017) e Sobral (2019) e, finalmente, no que concerne à cultura surda, com Perlin (1998, 2003, 2016), Strobel (2008, 2009), Quadros (2019) e Ladd (2013). Os sujeitos da pesquisa foram seis (6) estudantes surdos do Curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa da UFRN. Os dados foram construídos por meio de uma entrevista semiestruturada, em Libras, realizada na configuração de uma roda de conversa. A partir da análise dos dados, emergiram as seguintes categorias: transição identitária, objetificação colonial e embates dialógicos. Ao final, observamos que os deficientes auditivos usufruem da possibilidade de realização da transição identitária quando entram em contato com a língua de sinais e, por conseguinte, com os surdos. Nesse processo, acentuam-se as forças da linguagem, visto que o alcance do padrão ouvinte pode ser substituído pela(s) identidade(s) surda(s). Entretanto, tais forças continuam em ebulição posto que, na comunidade surda, também existem forças de contenção/monologização e resistência/subversão. Diante disso, evocamos a importância de que os jeitos surdos de ser estejam afastados de dicotomias orientadas à normalidade/anormalidade e que possamos desaprender para aprender, para que os surdos oralizados possam (re)existir.
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    TCC
    Desafios da escola pública: breve revisão literária sobre a percepção de estudantes com relação à Língua Inglesa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-08) Rezende, Lucas Barbosa; Faria, Marilia Varella Bezerra de; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; Contiero, Lucineia
    Na sociedade globalizada em que vivemos, onde o acesso à informação acontece de forma instantânea, é de se esperar que uma língua como o Inglês, de conhecimento em nível mundial, esteja presente no cotidiano de grande parte da população, sobretudo os jovens, que estão cada vez mais ligados às mídias sociais. Esta pesquisa, de natureza qualitativa (Denzin; Lincoln, 2006), de cunho bibliográfico (Gil, 2008) investiga a relação de alunos de escolas públicas do ensino fundamental II e ensino médio com o componente curricular de Língua Inglesa. A pesquisa visa responder às seguintes perguntas: "De que maneira se relacionam os estudantes de escolas públicas com a Língua Inglesa?" e "Quais as principais dificuldades encontradas pelos estudantes na disciplina de Língua Inglesa?". Ao explorar essas questões, o estudo almeja identificar as principais barreiras e desafios enfrentados pelos alunos, bem como evidenciar o nível de interesse deles na disciplina, com o objetivo de contribuir para a melhoria das estratégias de ensino e dos resultados educacionais na área da Língua Inglesa. Os resultados da pesquisa apontam que, mesmo conscientes da importância do idioma, os desafios vivenciados pelos estudantes trazem impactos multifacetados no relacionamento com a Língua Inglesa.
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    Tese
    Do discurso da resistência à resistência do discurso: as construções identitárias de Mossoró nos enunciados da literatura de cordel
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-11-12) Evangelista, Ana Shirley de Vasconcelos Oliveira; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; ; http://lattes.cnpq.br/4619507625151662; Benevides, Araceli Sobreira; ; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457; Palhano, João Maria Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/5179045269982593; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; ; http://lattes.cnpq.br/6982452047842223
    Este estudo tem por objetivo compreender as construções identitárias de Mossoró, nos enunciados da literatura de cordel. Tendo como fio condutor o episódio da resistência citadina ao bando de Lampião no dia treze de junho de mil novecentos e vinte e sete, a nossa empiria constituiu-se dos enunciados presentes em nove cordéis, produzidos entre o espaço-tempo de 1927 e 2007, ano em que a cidade comemorou oitenta anos do episódio. Ciente de que o tema extrapolou os limites dos meios comunicacionais da época e passou a integrar o cotidiano dos mossoroenses, produzindo na memória coletiva a imagem de uma cidade da resistência em nomes de ruas, nomes de empresas, nas rádios com a “FM resistência”, nos discursos políticos, na sede da prefeitura cujo nome é “Palácio da Resistência”, a questão central que orienta nossa investigação congrega a discussão em torno das relações dialógicas travadas nos enunciados sobre o tema em tela. Nesse viés, a pesquisa elegeu como categorias de análise o conceito de vozes sociais e cronotopia, considerando que as diferentes identidades são produzidas em função dos posicionamentos tomados pelos sujeitos, bem como, pelos contextos de produção. Inscrita na área da Linguística Aplicada (LA) e na linha de pesquisa Linguagem e práticas sociais, a pesquisa articula as teorizações provindas da área dos Estudos Culturais (sobretudo no que se refere à identidade) com os referenciais teóricos do Círculo bakhtiniano (no tocante a concepção sócio-histórica da linguagem e em seu caráter dialógico). Os resultados indicam que, apesar de haver uma movência axiológica em torno das representações de Mossoró e do episódio de vinte e sete, os enunciados dos cordéis convergem para o discurso hegemônico, corroborando com o perfil identitário da resistência veiculado ao longo de oito décadas
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