Navegando por Autor "Farias, Gabriela Belmont de"
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Dissertação Avaliação de serviços de informação digitais em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-05) Alves, Fernando Antonny Guerra; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; http://lattes.cnpq.br/4927079411325374; Carvalho, Andrea Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; Farias, Gabriela Belmont de; http://lattes.cnpq.br/9393190768810116A pesquisa tem o objetivo de propor diretrizes que promovam a melhoria da qualidade dos serviços de informação digitais da BCZM e o atendimento das necessidades dos usuários com eficácia e eficiência, considerando a opinião dos bibliotecários responsáveis pelos setores relacionados a estes serviços, e a comunidade acadêmica da UFRN. Partindo do entendimento de que o processo de avaliação dos serviços informacionais é etapa indispensável para uma bem sucedida Gestão da Informação em Bibliotecas Universitárias, no sentido de acompanhar as mudanças naturalmente impostas pelos contextos sociais, culturais, tecnológicos, etc., torna-se importante que as bibliotecas realizem a avaliação periódica dos seus serviços de informação junto aos seus usuários e gestores, de modo a compreender a eficácia e a eficiência dos serviços ofertados, bem como conhecer a demanda por novos serviços que podem passar a ser oferecidos. Para isso, necessário considerar ainda, aspectos como o comportamento informacional dos usuários dessas bibliotecas e identificar suas reais necessidades e demandas. O estudo partiu da premissa que a falta de uma política e de diretrizes de avaliação periódica dos serviços de informação digitais ofertados pela BCZM, em diversas plataformas, pode contribuir para que os serviços de informação atuais sejam subutilizados, ou não atendam integralmente às necessidades dos usuários. Este trabalho se apoia nos conceitos e aspectos de avaliação de serviços de bibliotecas universitárias para, a partir das contribuições dos estudos de Comportamento Informacional e de Auditoria de Ativos Informacionais, a partir do método de Carvalho (2010), favorecer a melhoria e/ou implantação de serviços de informação digitais da BCZM/UFRN. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem de investigação de estratégias de estudo de caso e levantamento. De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumentos para a coleta dos dados um questionário semiestruturado e discursões por meio de Grupo Focal. A análise dos dados utilizou-se da técnica da triangulação de dados. Ao final, foram propostas recomendações consideradas oportunas, plano de ação com a síntese dessas recomendações em torno de cada serviço avaliado, além da proposta de manutenção de uma política de avaliação permanente.Dissertação Avaliação do estágio curricular obrigatório em Biblioteconomia na Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-14) Xavier, Sara Sunaria de Almeida Silva; Tarragó, Nancy Sanchez; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; http://lattes.cnpq.br/6247050043313200; Farias, Gabriela Belmont de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012A Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, insere em suas mais variadas atividades o estágio obrigatório dos alunos do curso de Biblioteconomia, que oportuniza a ponte entre teoria e prática profissional bem como o desenvolvimento das suas competências profissionais dentro da atividade. Visto a importância e carência de estudos voltados para a avaliação do estágio obrigatório, a pesquisa analisa a inserção das competências profissionais inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais nas competências previstas para serem desenvolvidas nas atividades e processos atuais do estágio obrigatório na Biblioteca Central Zila Mamede. Seu objetivo geral é propor ações e estratégias de melhoria para contribuição do desenvolvimento das competências profissionais na atividade do estágio. Seus objetivos específicos incluem a realização do mapeamento das competências profissionais desenvolvidas nos processos e atividades de cada um dos setores que acompanham o estágio, o conhecimento das percepções dos alunos, supervisores e professores orientadores sobre características organizativas e atividades do estágio obrigatório e o comparativo entre as competências profissionais previstas inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Biblioteconomia e as competências previstas para serem desenvolvidas nos processos e atividades do estágio. A pesquisa tem natureza aplicada e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo inclui como métodos a pesquisa bibliográfica para a formação do arcabouço teórico, pesquisa documental com análise do relatório final do estágio e pesquisa de levantamento, mediante a aplicação de questionários aos estagiários, supervisores e professores envolvidos na atividade. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva simples e análise de conteúdo. Em seus resultados, a análise documental destacou a estrutura departamentalizada da biblioteca e rica oportunidade de prática profissional, porém sentiu-se carências estruturais na inserção avaliativa das competências profissionais no relatório final, reforço em alguns conhecimentos teóricos para a prática do estágio e fluidez comunicacional entre os alunos, supervisores e professores orientadores nesse período. Nos questionários foram observadas percepções semelhantes relacionadas ao relatório final e compromisso dos supervisores no estágio. Além disso, verificação de um perfil profissional maduro e preparado para o recebimento dos alunos. Houve percepção em estagiários e supervisores de que as competências profissionais foram desenvolvidas durante a passagem pelos diferentes setores. A comparação entre as análises dos instrumentos e as competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais permitiu concluir que elas estão inclusas na atividade. A pesquisa conclui com a proposta de estratégias e ações para a biblioteca e o curso de Biblioteconomia que envolvem aspectos relacionados com sua organização e cronograma, atividades e processos, responsáveis, comunicação, entre outras. Inclui também proposta de novo modelo de relatório final avaliativo.Dissertação Comportamento de busca de informação como parâmetro para o desenvolvimento da competência em informação no uso do Portal CAPES(2019-08-14) Lopes, Ana Cristina da Silva; Vechiato, Fernando Luiz; ; ; Farias, Gabriela Belmont de; ; Moreira, Luciana de Albuquerque;Em meio a um grande número de fontes de informação disponíveis, os estudantes de graduação se deparam com o desafio de identificar as fontes mais adequadas para a realização de suas pesquisas acadêmicas, bem como de desenvolver habilidades e competências para utilizar as ferramentas de pesquisa. A partir desta premissa, objetiva-se identificar o comportamento de busca de informação dos alunos de graduação da área da Saúde da UFRN, visando estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de ações de competência em informação com ênfase no uso do Portal de Periódicos da CAPES. Para cumprir o objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, aplicada aos alunos concluintes dos cursos de graduação da área da Saúde da UFRN. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, construído de acordo com o Framework para a Competência em Informação para o Ensino Superior(ACRL, 2016). Com a aplicação da pesquisa constatou-se que, de acordo com o comportamento de busca, os alunos pesquisados apresentam, de modo parcial, características da competência em informação no uso do Portal de Periódicos da CAPES, resultado que possibilitou a proposta de ações que visam potencializar o uso do referido Portal.Dissertação Diagnóstico do acesso à informação no arquivo da Diretoria de Administração de Pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2016-12-09) Leite, Luciana Ferreira; Cruz, Adriano Charles da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Rosário, José Orlando Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5307-3404; http://lattes.cnpq.br/7497832675271260; Guimarães, Patricia Borba Vilar; Farias, Gabriela Belmont de; https://orcid.org/0000-0001-5743-4422; http://lattes.cnpq.br/9393190768810116A informação é uma ferramenta fundamental em todas as áreas do conhecimento. Um bem coletivo que, quando utilizado de forma produtiva, pode gerar transformações na sociedade. Sua disponibilidade é um direito fundamental a qualquer cidadão, isto é, todo indivíduo tem direito ao acesso à informação pública. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar o processo de acesso à informação no Arquivo da Diretoria de Administração de Pessoal (DAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como objetivos específicos, buscou-se identificar o perfil dos usuários do setor, mapear suas principais demandas/necessidades informacionais, avaliar sua satisfação quanto ao acesso à informação, qualidade do atendimento e verificar se eles têm conhecimento sobre a Lei nº 12.527/2011, que dispõe sobre o acesso à informação.Trata-se de um levantamento descritivo, com abordagem quantitativa, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e documental à luz da lei de acesso à informação, do marketing, do estudo de usuários e da difusão arquivística. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se também a aplicação um questionário on-line, utilizando a ferramenta Google Docs como instrumento para coleta de dados dos participantes da pesquisa. A análise e tratamento das informações foram feitos após o retorno dos questionários respondidos, utilizando-se o sistema a SPSS (Statistical for Social Sciences). Com base nos resultados da pesquisa, percebe-se um público heterogêneo quanto ao gênero, e que apesar do setor já disponibilizar documentos digitalizados, ainda preferem buscar as informações pessoalmente. A resolução de atos administrativos-judiciais e para fins pessoais foram às finalidades mais citadas para o uso das informações por parte dos usuários externos. Os técnicos administrativos são mais presentes que os docentes, por se tratar de um arquivo predominantemente administrativo. Quanto à frequência, os usuários internos utilizam o setor de forma periódica, pois utilizam suas informações para desenvolver suas atividades de trabalho, enquanto o público externo frequenta de forma esporádica, em busca de demandas pontuais e de caráter pessoal. Quanto à Lei de acesso à Informação, nota-se que o índice de desconhecimento sobre a lei ainda é alto, necessitando de uma melhor divulgação. A qualidade do atendimento e serviços foi avaliada como satisfatória pela maioria dos usuários, e sua percepção possibilitou a elaboração de sugestões para ações a serem implantadas no arquivo da DAP.Dissertação Gamificação como estratégia para o desenvolvimento da competência em informação e promoção da leitura em bibliotecas comunitárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Souza, Marciele Oliveira de; Tarragó, Nancy Sanchez; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; https://orcid.org/0000-0003-3123-9420; http://lattes.cnpq.br/7019395598060930; Farias, Gabriela Belmont de; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618Este estudo propõe uma abordagem inovadora para o desenvolvimento da competência em informação e a promoção da leitura em bibliotecas comunitárias, utilizando a gamificação como estratégia central. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Comunitária Fé, Alegria e Esperança, da Fundação Fé e Alegria do Brasil, situada no Loteamento Boa Esperança, em Natal, Rio Grande do Norte. Reconhecida como equipamento de referência para a comunidade, essa biblioteca promove atividades que estimulam a leitura e desenvolvem competências informacionais entre os usuários engajados em seus projetos. Suas práticas informacionais estão ancoradas em um documento institucional que apresenta uma matriz temática voltada à convivência social e aos direitos da infância e juventude. Nesse contexto, a gamificação – definida como o uso de elementos de jogos em situações não lúdicas – é adotada como uma estratégia eficaz para aumentar a motivação e o engajamento dos usuários. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver um guia estruturado para a criação de atividades gamificadas, com foco no aprimoramento da competência em informação e na promoção da leitura em bibliotecas comunitárias. O estudo adotou uma metodologia exploratória, descritiva e aplicada, com abordagem de pesquisa-ação. As técnicas de coleta de dados incluíram pesquisa bibliográfica, observação participante e testes de atividades gamificadas realizados com um grupo piloto de usuários. A pesquisa seguiu etapas específicas: identificação das competências informacionais relevantes para crianças e adolescentes; análise das estratégias de gamificação; e desenvolvimento de um modelo de atividade gamificada, com base na proposta de Ivanio Dickmann, que incorpora desafios, recompensas e competições saudáveis. Como etapa essencial da pesquisa, foram realizadas e avaliadas quatro atividades gamificadas com participantes entre 12 e 17 anos. Essas atividades visaram desenvolver competências informacionais como localizar fontes de informação, interpretar conteúdos, se comunicar de forma eficaz, realizar tarefas em grupo e estabelecer novas relações sociais. Os resultados mostraram que a inclusão de elementos lúdicos e competitivos na rotina da biblioteca contribuiu significativamente para o engajamento dos usuários, promovendo o desenvolvimento de competências informacionais e incentivando a leitura. Com base nesses achados, foi criado um guia com diretrizes para a aplicação de atividades gamificadas, oferecendo um recurso valioso para adaptação a outros contextos ou bibliotecas.Dissertação Gestão da informação e comunicação interna: análise do prontuário clínico em uma faculdade de odontologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Andrade, Talita Araújo de; Cruz, Adriano Charles da Silva; Oliveira, Adriana Carla Silva de; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; https://orcid.org/0000-0002-3446-0166; http://lattes.cnpq.br/9791743908527252; Farias, Gabriela Belmont de; Costa, José Zilmar Alves da; http://lattes.cnpq.br/0498666096451204A gestão da informação e a comunicação interna organizacional são fatores importantes para proporcionar maior eficiência nos serviços prestados pelas instituições públicas, inclusive as de saúde. As tecnologias da informação em saúde podem ser uma alternativa para melhorar os processos que ocorrem hoje, trazendo benefícios na gestão, nos fluxos informacionais, na comunicação interna, no ensino e pesquisa. Pensando nisso, este trabalho trata de um diagnóstico da gestão da informação e comunicação interna na perspectiva do prontuário clínico utilizado no Departamento de Odontologia da UFRN, objetivando mapear como ocorre o processo e avaliar o grau de satisfação dos discentes, docentes e técnicos-administrativos envolvidos, para descobrir se o processo atual supre as necessidades administrativas, de ensino e pesquisa e partindo do pressuposto que, se necessário, o prontuário eletrônico poderia vir a ser uma alternativa para trazer melhorias ao processo utilizado atualmente. Para a pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico e descritivo que se classifica também como pesquisa-ação. Para atingir os objetivos, foi aplicado um questionário com perguntas sobre caracterização do usuário, grau de satisfação na escala Likert e questões básicas sobre tecnologias e prontuários eletrônicos, em sua maioria fechadas, classificando o estudo como quanti-quali ou método misto. Para tratar os dados, o software estatístico Jamovi foi utilizado para obter valores de frequência e porcentagem, onde também se realizou o Teste de Kruskal-Wallis e o teste posthoc Dwass-Steel-Chritchlow-Fligner para fazer comparações múltiplas entre os grupos entrevistados e o grau de satisfação. A partir dos dados obtidos nas questões tanto fechadas quanto a aberta constatou-se que, na maioria das respostas, os entrevistados mostraram-se insatisfeitos, onde a comunicação interna foi o tema mais abordado e conclui-se que, no momento, o processo de prontuário analógico não está suprindo todas as necessidades do departamento e de seus integrantes. A partir daí, foram recomendadas algumas mudanças, a fim de atingir melhorias.Artigo Information literacy: uma análise nas bibliotecas escolares da rede privada em Natal / RN(2007-01) Guedes, Clediane de Araújo; Farias, Gabriela Belmont deDissertação Portal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN: um estudo do comportamento informacional na perspectiva da comunidade interna(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-30) Menezes, Leonardo Marcos de; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; http://lattes.cnpq.br/8444344046324727; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; Farias, Gabriela Belmont deO cerne da sociedade da informação é caracterizado tanto pelo desenvolvimento e uso de ferramentas digitais capazes de potencializar e intensificar as capacidades humanas de produzir, consumir e armazenar informação, quanto por apresentar novas condições para o seu processamento por meio do aperfeiçoamento contínuo das tecnologias disponíveis. Nessa direção, um dos contextos que se percebe como um lócus dessas constantes transformações e adequações é o ambiente organizacional. O cenário atual em que essas organizações estão inseridas se mostra cada vez mais exigente quanto à qualidade, transparência, trato e a gestão da informação bem como os comportamentos associados a este processo. Neste contexto, garantir o pleno acesso à informação com qualidade e eficácia tem se tornado tarefa fundamental, impactando, sobremaneira, no funcionamento destas instituições. Assim, as instituições públicas enquanto organizações sem finalidade de lucro, prestam relevantes serviços à sociedade seja para seus usuários internos quanto externos. Nesse tipo de organização, a gestão eficiente dos fluxos informacionais é essencial para os processos de tomada de decisão, necessitando um acompanhamento contínuo e eficaz sobre as informações que são produzidas, disponibilizadas e armazenadas. Isso posto, o presente estudo tem como objetivo analisar o Portal PROGESP à luz do comportamento de busca de informação dos usuários da comunidade interna da UFRN. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica considerando assuntos relativos à Gestão da Informação, Comportamento Informacional e Ambientes Informacionais Digitais. A pesquisa foi de abordagem quanti-qualitativa; quanto à natureza foi aplicada, e em relação aos objetivos, é classificada como descritiva e exploratória com uso de método monográfico do tipo estudo de caso. Para a coleta de evidências empíricas, utilizou-se um questionário estruturado aplicado aos usuários internos do portal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN. A análise dos dados foi feita por meio de estatística descritiva simples. Os resultados obtidos apontam satisfação por parte dos usuários internos do portal, mas, no entanto, foi indicada a necessidade de aperfeiçoamento na estrutura do site especificamente em relação a conteúdo, layout e organização de categorias temáticas. Foi percebido que no contexto do Comportamento Informacional, o modelo de Kuhlthau (1991) foi essencial, uma vez que norteou a identificação dos comportamentos informacionais dos usuários bem como as soluções propostas para preencher as lacunas identificadas. Foi concluso que os objetivos foram alcançados em sua totalidade e que os resultados podem contribuir para o aprimoramento das ferramentas informacionais e com a otimização dos fluxos de informação no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de pavimentar caminhos para futuras pesquisas que que trate e aprofundem o tema.Artigo Serendipidade no contexto da Ciência da Informação: perspectivas para os estudos com sujeitos informacionais(Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 2020-09-02) Vechiato, Fernando Luiz; Farias, Gabriela Belmont deObjetivo: A serendipidade se consolidou no âmbito das descobertas científicas e tem sido investigada na literatura científica internacional do campo da Ciência da Informação no que diz respeito à interação dos sujeitos informacionais com ambientes e sistemas de informação, bem como com a informação propriamente dita. Considerando sua importância nas áreas de estudo que tratam sobre os sujeitos informacionais, este artigo tem como objetivos: investigar como a serendipidade tem sido abordada no contexto da Ciência da Informação em relação aos seus aspectos teórico-conceituais; e apresentar suas contribuições preliminares para os estudos de Comportamento Informacional e Competência em Informação. Método: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa. Resultado: Os resultados demonstram que a serendipidade contribui de forma significativa com os estudos mencionados. Conclusões: Conclui-se que a Ciência da Informação brasileira poderia desenvolver estudos teóricos e empíricos em relação à serendipidade, de modo a aplicar seus fundamentos em pesquisas junto aos sujeitos informacionaisTCC Sociedade de informação no Brasil: uma reflexão(Biblioteconomia, 2002) Farias, Gabriela Belmont de; Martins, Rilda Antônia Chacon