Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Farias, Irlane Alves de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Atividades educativas na rede pública de ensino: efeitos sobre a higiene oral e o nível de informação em Saúde Bucal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-05-18) Farias, Irlane Alves de; Ferreira, Maria ângela Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767285D3; ; http://lattes.cnpq.br/1631548677449902; Lima, Kenio Costa de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723244A9; Jamelli, Sílvia Regina; ; http://lattes.cnpq.br/4682603119477532
    A introdução de conteúdos acerca dos cuidados à saúde do indivíduo mostra-se importante desde a educação escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetivou conhecer o efeito de uma intervenção de educação em Saúde Bucal na higiene oral e no nível de informação de escolares, dos 4º e 5º anos do ensino fundamental. O estudo foi composto por dois grupos, selecionados de forma aleatória: grupo controle (n=115) e grupo experimental (n=132), com uma amostra total de 247 crianças de escolas da rede pública. O grupo experimental participou de atividades educativas em Saúde Bucal, com freqüência quinzenal, durante o período de 4 meses, ministradas por um cirurgião-dentista. Ambos os grupos foram submetidos a um exame clínico para uma prévia verificação dos Índices de Placa Visível (IPV) e de Sangramento Gengival (ISG). Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas sobre Saúde Bucal antes e após a intervenção para verificar o Índice de Acertos dos escolares. Após a realização das atividades educativas, os dados finais, representados pela verificação do IPV, do ISG e do Índice de Acertos, foram coletados para análise estatística através do teste qui-quadrado a um nível de confiança de 95%, utilizando-se o software SPSS 10.0. O IPV e o ISG foram categorizados em alto e baixo com base na mediana dos índices iniciais; já o Índice de Acertos foi categorizado em inadequado (< 50%) e adequado (≥ 50%). Verificou-se que o IPV (p= 0,014; IC 0,24-0,86) e o ISG (p=0,013; IC 0,28-0,87) apresentaram diferenças estatisticamente significativas, após as atividades educativas, quando comparado ao controle, favorecendo o grupo experimental. Verificou-se também que o grupo experimental obteve maior índice de acertos, apresentando diferença altamente significativa (p<0,0001; IC 3,73-26,81). Observou-se ainda que não existiu associação entre os indicadores de higiene oral e o nível de informação dos escolares. Diante dos resultados, pode-se concluir que atividades educativas contextualizadas na rotina escolar de forma contínua foram capazes de provocar efeitos positivos na higiene oral e no nível de informação sobre Saúde Bucal, embora, não necessariamente, o indivíduo com mais informações seja aquele quem tenha praticado uma higiene oral mais adequada. Faz-se necessário, entretanto, que a educação em Saúde Bucal ocorra de forma permanente e integrada com outros atores da escola, para que esse efeito positivo não se perca ao longo da vida dos escolares
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM