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Navegando por Autor "Farias, Lillyane Priscila Silva de"

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    TCC
    O ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-24) Farias, Lillyane Priscila Silva de; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Gurgel, Rita Diana de Freitas; Lima, Aline Cristina da Silva
    O ensino das Ciências Humanas, desde sua configuração no final do século XIX, foi lecionado de diferentes maneiras ao longo do tempo até chegar à configuração dos dias atuais. O propósito deste trabalho foi identificar como essa área do conhecimento era abordada dentro de uma instituição voltada para a educação profissional, a Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), sob o contexto do Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969 e da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971; tendo como referência à análise as disciplinas de Organização Social Política Brasileira, Educação Moral e Cívica e História. A princípio, se baseou nas seguintes hipóteses: o Ensino das Ciências Humanas na ETFRN estava centrado em datas comemorativas, na organização política do Estado brasileiro e eventos políticos nacionais; o currículo referente ao ensino das Ciências Humanas estava alinhado à proposta de formação de um cidadão “útil” ao contexto; não existia uma preocupação com a formação de um aluno reflexivo, que problematizava a sociedade na qual vivia. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, foram realizadas visitas ao Arquivo nesta referida instituição, hoje denominada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no período de outubro de 2019 a dezembro de 2020, selecionaram-se diários de classes, estruturas curriculares, dentre outros documentos pedagógicos e administrativos que serviram como fontes de pesquisa das quais foram classificadas e sistematizadas a fim de apresentar como era o currículo e os conteúdos que perpassavam essas disciplinas; dessa maneira constatou-se que elas estavam alinhadas, principalmente, às normativas educacionais vigentes da época, enfatizando assuntos relacionados à valorização da pátria, aos conhecimentos da organização e funcionamento do Estado e à propagação da ideia de uma unidade nacional formada de maneira pacífica, sem conflitos.
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    Dissertação
    "A justiça penal não se realiza a qualquer preço": etnografia de processos envolvendo estupro de vulnerável no RN
    (2015-03-09) Farias, Lillyane Priscila Silva de; Melo, Juliana Gonçalves; ; http://lattes.cnpq.br/4328813707663376; ; http://lattes.cnpq.br/1735184023834180; Schwade, Elisete; ; http://lattes.cnpq.br/7195821721383755; Vieira, José Glebson; ; http://lattes.cnpq.br/0513632032515079; Simião, Daniel Schroeter; ; http://lattes.cnpq.br/4068903193779093
    A pesquisa tem como objetivo realizar uma etnografia de processos judiciais de estupro de vulnerável e evidenciar os deslizes semânticos que o termo ganha a depender de atores envolvidos e contextos empíricos particulares. O material etnográfico foi obtido na 2ª Vara da Infância e Juventude, localizada no Fórum Desembargador Miguel Seabra, em Natal-RN e versa sobre casos de estupro de vulneráveis, envolvendo especialmente mulheres com idade inferior a 14 anos. De modo geral, pretende interpretar antropologicamente os autos processuais e evidenciar a relação entre direito, moralidade e sensibilidades jurídicas específicas no processo de sentenciamento dos juízes nesse casos. Ao buscar entender os contextos a partir dos quais esses eventos são evocados e sua dimensão simbólica, a análise permite evidenciar como, em um ambiente jurídico supostamente neutro, questões morais sobre a construção da identidade feminina (como a ideia de virgindade, família e gênero) ganham relevância e materialidade no reconhecimento de direitos.
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