Navegando por Autor "Farias, Maria de Lourdes Brito Madureira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Ensinando a escrever: escrita criativa no ensino-aprendizagem de inglês língua estrangeira e alemão língua estrangeira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Farias, Maria de Lourdes Brito Madureira de; Xavier, Wiebke Röben de Alencar; https://orcid.org/0000-0003-3291-5451; http://www.lattes.cnpq.br/1850251126523391; https://lattes.cnpq.br/7661524817715796; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864Este trabalho buscará mostrar como a escrita criativa é uma ferramenta de ensino valiosa que pode ser facilmente empregada em sala de aula para ajudar, em diversos níveis, a dar ênfase também à competência escrita dos estudantes, uma habilidade importante, e que ganha novo peso no contexto do desenvolvimento de metodologias didáticas de ensino de Alemão Língua estrangeira (ALE) e Inglês Língua estrangeira (ILE). Nesta pesquisa bibliográfica a escrita criativa será apresentada como uma metodologia de ensino capaz de auxiliar os estudantes de inglês e alemão a desenvolverem melhor suas habilidades de escrita. Essa metodologia já possui um histórico no ensino de línguas estrangeiras (LE) e apresenta também uma eficácia comprovada no ensino de ALE e ILE. Esta pesquisa é baseada na apresentação de estudos de caso de pesquisadores de vários espaços linguísticos, podendo ser citadas Gleiciana Sousa da Silva Baracho de Albuquerque (2017), Adriana Aparecida Souza Aguiar (2009), Verônica Siqueira de Andrade (2009), Kateřina Navrátilová (2015). Em conformidade com os estudos de caso, são analisados também os teóricos Douglas Brown (2000), Bernd Kast (1999) e William Grabe e Robert B. Kaplan (1996). Além das experiências de sucesso com o uso da escrita criativa, serão também apresentadas vantagens específicas do uso de escrita criativa em sala de aula, como por exemplo: a ampliação da prática escrita em sala, o aumento da motivação em sala de aula, a integração de diferentes gêneros textuais no ensino de língua estrangeira, a possibilidade de integrar culturas diferentes através do idioma e o uso de escrita criativa como ferramenta de exercício gramatical para os estudantes de língua estrangeira.