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    TCC
    Habilidades culinárias e seu impacto na saúde de estudantes universitários: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-19) Faustino, Maria Luísa Meira; Maciel, Bruna Leal Lima; Pelonha, Rafaela Nayara da Costa; https://orcid.org/0009-0003-5736-6951; http://lattes.cnpq.br/9309902420320601; https://orcid.org/0000-0002-0724-1961; http://lattes.cnpq.br/5790541670952158; https://orcid.org/0009-0003-8173-8268; http://lattes.cnpq.br/8784233138248759; Maciel, Bruna Leal Lima; https://orcid.org/0000-0002-0724-1961; http://lattes.cnpq.br/5790541670952158; Pelonha, Rafaela Nayara da Costa; https://orcid.org/0009-0003-5736-6951; http://lattes.cnpq.br/9309902420320601; Andrade, Eva Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6480869951002815
    As habilidades culinárias (HC), podem ser caracterizadas pela confiança, atitude e conhecimento prático necessários para planejar, preparar e executar tarefas culinárias. Essas habilidades estão associadas ao aumento da frequência de refeições caseiras, melhorando a qualidade da dieta ao elevar o consumo de alimentos in natura e reduzir a ingestão de ultraprocessados. Estudantes universitários frequentemente adotam hábitos alimentares inadequados, mas o possível impacto dessas habilidades sobre sua saúde ainda é pouco explorado. Objetivo: Investigar a relação entre HC e saúde em estudantes universitários por meio de uma revisão narrativa de literatura. Metodologia: A busca foi realizada nas bases Web of Science, Scopus, Embase e PubMed, utilizando os descritores “cooking skills”, “culinary skills”, “food skills”, “food preparation”, “university students”, “undergraduates”, “college students”, “Health” e “Diseases”, associados por operadores booleanos AND e OR. Foram incluídos artigos de livre acesso, publicados entre 2018 e 2024 que abordavam HC e o estado de saúde dos universitários. Resultados: Obteve-se um total de 168 trabalhos para análise de títulos e resumos. Após análise, 12 foram incluídos. Observa-se que maiores níveis de HC estão associados a menor prevalência de sobrepeso e obesidade, maior autonomia alimentar e melhor qualidade da dieta. Intervenções educacionais voltadas ao desenvolvimento dessas habilidades demonstraram eficácia em promover padrões alimentares mais saudáveis, aumentando a autoeficácia e o conhecimento técnico sobre o preparo de alimentos. No entanto, barreiras como falta de tempo, recursos limitados e infraestrutura inadequada ainda representam desafios significativos. Conclusão: HC são fundamentais para melhorar os padrões alimentares e promover a saúde dos universitários. Investir no aprimoramento dessas competências é essencial para incentivar escolhas alimentares mais conscientes, saudáveis e sustentáveis, alinhando-se aos objetivos globais de saúde pública para reduzir doenças relacionadas à má alimentação
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