Navegando por Autor "Feijão, Brenda Wanda Dias Chagas"
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TCC Estímulos musicais para o desenvolvimento de habilidades motoras em alunos com Síndrome de Down(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-03) Feijão, Brenda Wanda Dias Chagas; Zattera, Vilson; Araújo, Liana Monteiro, de; Almeida, Maria Nazaré Rocha deA síndrome de Down é uma anomalia genética que abrange uma parcela considerável da população. O indivíduo com a trissomia, apresenta algumas limitações, como: no cognitivo, na fala, consequentemente, a comunicação, com vários níveis diferentes, mas dentre elas destacamos o desenvolvimento motor. As pessoas com a trissomia apresentam um melhor desempenho quando se sentem estimuladas e reconhecidas pelos seus potenciais. O presente estudo, se dá através de uma pesquisa qualitativa e foram aplicados conteúdo da escala de desenvolvimento motor como metodologia através da experiência-Ação, teve como instrumento de coleta de dados a observação participante. O objetivo principal é compreender e avaliar a influência da música no desenvolvimento motor de indivíduos com Síndrome de Down, através de investigações e possibilidades de estratégias que influenciam para um desenvolvimento musical e motor. Utilizando do ritmo com um dos componentes básicos do fazer musical, já que trabalha diretamente com o movimento do corpo e com a coordenação do mesmo. São apontados ideais defendidos por pedagogos musicais como: Carl Orff e Jacques Dalcroze, que trabalharam com a música, instrumentos de percussão, o movimento corporal expressivo, sendo possível trabalhar atividades físico- motoras com o conteúdo musical, considerando que um trabalho envolvendo brincadeiras, jogos educativos, possibilitam e ampliam, as estratégias e metodologias para o desenvolvimento dos repertórios motores. Com o decorrer das atividades, os alunos são capazes de desenvolver de forma satisfatória o ritmo, ganhando assim um controle nos movimentos do próprio corpo sincronizados a música. A presença desse fazer musical se torna uma importante ferramenta no que diz respeito ao controle com a cognição, a afetividade e a socialização, de forma que só vem a acrescentar, é, portanto, uma motivação para que os mesmos consigam se expressar de forma natural, livre. Ademais, este trabalho aponta para um alerta na necessidade de estudos que venham a investigar as vastas dimensões que atentam para o desenvolvimento motor de pessoas com Síndrome de Down, e que operem investigações que tornem possível fortalecer os estudos para um melhor desenvolvimento das dificuldades apresentadas.