Navegando por Autor "Feitoza, Pedro Rezende Santos"
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Tese A sociabilidade programada do Instagram e sua pedagogia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-24) Feitoza, Pedro Rezende Santos; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/1601526278254230; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; https://orcid.org/0000-0003-2629-920X; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; Martins, Cibelle Amorim; Góes Júnior, José Humberto de; D'Andrea, Carlos Frederico de Brito; Bittencourt, Ana Beatriz Bahia SpinolaA presente tese de doutorado aborda as formas tecnoculturais pelas quais o Instagram estabelece o processo de socialização dos usuários e as características do processo ensino-aprendizagem implícito nessa plataforma, assumindo a posição de que uma tecnologia nunca é neutra, mas uma força mediadora e produtiva de novas formas de sociabilidade. O trabalho investiga a intencionalidade formativa do Instagram enquanto espaço de socialização para produção e compartilhamento de conteúdos e foca especificamente no papel desempenhado pela tecnologia da plataforma do Instagram na socialização dos usuários e na forma em que ela desempenha esse papel. Consideramos as orientações gerais da análise ascendente do poder cunhado por Foucault (2014) e o modelo metodológico para análise de plataformas de Van Dijck (2013) como aporte metodológico que orienta a pesquisa. A pesquisa tece os seguintes questionamentos: quais valores políticos e pedagógicos orientam a socialização programada do Instagram? Quais modos de se relacionar com os outros e consigo mesmo o Instagram visa desenvolver e engajar seus usuários? E, através de quais meios? A investigação se divide em cinco partes. Na primeira parte, discutimos o atual contexto social e tecnológico de dataficação que tem absorvido e transformado o processo de digitalização de informações e relações sociais promovidas pela cultura digital a partir da segunda metade do século XX. Na segunda parte, “desmontamos” a tecnologia do Instagram em três camadas que seguem o caminho percorrido pelos dados desde suas fontes de coleta até sua transformação em capital econômico, investigando de que modo o Instagram se organiza como sistema permanente de conversão de dados pessoais em data capital. Na terceira parte, a partir dos resultados obtidos na primeira etapa de investigação, “remontamos” a plataforma através de seus protocolos para caracterizar a sociabilidade programada do Instagram e os valores e princípios pedagógicos que orientam a socialização dos usuários. O objetivo é compreender como o Instagram contribui para a produção de sentido e ação dos sujeitos, identificando quais modos de se relacionar com os outros e consigo mesmo o Instagram visa desenvolver em seus usuários. Na quarta parte do trabalho, passamos a posicionar a plataforma examinando suas semelhanças com uma série de elementos da estratégia e tecnologia neoliberais. A quinta e última parte do trabalho investiga detalhadamente os meios pelos quais o Instagram promove tais valores e modos de subjetivação, meios que têm relação íntima com a lógica da pedagogia empreendedora e podem ser resumidos em três vertentes principais: a identificação da conta de usuário com o próprio usuário através de um processo de envolvimento na construção de imagem pessoal, denominado dataficação do eu; a utilização de estratégias de gamificação com placares e premiações contínuos; e o fornecimento de relatórios com métricas de desempenho no intuito de estimular a autoavaliação e a responsabilização individual. A pesquisa revelou que aquilo que acontece e se reproduz cotidianamente na plataforma entre seus usuários tem participação ativa e preponderante da própria plataforma através da maneira em que é planejada para funcionar e, sobretudo, da sociabilidade que é programada a constituir