Navegando por Autor "Felinto, Ana Lúcia de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O processo de alfabetização e letramento dos alunos no 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira em Campo Redondo/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-29) Felinto, Ana Lúcia de Oliveira; Santos Neto, Manoel Tavares dos; Santos Neto, Manoel Tavares dos; Silva, Flávio José de Oliveira; Câmara, Arandi Robson MartinsO trabalho tem como objetivo investigar in loco quais os fatores que interferem na aprendizagem, no processo de alfabetização e letramento dos alunos matriculados no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) do ensino fundamental na Escola Estadual Doutor José Borges de Oliveira, no município de Campo Redondo/RN. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa envolvendo a pesquisa de campo com observação participante na sala de aula em três turmas e aplicação de questionários com os professores do 1º, 2º e 3º ano, coordenação pedagógica. Para análise do tema em estudo buscou-se o embasamento teórico em Soares (1998); Russo (2012); Franchi (2012), Morais, (2012), Cagliari, (2009), Fascículo pro letramento. Após estudo realizado, pudemos apontar alguns dos fatores que prejudicam o processo da alfabetização e do letramento como: a não participação da sociedade, as condições sociais e econômicas dos alunos, a falta do acesso a materiais como: jornais, revistas, entre outros que favorecem o letramento. Não ficando de fora a desigualdade social, a desestruturação familiar e a falta de diálogo, que causa uma enorme distância entre os pais e a escola. Por fim, apresentamos sugestões para o professor onde além de mediador, é um facilitador entre o aluno e o conhecimento sistematizado, não desprezando toda a bagagem de conhecimentos prévios trazidos pelos educandos.