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Navegando por Autor "Felinto, Priscila Magalhães Barros"

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    Dissertação
    Análise de inteligência, leitura, escrita, funções executivas e condições socioeconômicas em alunos de escolas públicas em investigação de transtorno de desenvolvimento intelectual leve
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Silva, Larissa Roque e; Azoni, Cintia Alves Salgado; Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3846459015672255; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/7430640427483480; Garcia, Danielle Ferreira; Aragão, Laura Carolina Lemos; Felinto, Priscila Magalhães Barros
    Esse estudo mapeou aspectos socioeconômicos e das habilidades de leitura, escrita e funções executivas em estudantes com deficiência intelectual leve matriculados no Ensino Fundamental I e II de escolas públicas de um município de Curimataú Paraibano. A amostra consistiu em 14 crianças e adolescentes. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória de caráter quali-quanti, com abordagem transversal, não paramétrica. Foram analisados os resultados obtidos do Questionário Socioeconômico e Cultural, da Entrevista Semiestruturada com os responsáveis e da avaliação cognitiva com os participantes, visando comparar os resultados das investigações realizadas. Os dados coletados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 30.0.0.0 (172).Os resultados revelaram variações de desempenho conforme dados pré-natais, condição socioeconômica, suporte domiciliar, ambiente escolar, processos cognitivos (inteligência, linguagem e funções executivas), idade e ano escolar. Observou-se que nenhum dos participantes havia recebido diagnóstico clínico, sugerindo uma invisibilidade nos casos de Transtorno de Desenvolvimento Intelectual (TDI) leve; há uma perceptível fragilidade econômica e vulnerabilidade social, com renda per capita R$ 350,00 mensais; no total, 64,3% dos estudantes investigados ainda não estavam alfabetizados; entre os índices dos WISC-IV a maior fragilidade cognitiva é no IMO; para as crianças com TDI leve, a realização da escrita sem erros ortográficos acaba se tornando um desafio maior, se comparado a leitura de palavras. Constatou-se que as crianças com TDI leve são capazes de aprender e se desenvolver, no entanto, isto vai depender do suporte e apoio apropriado recebido, tais resultados reforçam a importância de intervenções educacionais adaptadas e contextualizadas para esse público, com possibilidade de inserção de programas de estimulação da leitura, escrita e funções executivas que possam considerar as particularidades socioeconômicas e cognitivas de estudantes oriundos de origem carente.
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    Tese
    Classe hospitalar em oncologia pediátrica: articulação da neuropsicologia e educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Silva, Débora Sunaly Leite da; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; http://lattes.cnpq.br/9173227645916833; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; Aragão, Laura Carolina Lemos; Felinto, Priscila Magalhães Barros; Oliveira, Roberta Ceres Antunes Medeiros de
    Conforme a legislação vigente a educação é um direito pétreo garantido pela Constituição Federal de 1988, sendo deveres do Estado a sua garantia sem qualquer distinção. No entanto, diversas circunstâncias podem interferir na frequência escolar de crianças/adolescentes, e dentre elas, destacam-se as situações em decorrência do adoecimento e internação. Porém, para essas crianças, o direito educacional permanece e passa a ser ofertado através das denominadas Classes Hospitalares (CH). No cenário do adoecimento na infância, o câncer desponta como uma das patologias que mais acometem a criança e tem prevalência e reflexos significativos, decorrentes principalmente do tratamento, em sua qualidade de vida, sendo a leucemia linfoide aguda (LLA) o tipo de câncer mais comum nessa população. Na última década, estudos apontam para a existência de déficits neuropsicológicos significativos em crianças sobreviventes da LLA. Nesse contexto de atenção às demandas educacionais referentes às condições de tratamento deste grupo clínico, a presente pesquisa teve como objetivo geral caracterizar os principais achados da neuropsicologia e articulá-los com a prática docente da classe hospitalar (CH) em oncologia pediátrica no estado do Rio Grande do Norte (RN), a partir da apresentação de quatro estudos interdependentes: (1) A política da classe hospitalar na oncologia pediátrica do estado do RN: trajetória e perfil; (2) Desafios e potencialidades da classe hospitalar do RN no contexto da oncologia pediátrica: representações e vivências dos professores; (3) Contribuições e concepções da neuropsicologia na prática da classe hospitalar oncológica pediátrica e; (4) Cadernos (vol. 1 e 2) de orientação à prática docente na classe hospitalar em oncologia pediátrica.A pesquisa de cunho qualitativo exploratório, foi realizada através da análise de documentos e entrevista semiestruturada individual com nove professores da classe hospitalar oncológica pediátrica do RN. Os resultados oriundos dos estudos ressaltam a importância das contribuições da neuropsicologia escolar para a prática da equipe educacional das CH em contexto de oncologia pediátrica, tendo em vista que o suporte educacional especializado para este grupo clínico, contribui também como forma interventiva para possíveis dificuldades educacionais que acometem essa população. Espera-se com tais resultados contribuir para a construção de novos sentidos para a prática docente nas CH, repercutindo em termos da qualidade da educação ofertada ao público clínico da oncologia pediátrica e, consequentemente, sobre a qualidade de vida de crianças e adolescentes.
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    Tese
    Funções executivas e criatividade em jovens com alto potencial intelectual
    (2018-12-18) Felinto, Priscila Magalhães Barros; Pires, Izabel Augusta Hazin; ; ; Campelo, Danielle Ferreira Garcia Mafra; ; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha; ; Maia, Rodrigo da Silva; ; Falcão, Taciana Pontual da Rocha;
    Apesar da ausência de consenso acerca da definição das AH/SD, os principais teóricos da área concordam que não se trata de um conceito unitário, mas de um fenômeno multifacetado a ser inferido a partir de uma constelação de traços ou características. Esta pesquisa adota o modelo triádico de Renzulli (1986, 2004), que concebe as AH/SD na interação de três fatores: habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e a criatividade. Pesquisas recentes apontam as funções executivas (FE) como importantes preditoras do sucesso escolar, com maior impacto na aprendizagem do que o QI, o nível de leitura ou o raciocínio matemático. Nesse sentido, a proposta desta tese justifica-se pela necessidade de compreensão avançada dos processos psicológicos superiores e da capacidade intelectual em populações específicas, incluindo nessa equação medidas de produção criativa. Esta pesquisa vincula-se ao Programa Talento Metrópole (IMD/UFRN), cujo objetivo é oferecer a jovens identificados como talentosos, formação e desenvolvimento de seus potenciais. Objetivos Diante do exposto, este projeto objetiva investigar as relações entre FE, criatividade e alto potencial intelectual. Especificamente, se propõe a avaliar o nível de criatividade figural dos grupos; verificar hipóteses de diferenciação do desempenho da amostra após determinado patamar de inteligência; e verificar o poder preditivo da inteligência nos domínios investigados. Pretendeu-se atingir os objetivos citados através de dois estudos transversais: Estudo 1) O valor preditivo do alto potencial intelectivo nas FE e na criatividade figural (estudo correlacional) e Estudo 2) Desempenho em medidas de memória operacional verbal e visoespacial em diferentes níveis de inteligência (pesquisa exploratória). Método A amostra final é composta por jovens, com idade entre 12 e 23 anos, divididos em três grupos intelectualmente distintos, a saber: GC) grupo controle formado por jovens com inteligência média (percentil maior que 25 e inferior a 75); GE) grupo de estudo formado por jovens com inteligência superior (percentil igual ou superior a 95 no teste das Matrizes Progressivas de Raven) e GAH) grupo formado por jovens com o perfil de AH/SD. Resultados No que diz respeito ao Estudo 1, concluiu-se que o grupo com inteligência acima da média tem desempenho superior na maioria das medidas avaliadas. Na avaliação da criatividade figural, os grupos diferem em aptidões específicas relacionadas aos fatores 1 e 3 de criatividade (enriquecimento de ideias e preparação criativa). Os resultados provenientes do Estudo 2 confirmam a participação da inteligência em tarefas de memória operacional, sugerindo pesos diferenciados entre os subsistemas. Resultados da ANOVA confirmam o melhor ajuste do modelo com preditores. Identificou-se alta correlação entre medidas de inteligência e o desempenho em tarefas de maior demanda executiva, corroborando modelos hierárquicos de organização dessas FE. Foram constatadas correlações positivas e moderadas entre todos os subcomponentes de memória operacional. Considerações Por fim, conclui-se que a medida de inteligência adotada prevê as características criativas com maior significância estatística e magnitude do que as medidas de funcionamento executivo. Em um contexto de inteligência muito acima da média, a flexibilidade apresenta relação com a capacidade criativa, notadamente no que se referem às características de perspectiva incomum e elaboração.
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    Tese
    Relações entre alto potencial intelectual, funções executivas e criatividade em crianças e adolescentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Sousa, Priscila Cristine Andrade de; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; https://orcid.org/0000-0003-0413-6813; http://lattes.cnpq.br/7935666029893861; Guerra, Amanda de Lourdes Bernardo; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha; https://orcid.org/0000-0002-2798-3727; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; Gadelha, Maria José Nunes; Felinto, Priscila Magalhães Barros
    Os estudos em indivíduos com alto potencial intelectual (API) destacam funcionamento intelectual marcado por ativação global e menos segregação do córtex. Portanto, vários autores problematizam o impacto de alguns processos cognitivos específicos na determinação da inteligência, dentre os quais se destacam, as funções executivas (FE) e a criatividade. O presente estudo pretende dar continuidade ao recente estudo desenvolvido por Felinto (2018) que evidenciou a sobreposição da criatividade e inteligência na população adolescente e a relação entre inteligência e memória de trabalho (MT) em jovens adultos com API. Isto posto, o objetivo desse estudo é analisar as relações entre o API, FE e criatividade no público infantojuvenil. A tese foi subdividida em três estudos: 1) Capítulo de Livro - Relações "Paradoxais” entre Altas Habilidades/Superdotação e Dislexia; 2) A idade como moderadora da criatividade em crianças com alto potencial intelectual. 3) Desempenho em MT e criatividade em crianças e adolescentes com API. Participaram desse estudo 38 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos de escolas públicas e particulares da cidade de Natal/RN. Realizou-se procedimento de avaliação da inteligência, FE e criatividade com os participantes através de uma bateria de instrumentos neuropsicológicos e, em seguida, análises descritivas e inferenciais foram implementadas. No Estudo 1, foi abordado aspectos clínicos do perfil cognitivo assíncrono em crianças com dupla excepcionalidade. No estudo 2, as análises possibilitaram a compreensão das relações dos aspectos cognitivo e afetivo no desenvolvimento da criatividade. No Estudo 3, os resultados apontaram correlações significativas e fortes entre inteligência e criatividade, bem como diferença entre os grupos nas variáveis supramencionadas e em etapa específica do teste de MT. Diante disso, conclui-se que crianças e adolescentes com API apresentam características particulares para as FE e criatividade.
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