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Navegando por Autor "Felipe, Marcos Aurélio"

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    TCC
    A cultura tiktoker que conforma identidades infantis escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-15) Santos, Maria Clara de Medeiros Queiroz; Momo, Mariangela; https://orcid.org/0000-0001-9014-657X; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; https://orcid.org/0009-0005-8863-5696; https://lattes.cnpq.br/7384451437655642; Ignácio, Patrícia; https://orcid.org/0000-0003-2145-2957; http://lattes.cnpq.br/3042180832996423; Silva, Silvana Medeiros da; https://orcid.org/0000-0002-6343-4346; http://lattes.cnpq.br/9991311558393794; Felipe, Marcos Aurélio; https://orcid.org/0000-0002-5529-0100; http://lattes.cnpq.br/3225644273484860
    Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar como a rede social TikTok participa da constituição das identidades infantis escolares pós-modernas na contemporaneidade. A abordagem teórica acionada foi do campo dos Estudos Culturais em Educação tendo como principais conceitos: como Steinberg e Kincheloe (2001) com as pedagogias culturais, Momo (2014, 2021, 2025) com o conceito das infâncias pós-modernas escolares; Sibilia (2012) e a relação escola-tecnologia; Hall (2006) com a identidade cultural pós-moderna; Murray (2022) trazendo a aproximação dos Estudos Culturais com as práticas digitalizadas; Costa, Silveira, Sommer (2003) sobre Estudos Culturais e pedagogia; Também trouxe estudos sobre Santaella (2025) com o conceito de cultura das mídias; Silva (2023, 2025) que analisa a infância escolar atravessada pelas telas; Silveira (2021) que interpreta o TikTok como ferramenta de marketing e propaganda; Felix e Santirso (2021, 2020, 2022) que contribuem diretamente para a compreensão do TikTok como fenômeno cultural contemporâneo; dentre outros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando inspirações dos conceitos da pesquisa netnografica para observar comunidades virtuais formadas por crianças que usam o TikTok e pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil localizada em Natal/RN, no segundo semestre de 2022. Foram analisadas as falas das crianças, suas interações com o aplicativo e a forma como os conteúdos midiáticos circulam e são ressignificados no contexto escolar. Nas análises, considerou-se as interações entre as crianças e o TikTok, para compreender os modos como essa rede social atua como uma pedagogia cultural, configurando o que neste trabalho se denomina “cultura TikToker”. Os resultados apontaram para três principais aspectos: (1) as crianças constroem identidades híbridas, em uma sobreposição de culturas, entre o “ser crianças escolares” e o “ser TikToker”; (2) o consumo midiático constitui parte das identidades infantis e é trazido para o espaço escolar, por meio de danças, músicas e objetos; e (3) o TikTok opera como uma pedagogia cultural que ensina modos de ser e estar no mundo, moldando práticas, discursos e subjetividades infantis com a contribuição das próprias crianças. A análise revelou que os discursos veiculados no TikTok se infiltram no cotidiano escolar, interferindo nos modos de agir, comunicar e aprender das crianças, constituindo uma cultura TikToker que opera nas linguagens das crianças. Conclui- se que a plataforma digital influencia significativamente as formas de constituição das identidades infantis escolares, evidenciando a urgência de pensar os atravessamentos midiáticos na escola do tempo presente. A cultura TikToker emerge como um campo de disputas simbólicas e de significados que extrapola o ambiente virtual, atravessa o espaço escolar e exige novas compreensões pedagógicas e culturais no campo da educação.
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    TCC
    As tecnologias da informação e comunicação na escola: um breve relato acerca da leitura e produção de textos no suporte digital E-mail
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Fernandes, Maria Alzeneide; Felipe, Marcos Aurélio; Felipe, Marcos Aurélio; Martins, Cibelle Amorim; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre
    O trabalho é um relato de experiência e seu objetivo geral está pautado no conhecimento e na utilização do suporte digital, e-mail no seu uso dentro da sala de aula da escola pública, como possibilidades de práticas de leituras e releituras, escritas e reescritas de uma variedade significativa de gêneros textuais. Objetiva também analisar as habilidades de compreensão e produção de texto em um suporte digital que é capaz de promover habilidades na área das Tecnologias da Informação e Comunicação – (TICs). O argumento central pontua o e-mail como uma ferramenta assíncrona de informação e comunicação que veicula gêneros textuais atraentes e se estabelece como um recurso tecnológico didático interessante no contexto escolar. Essa ferramenta dá origem a uma série de novos recursos a serem explorados tanto pelo aluno como pelo professor na promoção da inclusão digital. Esta pesquisa parte de referências teórico-metodológicas basilares para este estudo (BELLONI, 2001; LEITE; SAMPAIO, 2002; PIERRE LÉVY, 1993, 1996, 1999) que discorrem sobre a relevância quanto ao uso das TICs. Como resultado da pesquisa, o artigo apresenta e discute possibilidades de leituras e produção de textos no tempo das mídias digitais, especificamente no suporte digital e-mail; pontuações teóricas a respeito da presença da leitura e possibilidades de produção de textos dentro do suporte digital na escola pública, bem como o uso das TICs no planejamento do docente em exercício. Registra observações a partir de atividades realizadas com alunos das turmas dos 4ºs e 5ºs anos do turno vespertino (cinquenta e sete alunos), da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, em Guamaré/RN, referentes a contato, produção, recepção e envio de vários gêneros textuais na caixa do correio eletrônico.
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    Tese
    Cinema e educação: interfaces, conceitos e práticas docentes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002-02-11) Felipe, Marcos Aurélio; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777600E3; Tavares, Otávio Augusto de Araújo; ; Pires, João Maria; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700061P6; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723382T8
    Este trabalho perpassa o campo interfacial cinema, história e educação. Tomamos como objeto o potencial epistemológico do cinema no âmbito educacional, especificamente o uso de filmes na prática dos professores de história e em processos educativos que participamos como formador. Nosso objetivo é mapear, inicialmente, o conhecimento em torno dessa utilização para buscar uma síntese epistêmica e sua aplicação empírica. Do ponto de vista metodológico, utilizamos diversas perspectivas: (a) questionário com os sujeitos educadores; (b) observação de práticas docentes e circunstâncias formativas; (c) análise fílmica e relação da epistemologia do cinema com a de outras áreas (inicialmente, a História e, depois, o Jornalismo). Nossa análise permitiu evidenciar o filme como categoria epistemológica-problematizadora, que torna o cinema uma tecnologia formadora e não apenas recurso tecnológico complementar e ilustrativo. Assim, identificamos que a restrição da função educacional do cinema vincula-se à restrição das categorias teóricas apenas em um aspecto interfacial: filme histórico como filme de época (no campo histórico) e filme sobre jornalismo como filme que aborda somente algum objeto do jornalismo (no campo jornalístico). Essas discussões ocorrem, conseqüentemente, no âmbito da natureza dos gêneros do cinema (ficção e documentário), compreendidos aquém de suas possibilidades epistemológicas e ampliadas nesta pesquisa quando analisamos a confluência entre ficção e realidade. As reflexões sobre práticas educativas e em formação relacionadas ao cinema ocorreram em três realidades empíricas: pesquisa com professores em atuação, práticas docentes e acompanhamento de estudantes de história. Vinculam-se, também, a nossa formação como docente e pesquisador, pois, ao analisar outras práticas, transformam-se, inevitavelmente, em sujeito e objeto deste trabalho
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    TCC
    Do papel á tela tátil : os desafios da escola no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-12) Sena, Ana Paula Duarte de; Martins, Cibelle Amorim; Martins, Cibelle Amorim; Araújo, Célia Maria de; Felipe, Marcos Aurélio
    Levando em consideração os constantes avanços das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, e os impactos na sociedade, o presente trabalho aborda sobre as tecnologias nas práticas pedagógicas, tendo como objetivo verificar se há uso desses recursos na escola, e de que forma os professores estão preparados para lidar com esse novo aparato tecnológico, além de compreender o que os alunos e professores pensam sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula. A partir da observação, entrevistas semiabertas realizadas com professores e alunos de uma escola pública, fundamentada através de pesquisa bibliográfica, foi produzido um vídeo-documentário que apresenta algumas reflexões sobre o tema abordado. Durante a pesquisa constatamos qual a realidade dos nossos alunos, professores e instituição de ensino, de que forma eles utilizam a tecnologia. Embora os alunos tenham acesso as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em suas casas como foi mencionado em algumas falas, na escola os alunos utilizam apenas quando precisam realizar alguma atividade.
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    TCC
    Educação e tecnologia das possibilidades à realidade no chão da escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) SILVA, ELIANE SOARES DA; Felipe, Marcos Aurélio; Felipe, Marcos Aurélio; Weck, João Tadeu; Martins, Cibelle Amorim
    Este trabalho busca, junto às escolas da rede municipal de ensino do município de Assu/RN, analisar como a tecnologia chega até essas escolas, as quais têm como público alvo os anos finais do Ensino Fundamental. Observa como o professor está preparado para usar esses novos recursos e como a aprendizagem tem sido fortalecida a partir desse novo contexto. Optamos, neste estudo, por ver o processo no chão da escola, pois é lá que nascem as dificuldades e é lá também que as possibilidades emergem. Foram entrevistados 25 docentes da rede que apresentaram suas práticas com o uso de tecnologia. Partimos de seu perfil profissional, sua formação, rotina didática e planejamento de atividades com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e concluímos com as possibilidades e as realidades apresentadas por cada um. Consideramos os fundamentos teórico-metodológicos sobre as tecnologias da educação defendidas por Libâneo (2000); Belloni (1991); Delors (2001) e os seus principais conceitos, a saber: fazer uma leitura pedagógica dos meios de comunicação, com intencionalidade; propor uma alfabetização tecnológica para interpretação e ação crítica junto às novas tecnologias e formas de comunicação; aprender a fazer como prática educativa necessária ao uso crítico das tecnologias. Dessa forma, teremos um retrato que poderá ser usado para abrir a discussão a fim de que o planejamento didático possa inserir em suas pautas o uso de novos meios tecnológicos que venham a favorecer a melhoria da aprendizagem dos alunos que se encontram matriculados nas escolas pesquisadas. Conseguimos com este trabalho perceber que as Escolas da Rede Municipal de Assu/RN, ainda estão distante de um uso eficaz de tecnologia em seus processos de ensino aprendizagem.
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    TCC
    Educação e tecnologia: análise de casos e experiências docentes de uso das tecnologias da informação e comunicação na educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-03-23) Silva Junior, Amaro Casado da; Felipe, Marcos Aurélio; Araújo, Célia Maria de; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre
    O presente artigo visa avaliar o uso das tecnologias da informação e comunicação em contextos educacionais. Observa-se que com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s), a circulação de dados e conteúdos tornou-se mais democrática. Neste contexto, o educador pode se valer destes recursos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa que se realiza é qualitativa, pois, analisa os dados de forma livre uma vez que não podem ser tabulados para que produzam um resultado preciso. Analisaram-se diversos artigos diversos casos e experiências em algumas regiões, em contexto formal escolar, que fizeram uso das TIC’s, avaliando os experimentos de cada educador e seus resultados. Dessa forma, aponta-se para uma análise sobre a importância das TIC’s na produção do saber. Depreende-se, preliminarmente, que a utilização das tecnologias da informação utilizadas pelo docente acaba despertando no discente um interesse maior por aquela área do conhecimento ministrada pelo educador. Além disso, o processo de ensino aprendizagem acaba se tornando mais dinâmico, diminuindo divagações em assuntos paralelos à disciplina. Fica evidente que as TIC’s são um importante instrumento de auxílio para o docente na produção de conhecimentos em uma determinada disciplina. No entanto, é preciso ter alguns cuidados para que determinados conteúdos não sejam reduzidos às abordagens simplificadoras.
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    TCC
    O ensino superior a distância no município de Nova Cruz
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Yngrid Dayane França Felix de; Araújo, Célia Maria de; Araújo, Célia Maria de; Felipe, Marcos Aurélio; Souza, Ivana dos Santos de Lima
    Este artigo teve como objetivo identificar e mapear os modelos pedagógicos das instituições de ensino superior que ofertam cursos na modalidade a distância no Município de Nova Cruz. Para esse fim foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado aplicado nas três instituições objeto da pesquisa. A análise buscou parâmetros teóricos metodológicos nas concepções de diversos autores que discutem o uso das tecnologias na educação, como Costa (2007), Belloni (2008), Pimentel (2006), além de documentos oficiais como as Diretrizes e Normas Nacionais para a oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância (2015) e os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância(2007). Constatou-se, a partir das categorias de análise, organização curricular, material didático, tutoria, infraestrutura de comunicação e mediação pedagógica, equipe multidisciplinar, gestão e avaliação, que a educação a distância, desenvolvida pelas três instituições objeto da pesquisa, atende as condições necessárias para a oferta de cursos nessa modalidade de ensino.
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    TCC
    O papel educativo das tecnologias no combate ao mosquito Aedes aegypte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Maciel, Maria das Doures; Araújo, Célia Maria de; Araújo, Célia Maria de; Felipe, Marcos Aurélio; Martins, Cibelle Amorim
    Este artigo apresenta o relato do desenvolvimento de uma campanha educativa sobre o Zika vírus, desenvolvida na Escola Municipal Libanio de França Maciel, Zona Rural do Município de Poço Dantas-PB, com alunos do 1º e 2º ano, diante a necessidade de se obter informações sobre a doença, o mosquito Aedes Aegypte (transmissor da doença), e as formas de prevenção, uma vez que tal problema faz parte da realidade da comunidade em que estão inseridos. Durante a pesquisa que se baseou em uma metodologia qualitativa observacional participantes foi observado como o uso de diferentes mídias poderiam contribuir para o sucesso da implementação da campanha, bem como para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. A campanha de combate ao Zika Zero promoveu a articulação de diversas áreas do conhecimento, abordando questões da vida cotidiana, além de serem explorados gêneros literários diversos, e principalmente aspectos culturais que influenciam na formação dos indivíduos na comunidade. Os alunos, protagonistas do projeto, participaram ativamente de todas as etapas, promovendo também a divulgação do trabalho. Conclui-se que é possível melhorar a qualidade do trabalho educativo, quando o professor aproveita e utiliza as mídias de que a escola dispõe, possibilitando aos educandos desenvolverem habilidades, e reflexões críticas. Quanto mais dinâmico e interativo for o trabalho, melhor será o envolvimento dos educandos nas atividades propostas pelo professor e mais significativa será a aprendizagem.
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    TCC
    O uso da sala de informática como recurso didático-pedagógico na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Leite, Élison Alves; Araújo, Célia Maria de; Araújo, Célia Maria de; Felipe, Marcos Aurélio; Martins, Cibelle Amorim
    Este trabalho teve como objetivo compreender como os professores da Educação Infantil e das séries iniciais da Unidade de Ensino I - Agostinho Batista do Nascimento se utilizam do laboratório de informática como subsídio pedagógico para o desenvolvimento de suas aulas. A pesquisa, de natureza qualitativa, buscou compreender como e quais são os recursos tecnológicos utilizados pelos docentes nas atividades pedagógicas, a partir da aplicação de um questionário semi estruturado. A análise buscou parâmetros teóricos metodológicos nas concepções de diversos autores que discutem o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, como Moran (2005), Valente (2005), Kenski (2005), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Os resultados demonstram as dificuldades encontradas pelos professores em relação ao uso das tecnologias na educação, como uma questão que precisa ser aprimorada. Os docentes ainda estão buscando qualificação para fazer um bom uso desses equipamentos, principalmente da sala de informática, que dispõe de diversos meios pedagógicos, e na maioria das vezes, é utilizada apenas para fazer pesquisas na internet, permanecendo com a mesma metodologia usada antes do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
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    TCC
    O uso das tecnologias de informação e comunicação pelos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Cartaxo, Rubens Dantas; Araújo, Célia Maria de; Araújo, Célia Maria de; Felipe, Marcos Aurélio; Souza, Ivana dos Santos de Lima
    As novas tecnologias de informação e comunicação provocaram uma intensa mudança nos modos de vida da sociedade, afetando diretamente a educação e ocasionando a necessidade de um reposicionamento da escola diante das novas demandas de saberes e competências. Assim, objetivamos perceber e discutir estes novos contornos no contexto das séries iniciais do Ensino Fundamental (2º- 5º ano) da Escola Municipal Alzelina Sena, a partir das observações coletadas através de questionário e entrevistas com professores/gestores da escola, com a finalidade de propormos algumas ações pedagógicas no sentido de diminuir este distanciamento ainda presente em relação ao uso das TIC. Para tanto nos fundamentaremos em Levy(2000), Moran(2014), Belloni(2009), entre outros, e também verificamos a legislação vigente no tocante as diretrizes curriculares para abordagem do tema. Através da análise dos dados coletados identificamos que estes docentes ainda se encontram no estágio de uso instrumental dos novos recursos tecnológicos, usando-os com pouca frequência e apenas como ferramentas de ensino e não como objeto de conhecimento para o desenvolvimento de novas competências neste processo de adaptação a cibercultura.
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    TCC
    Os diferentes usos do Laboratório de Informática na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Teixeira, Rafael Faustino; Araújo, Célia Maria de; Araújo, Célia Maria de; Felipe, Marcos Aurélio; Souza, Ivana dos Santos de Lima
    Este trabalho teve como objetivo apresentar os diferentes usos do laboratório de informática da Escola Municipal Ivanira de Vasconcelos Paisinho localizada no município de Parnamirim/RN, que serve como polo presencial de diversos cursos da Universidade Aberta do Brasil de graduação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa, de natureza qualitativa, buscou compreender como o professores e alunos se utilizam do laboratório de informática, objeto dessa análise, a partir de entrevistas semiestruturadas. A análise buscou parâmetros teóricos metodológicos nas concepções de diversos autores que discutem o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, como Moran (2005), Valente (2005), Levy (1999). Os resultados demonstram a falta de planejamento e qualificação dos professores para o uso dos computadores como ferramentas didático pedagógicas.
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    TCC
    Perfil dos alunos do curso de Pedagogia EaD do polo de Macau da UFRN: desafios, vantagens e sucessos da aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Câmara, Kalyana Monalyza Fernandes; Felipe, Marcos Aurélio; Felipe, Marcos Aurélio; Araújo, Célia Maria de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
    Este artigo consiste na apresentação do resultado da pesquisa realizada com alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN ofertado na modalidade EaD. O objetivo é analisar o perfil desses alunos, bem como seus desafios, vantagens e sucessos de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter investigativo e descritivo. Trabalhou-se com um universo de 82 alunos que ingressaram no Curso de Pedagogia, nas turmas ofertadas em 2012.2 e 2014.2 no Polo de Macau/RN. Foram aplicados questionários estruturados, por meio eletrônico, abordando questões sobre o perfil dos alunos, características sobre a família e o trabalho, assim como sua ligação com a educação à distância superior e pública ofertada no Polo de Macau pela UFRN. Foram obtidos respostas de 27 alunos. Partimos de fundamentos teórico-metodológicos que colaboram para pensarmos as possibilidades educacionais das tecnologias de educação (BELLONI, 2001; GOMEZ, 2004; MOORE e KEARSLEY, 2013) e, particularmente, da educação a distancia (LOBO NETO, 2001; DANTAS e RÊGO, 2011; FORMIGA, 2009). Os resultados mostram que o perfil desses alunos é de um público relativamente jovem, alguns que concluíram o ensino médio, mas com uma maioria que já concluiu outro curso superior. Em relação aos desafios, vantagens e sucessos da aprendizagem conclui-se que existem lacunas que precisam ser preenchidas, principalmente em relação às idas ao polo e ao tempo dedicado as atividades. Os resultados fornecem elementos fundamentais para o gerenciamento do curso. Portanto, este artigo apresenta os desafios, vantagens e sucessos da aprendizagem de alunos das duas primeiras turmas do Curso de Pedagogia à distância do Polo de Macau/RN, ressaltando o perfil desses profissionais que estão nessa formação de professores tão importante para a sociedade.
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    TCC
    Uma Análise do usos do portal clickideia no município de Guamaré/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-20) Miranda, Luanna Garcia de; Felipe, Marcos Aurélio; Felipe, Marcos Aurélio; Weck, João Tadeu; Araújo, Célia Maria da
    Esta pesquisa tem por objetivo abordar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão sendo aceitas no âmbito escolar por parte dos professores e da comunidade discente. Nesse sentido, realizamos uma análise do Portal Clickideia, analisando como ele está sendo utilizado pelos docentes da rede de ensino do município de Guamaré/RN. A pesquisa é quantitativa, de análise exploratória, cuja metodologia consistiu na aplicação de questionário e observação da prática docente. Aplicamos o questionário com um universo de 18 professores, todos do ensino fundamental da Escola Municipal Francisca Freire de Miranda. Observou-se os docentes estavam cientes da importância das TICs no âmbito escolar e ainda se o Portal Clickideia estava sendo utilizado dentro da escola. Partimos de referenciais teórico-metodológicos sobre o contexto das tecnologias (BELLONI, 2001; MARTINO, 2014; SAMPAIO; LEITE,1999) fundamentais para compreendermos como esses os professores lidam com os meios e os recursos tecnológicos em suas práticas docentes. Assim, trabalhamos com conceito de redes sociais. Ao final, apresentamos as considerações e as análises feitas dos questionários aplicados no cotidiano escolar, os quais demonstraram que a escola não tem condições de utilizar o Portal, pois falta infraestrutura; e que os docentes reconhecem a importância da utilização das tecnologias no processo de ensino aprendizagem.
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