Navegando por Autor "Fequis, Taynana Soares Oliveira"
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Dissertação Núcleos de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre: análise das fragilidades e potencialidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-09) Fequis, Taynana Soares Oliveira; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171; http://lattes.cnpq.br/8314095052993840; Villar, Rosana Lucia Alves de; Tinôco, Jessica Dantas de Sá; http://lattes.cnpq.br/2880143838500945A Educação Permanente em Saúde é caracterizada pela prática de aprendizagem no serviço, trazendo a proposta de enfrentamento dos problemas da realidade por meio dos conhecimentos prévios adquiridos mediante as experiências de vida, tornando-se, assim, uma aprendizagem significativa. Ela tem como premissa, para o planejamento e levantamento das lacunas de formação e desenvolvimento dos trabalhadores, as necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde. A implantação dessa estratégia, no Estado do Acre, ocorreu em 2004, pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre, com a criação do Departamento de Ensino e Pesquisa, existindo atualmente 10 Núcleos implantados. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de implementação e desenvolvimento dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde do Estado do Acre, suas fragilidades e potencialidades. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, com 10 coordenadores dos núcleos de educação permanente das unidades estaduais de saúde. Da análise resultaram duas categorias: Concepção sobre o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Implementação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde. Os resultados permitiram identificar o perfil dos coordenadores e suas concepções sobre o Núcleo, bem como elucidar o processo de implementação e desenvolvimento desses e suas potencialidades e fragilidades. Conclui-se que, não obstante as potencialidades identificadas nas ações desenvolvidas, ainda persistem diversas fragilidades, como a ausência de monitoramento e avaliação das atividades de EPS e a falta de qualificação para os profissionais que atuam na coordenação dos núcleos. Assim, sugere-se a realização de um curso de atualização em Educação Permanente em Saúde para os coordenadores, para fortalecer o processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do âmbito do Estado do Acre, e contribuir para a política de expansão desses núcleos para unidades do interior do estado.