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Navegando por Autor "Fernandes, Gleydciane Alexandre"

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    Dissertação
    Criatividade em crianças com diferentes níveis de aptidão cardiorespiratória e massa gorda
    (2019-05-23) Fernandes, Gleydciane Alexandre; Fontes, Eduardo Bodnariuc; ; ; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; Juarez, Fernanda Peres Gay;
    A criatividade é um componente da cognição e vêm sendo apontada como uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento humano. Desta forma, estudos recentes buscam compreender os mecanismos cerebrais da criatividade e como esta pode ser melhorada através de exercícios. Já está claro na literatura que o acúmulo de massa gorda (MG) e uma pior aptidão cardiorrespiratória (AC) está associada com pior desempenho em controle inibitório, atenção, memória de trabalho e desempenho escolar em crianças, entretanto ainda não está bem definida a influência desses fatores na criatividade. OBJETIVO: Comparar a criatividade em grupos com diferentes níveis de AC e MG em crianças, assim como verificar a correlação entre essas variáveis. MÉTODO: Foi realizado um estudo transversal, com 87 crianças (idade 10.5 (10.2-10.7), MG 31.9 (30.5 - 33.8), Vo² 44 ± 3.4), a MG foi mensurada através da densitometria óssea (DEXA), divididos em dois grupos (normal pesos e sobrepesos e obesos), para o nível de AC foi utilizado o teste de mensuração indireta de Vo² máx. Shuttle run – 20m e divididos em dois grupos através do critério de saúde para aptidão cardiorrespiratória (saudável e risco), a criatividade foi mensurada através do Teste de criatividade Infantil (TCFI). A normalidade dos dados foi investigada através do teste de Shapiro-Wilk e homogeneidade Levene, a comparação dos grupos feita através do test- t de variáveis independentes e Mann-Whitney e para a correlação das variáveis os testes de Pearson e Spearman. RESULTADOS: Nenhuma diferença significativa foi encontrada na criatividade entre os grupos em relação a MG (p=.984) e AC (p=.741). Também não foram encontradas correlações entre estas variáveis Criatividade e MG (r=.016) e criatividade e AC (r=.076). CONCLUSÃO: Desta maneira podemos concluir que neste estudo a Criatividade não se diferencia de acordo com os níveis de MG e AC, assim como não há correlação entre as variáveis.
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    TCC
    Psicomotricidade e educação infantil: possibilidades pedagógicas da Educação Física na infância
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Fernandes, Gleydciane Alexandre; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Fontes, Eduardo Bodinariuc; Junior, Moaldecir Freire Domingos
    Este trabalho tem como objetivo principal explanar a importância da psicomotricidade na educação infantil, diante disto foi exposto algumas definições e esclarecimentos sobre a educação infantil, a educação física e a psicomotricidade, relatando as principais teorias e estudos que ressaltam sua relevância para esta fase da educação. Um bom desenvolvimento psicomotor na infância é essencial para que o indivíduo seja bem estruturado nos aspectos motores, intelectuais e afetivos na fase adulta. Este estudo tem a característica de uma pesquisa exploratória/descritiva com caráter qualitativo, onde foi realizada um intervenção de 9 meses com alunos de psicomotricidade em uma creche/escola de educação infantil com alunos de 6 meses a 3 anos, durante este período foram realizadas duas avaliações psicomotoras, uma no meio do ciclo utilizando apenas da observação e outra no final onde foi aplicada a ferramenta de BPM (bateria psicomotora) proposta pelo Vitor da Fonseca. Diante dos resultados obtidos e fazendo a ligação destes com as referencias bibliográficas expostas, pode-se afirmar a importância que as aulas de educação física por meio de práticas psicomotoras auxiliam do desenvolvimento psicomotor do indivíduo. A partir das atividades propostas o professor pode estimular o acréscimo das habilidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais do aluno. Fazendo com que este se torne mais preparado para enfrentar os desafios da infância, tornando-se um adulto capaz de superior as expectativas impostas pela sociedade sendo este um ser autônomo. Ressalta-se também a importância da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com algum diagnóstico físico/neural, podendo ter melhoras significativas em suas respostas psicomotoras. Por fim pode-se perceber através deste estudo a importância que a psicomotricidade tem para as crianças do primeiro ciclo escola, e que quanto mais nova esta é estimulada melhor será o seu perfil psicomotor.
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