Navegando por Autor "Fernandes, Janaeide de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Coordenação pedagógica na Educação Infantil: Um estudo de caso em São João do Sabugi/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-07) Fernandes, Janaeide de Souza; Cavalcante, Christianne MedeirosNeste trabalho, o intuito é analisar as possibilidades e dificuldades no cotidiano do trabalho da Coordenação Pedagógica no contexto da Educação Infantil. Para isso, elaboramos algumas reflexões, que incluíram a história da coordenação pedagógica, sua relevância e competências no contexto escolar. A temática em questão nos conduz a reflexão sobre o trabalho do coordenador pedagógico da Educação Infantil procurando entrever as dificuldades por ele encontradas, pontuando a relação dessas práticas ao processo de formação do profissional. Na realização desta pesquisa a fim de pensar sobre os desafios e a relevância da formação continuada temos Silva (2010); sobre o trabalho na Educação Infantil, temos Kuhlmann (2003); para refletir sobre a supervisão escolar e coordenação pedagógica, escolhemos Vasconcellos (2002), Vennas (2012) e Libâneo (2001). Numa abordagem qualitativa, adensamos um processo de entrevistas com profissionais e pudemos perceber que o trabalho do coordenador pedagógico está em constante evolução, pois como profissional mediador e articulador da prática pedagógica é fundamental que se tenha uma formação continuada, pois a exigência na articulação com a gestão escolar, professores e a família é constante.