Navegando por Autor "Fernandes, Lorena Sabrina de Medeiros"
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TCC A fotografia como prática educomunicativa: educar o olhar com vistas à educação antirracista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Fernandes, Lorena Sabrina de Medeiros; Garcia, Maria de Fátima; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; Silva, Elen Karla Sousa daEste estudo tem como objetivo principal analisar o uso do conteúdo imagético nas escolas dentro das perspectivas da Educação do Olhar e da Educomunicação. Tendo como fonte direta fotografias que dispõem trazer a imagem do negro nas artes e na mídia. Discutindo, assim, formas de empoderamento negro através de fotos, levando em consideração a necessidade da desconstrução do padrão eurocêntrico e colonialista. Quanto aos objetivos específicos, eles são: explorar a leitura de imagens da fotografia no contexto escolar; refletir acerca da representação do negro na sociedade;e investigar o uso das mídias em prol de metodologias crítico-reflexivas e empoderadoras em sala de aula. Para isso, o trabalho utiliza uma abordagem teórico-metodológica qualitativa e bibliográfica, embasadas em estudos da Educomunicação. É o caso de Soares (2000), Prandini (2018), e também da Leitura de Imagens com base em Santaella (2012). Utiliza-se, ademais, um questionário como técnica de pesquisa, que revela tanto o frequente uso de mídias em sala de aula quanto o desconhecimento de muitos docentes acerca dos marcos legais que instituem a obrigatoriedade e orientam os conteúdos afro-brasileiros. A proposta de investigação divide-se em quatro momentos. A primeira fase caracteriza o campo que embasa a pesquisa, a educomunicação. A segunda fase define o conceito da leitura de imagens, enfatizando a fotografia. A terceira fase explora a representação do negro nas mídias imagéticas e o uso das mesmas em prol do empoderamento negro. E a quarta fase contempla o contexto metodológico e análise dos dados obtidos do questionário aplicado. Portanto, pensa-se na possibilidade da criação de propostas que invistam em formações continuadas. Que, também, abarque norteamentos para a utilização desses conteúdos em sala, como em práticas que contribuam no desenvolvimento do olhar crítico do professor.