Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fernandes, Lorena Sabrina de Medeiros"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A fotografia como prática educomunicativa: educar o olhar com vistas à educação antirracista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Fernandes, Lorena Sabrina de Medeiros; Garcia, Maria de Fátima; Aguiar, Jórissa Danilla Nascimento; Silva, Elen Karla Sousa da
    Este estudo tem como objetivo principal analisar o uso do conteúdo imagético nas escolas dentro das perspectivas da Educação do Olhar e da Educomunicação. Tendo como fonte direta fotografias que dispõem trazer a imagem do negro nas artes e na mídia. Discutindo, assim, formas de empoderamento negro através de fotos, levando em consideração a necessidade da desconstrução do padrão eurocêntrico e colonialista. Quanto aos objetivos específicos, eles são: explorar a leitura de imagens da fotografia no contexto escolar; refletir acerca da representação do negro na sociedade;e investigar o uso das mídias em prol de metodologias crítico-reflexivas e empoderadoras em sala de aula. Para isso, o trabalho utiliza uma abordagem teórico-metodológica qualitativa e bibliográfica, embasadas em estudos da Educomunicação. É o caso de Soares (2000), Prandini (2018), e também da Leitura de Imagens com base em Santaella (2012). Utiliza-se, ademais, um questionário como técnica de pesquisa, que revela tanto o frequente uso de mídias em sala de aula quanto o desconhecimento de muitos docentes acerca dos marcos legais que instituem a obrigatoriedade e orientam os conteúdos afro-brasileiros. A proposta de investigação divide-se em quatro momentos. A primeira fase caracteriza o campo que embasa a pesquisa, a educomunicação. A segunda fase define o conceito da leitura de imagens, enfatizando a fotografia. A terceira fase explora a representação do negro nas mídias imagéticas e o uso das mesmas em prol do empoderamento negro. E a quarta fase contempla o contexto metodológico e análise dos dados obtidos do questionário aplicado. Portanto, pensa-se na possibilidade da criação de propostas que invistam em formações continuadas. Que, também, abarque norteamentos para a utilização desses conteúdos em sala, como em práticas que contribuam no desenvolvimento do olhar crítico do professor.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM