Navegando por Autor "Fernandes, Maria Julieta Medeiros"
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Dissertação A educação em saúde na prática cotidiana: atuação dos cirurgiões-dentistas do PSF de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-03-22) Fernandes, Maria Julieta Medeiros; Costa, Iris do Céu Clara; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938J9; ; http://lattes.cnpq.br/6057189626594015; Medeiros, Lis Cardoso Marinho; ; http://lattes.cnpq.br/4773333384743803; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Ferreira, Maria ângela Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767285D3Considerando a educação como suporte para a promoção da saúde, integralidade da assistência e formação da cidadania, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos cirurgiões-dentistas do Programa Saúde da Família (PSF) de Natal-RN sobre a educação em saúde, bem como a sua atuação como educador, a partir das atividades realizadas por eles no referido Programa. Foi realizado um estudo qualitativo, utilizando como instrumentos de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada e um Teste de Associação Livre de Palavras com 80 cirurgiões-dentistas do PSF de Natal-RN, que foram analisados respectivamente através de análise de conteúdo e da Teoria do Núcleo Central de Vergès. Os resultados mostram que há uma falta de planejamento nas ações de saúde, de forma que não existe uma padronização das práticas educativas realizadas pelos cirurgiões-dentistas, que em sua maior parte, são voltadas para escolares. A partir das percepções dos entrevistados a respeito da temática educação em saúde, vimos que há um consenso entre o grupo, ligado a história coletiva do mesmo em relacionar educação como tendo a função de apenas repassar à população noções de prevenção. A maioria das unidades de contexto analisada, a partir do discurso dos profissionais, demonstra o entendimento da educação em saúde apenas como um instrumento de mudança de comportamento inadequado dos indivíduos. Um ponto interessante foi a citação por parte de alguns profissionais de temas atuais como: cidadania, motivação e qualidade de vida, dentro do discurso da educação em saúde. Para os entrevistados, as maiores dificuldades no desenvolvimento das ações educativas se deve a falta de incentivo por parte da Secretaria Municipal de Saúde e ao desinteresse e falta de valorização das atividades por parte da população. Os cirurgiões-dentistas se vêem como coresponsáveis pela formação de uma população capaz de reivindicar por sua saúde e relataram ter conhecimentos da necessidade da participação comunitária no planejamento das ações do PSF. Finalmente, percebe-se a necessidade de mais incentivos para que os cirurgiões-dentistas possam se capacitar e tenham interesse em utilizar a educação em saúde na perspectiva do novo paradigma em saúde, para uma vez capacitados e estimulados possam despertar na população a importância da educação como o grande instrumento de transformação das pessoas em busca de uma sociedade justa, igualitária e cidadã