Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fernandes, Mikaell Nogueira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Construção de um plano estratégico alinhado ao ambiente competitivo: um estudo de caso em uma barbearia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Fernandes, Mikaell Nogueira; Cabral, Marco Antônio Leandro; 0000-0002-7364-9877; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; 0000-0002-8708-781X; https://lattes.cnpq.br/9516176953256876; Cabral, Eric Lucas; http://lattes.cnpq.br/1242860256406312; Julião, Rodrigo Bessa
    O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para o sucesso e a competitividade de micro e pequenas empresas no mercado atual. No setor de serviços, especialmente em barbearias, a implementação de estratégias bem estruturadas torna-se um diferencial diante de um ambiente dinâmico e competitivo. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um planejamento estratégico para uma barbearia localizada em São Gonçalo do Amarante/RN, a partir da aplicação de ferramentas gerenciais consagradas, como SWOT, Business Model Canvas (BMC) e Matriz BCG. A pesquisa foi desenvolvida utilizando o método de estudo de caso, com abordagem qualitativa e natureza exploratória e descritiva. Foram realizadas etapas de diagnóstico do ambiente interno e externo, análise dos serviços e proposição de um plano de ação voltado para a otimização dos processos e o crescimento sustentável do negócio. As ferramentas utilizadas permitiram estruturar ações prioritárias com foco na ampliação da visibilidade, diversificação das receitas e aprimoramento do relacionamento com os clientes. Como resultado, o estudo fornece uma base sólida para a implementação de práticas de gestão estratégica, garantindo à empresa melhores condições de competitividade no mercado.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM