Navegando por Autor "Fernandes, Monaliza de Melo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Fernandes, Monaliza de Melo; Santos, Raimunda Fernanda dos; Vechiato, Fernando Luiz; Oliveira, Ivanny Rhavena Medeiros deEstuda questões relativas às ferramentas da Web 2.0 e a importância da sua utilização para o Serviço de Referência oferecido no âmbito das bibliotecas universitárias. Tem como objetivo geral analisar as ferramentas utilizadas pela Biblioteca Central Zila Mamede na prestação e divulgação dos seus serviços para comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como universo da pesquisa a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza metodologia de caráter bibliográfico, exploratório e monográfico (estudo de caso), mediante a aplicação de questionário e análise qualitativa das ferramentas da Web 2.0 utilizadas por essa unidade de informação. Identifica através da pesquisa que a Biblioteca Central Zila Mamede não utiliza as ferramentas da Web 2.0para a realização do Serviço de Referência Virtual, uma vez que esses recursos são utilizados apenas em forma de divulgação e marketing da unidade de informação e da instituição, apesar da existência de ideias que se concretizarão em esforços para desenvolver outras iniciativas nesse contexto. Apresenta sugestões de novas atividades a serem desenvolvidas pela BCZM para o uso das ferramentas da Web 2.0 como canais de comunicação para a prestação efetiva do serviço de Referência Virtual. Conclui destacando a importância que o serviço de referência virtual tem, juntamente com o auxílio das ferramentas da Web 2.0, exercem nas bibliotecas universitárias como um grande pilar para o incentivo à pesquisa, ao ensino e à extensão.