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Navegando por Autor "Ferreira, Ana Carla de Sousa"

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    Dissertação
    Causalidade e contraste em artigo de opinião: uma intervenção pedagógica funcionalista no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-20) Ferreira, Ana Carla de Sousa; Bispo, Edvaldo Balduino; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; http://lattes.cnpq.br/2372277412777181; Cordeiro, Fernando da Silva; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos
    Nesta pesquisa, focalizamos, por meio de uma intervenção pedagógica em turma do 9º ano do Ensino Fundamental, as relações de causalidade e contraste mobilizadas no gênero artigo de opinião. Objetivamos investigar as contribuições dos elementos linguísticos de coesão por conexão que estabelecem relações de causalidade e contraste em uma perspectiva funcional para o desenvolvimento e a ampliação da competência argumentativa de estudantes do 9º ano. Fundamentamo-nos teoricamente na Linguística Funcional norte-americana (Givón, 1995; Furtado da Cunha; Bispo, 2013) e em sua correlação com o ensino de língua portuguesa, conforme delineado em Bispo, Cordeiro e Lucena (2022). Também mobilizamos contribuições da Linguística Textual, notadamente com base em Koch (2003, 2010), e Antunes (2005), e da Semântica Argumentativa, segundo Ducrot (1977). Metodologicamente, a pesquisa ora proposta é de natureza predominantemente qualitativa, envolvendo aspectos descritivos e explicativos. O caráter descritivo relaciona-se à caracterização dos elementos linguísticos mapeados nas produções textuais dos alunos, bem como ao tratamento dado a esses elementos pelas gramáticas tradicionais, com base em levantamento bibliográfico. Os aspectos explicativos devem-se à análise e à interpretação do material gerado no processo interventivo. Como resultados, destacamos que os alunos (a) utilizaram, com maior frequência, em duas versões do artigo de opinião, os itens “pois” e “mas” no estabelecimento das relações de causalidade e contraste, respectivamente, fato que relacionamos aos princípios da iconicidade e da marcação; (b) empregaram os elementos coesivos de causalidade e contraste de maneira adequada, do ponto de vista semântico-pragmático, nas duas versões do artigo, de maneira adequada; (c) na última versão, conseguiram melhorar a escrita do artigo de opinião, quanto aos aspectos estruturais e linguísticos, a partir da revisão e da reescritura realizadas, ainda que algumas fragilidades se mantiveram. Concluímos, assim, que a sequência didática aplicada proporcionou aos alunos uma nova visão sobre os usos dos elementos coesivos de causalidade e contraste e sobre a necessidade de adequá-los ao evento comunicativo. Também observamos a importância e os efeitos positivos da abordagem de tópicos gramaticais em perspectiva funcionalista associada às orientações curriculares oficiais. Essa perspectiva oportunizou à professora-pesquisadora explorar com seus alunos mecanismos linguísticos por conexão em textos autênticos, explicitando a funcionalidade desses elementos na organização textual, na construção dos sentidos e no direcionamento argumentativo de artigos de opinião.
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