Navegando por Autor "Ferreira, Chrislaine Thuany Vieira"
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TCC A educação sanitária na Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba (1906-1912)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-21) Ferreira, Chrislaine Thuany Vieira; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2248932538790592; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Stamatto, Maria Inês Sucupira; Pranto, Aliny Dayany Pereira de MedeirosEste trabalho tem por objetivo analisar a educação da saúde implementada na Escola de Aprendizes Marinheiros entre os anos de 1906 a 1912. Fundadas com a finalidade de arregimentar a infância pobre e desvalida local com a tarefa de instruir para uma formação educacional, militar e formação de mão de obra para a Marinha. Apresentamos neste estudo, parte do resultado dos nossos esforços da pesquisa de iniciação científica intitulada: “‘Marchando com muito garbo e correcção’: a disciplinarização de corpos na Escola de Aprendizes Marinheiro do Rio Grande do Norte e na Paraíba” sob a orientação do Prof. Dr. Azemar Soares Júnior. Nosso interesse é compreender a participação médica na instituição e como as atividades físicas, em especial, a prática da ginástica sueca transformou corpos ditos frágeis em vigorosos e saudáveis num momento marcado por intensos debates entre os médicos brasileiros que discutiam sobre a implementação das atividades esportivas nas escolas. Utilizamos como fontes históricas os Decretos de funcionamento da instituição e os Livros de Copiador de Officio (1906-1911) que apresentam detalhes da dinâmica de funcionamento da corporação, em que, foi possível verificar as condições sanitárias do ambiente escolar. Metodologicamente, nos apoiamos na análise do discurso de Michel Foucault (2014), na tentativa de compreender como os discursos produzidos sobre a Escola de Aprendizes Marinheiros possuíam uma vontade de verdade autorizando os leitores a ressignificar a interpretação dos fatos e produzir outros discursos. Nossas discussões teóricas são pautadas no conceito de disciplina também de Michel Foucault (2014); a noção de espaço escolar como lugar, de Antonio Frago e Augustín Escolano (2001); cultura física, termo ampliado por Azemar Soares Júnior (2019) e Educação Sanitária proposta por Afrânio Peixoto (1935) que nos ajuda a compreender as noções de higiene da época. Ao fim, constatamos a importância de adotar a educação da saúde na formação dos aprendizes marinheiros, sendo responsável por uma tentativa de adestrar corpos e fabricar um biotipo considerado saudável e robusto.Dissertação "Precisa de tratamento e de repouso": as práticas educativas da saúde nas escolas de aprendizes marinheiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte (1855-1933)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Ferreira, Chrislaine Thuany Vieira; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; http://lattes.cnpq.br/2248932538790592; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Squinello, Ana PaulaEsta dissertação tem por objetivo analisar como se instituiu a educação sanitária nas Escolas de Aprendizes Marinheiros entre os anos de 1855 e 1933. O recorte temporal inicia em 1855, com a criação do primeiro regulamento das Companhias de Aprendizes Marinheiros através do Decreto n° 1517, de 4 de janeiro de 1855, depois do surgimento da Companhia do Rio de Janeiro que pertencia a Côrte, e finaliza em 1933, ano em que foi publicado o último - dessa primeira metade do vigésimo século -, regulamento das Escolas de Aprendizes Marinheiros com o Decreto n° 22.400, de 26 de janeiro de 1933. Estas Escolas são fundadas como campo de formação e mão de obra para a Marinha do Brasil. Apresento neste estudo, análises sobre a história do corpo, da mente e saúde das Escolas de Aprendizes Marinheiros da Paraíba e do Rio Grande do Norte, onde, potencializo a discussão acerca desses cenários que eram na época, inóspitos, desagradáveis e hostis. Como aporte teórico, utilizo como principais conceitos: educação sanitária a partir de Ariadne Ecar, Ricardo Batista e André Mota (2022); disciplina postulada por Michel Foucault (2014); e cultura educacional em conformidade com o que Antonio Carlos Ferreira Pinheiro (2009) discutiu. Escolhemos como método, a análise do discurso pressuposta por Michel Foucault (2008) que me permitiu organizar o que é possível ser dito, o que pode ser considerado com vontade de verdade, o que é lógico ou faz sentido ser escrito entre o emaranhado de enunciados. Conclui-se que a implementação da educação sanitária nessas duas instituições, foi forjada em constantes tentativas, fazendo gestar documentos escritos inéditos sobre a educação para a saúde nas Escolas de Aprendizes Marinheiros do Paraíba e do Rio Grande do Norte.TCC A relação entre brincadeiras e aprendizagem na educação infantil: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-21) Reinaldo, Maria Josenice da Silva; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Ferreira, Chrislaine Thuany Vieira; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Ferreira, Chrislaine Thuany Vieira; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Oliveira, Willian Breno dos SantosA presente pesquisa busca investigar a importância do brincar no desenvolvimento da criança a partir das vivências no Estágio Obrigatório realizado na Educação infantil. As múltiplas potencialidades podem ser desenvolvidas por meio desta ação, tais como, a possibilidade de enriquecimento da comunicação e expressão, o desenvolvimento da linguagem e a interação social. O brincar é uma ferramenta bastante utilizada e muito estudada por vários pesquisadores e profissionais, principalmente na área da Educação Infantil. O Estágio Curricular Obrigatório na Educação Infantil foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em Martins/RN. O método utilizado neste relato foi através das práticas realizadas e vivenciadas em sala de aula, bem como a observação das crianças e as reflexões pedagógicas como também uma abordagem qualitativa, valorizando as percepções e os registros das interações das crianças com as brincadeiras. Dessa forma, para entender o brincar na educação infantil, refleti a partir da produção de alguns teóricos, como: Pozas (2015); Machado (2000); Vygotsky (2003), entre outros. As brincadeiras permitem que a criança desenvolva autonomia, criatividade e capacidade de resolver problemas, ao mesmo tempo que se conecta com suas emoções e constrói sua identidade. Além disso, foi evidente que o ambiente educativo que valoriza o brincar torna-se um espaço acolhedor e estimulante, onde a curiosidade e o desejo de aprender são naturalmente incentivados.