Navegando por Autor "Ferreira, Clélia Regina Lima"
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TCC Percepção ambiental de estudantes de graduação de Ciências Agrárias da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Ferreira, Clélia Regina Lima; Nunes, Shirlle Katia da Silva; Mattos, Karen Maria da Costa; Marques Júnior, SérgioNo setor agrícola, os profissionais utilizam recursos disponíveis no meio ambiente para desenvolver atividades variadas. Todavia, práticas incorretas de manejo podem resultar no esgotamento desses recursos. Através da percepção ambiental, da educação ambiental e da sustentabilidade, os indivíduos atuantes nas ciências agrárias compreendem sua responsabilidade em relação ao espaço e averiguam alternativas que minimizem os impactos causados ao meio ambiente. Nesse sentido, este trabalho objetivou investigar o perfil da percepção ambiental de estudantes dos cursos de graduação da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especificamente dos graduandos em Engenharia Agronômica (Agronomia), Engenharia Florestal e Zootecnia quanto aos impactos ambientais provocados pela execução das atividades pessoais e laborais diárias. Para isso, realizou-se um estudo de abordagem quantitativa para a coleta de dados, um procedimento de pesquisa tipo Survey (levantamento) e um questionário com perguntas previamente formuladas para obter respostas cujo teor indicasse a percepção ambiental dos entrevistados. Assim, os resultados apontam que os respondentes pouco participam de ações educativas promovidas pela universidade ou por outras instituições, o que pode estar relacionado à falta de estímulo e de projetos voltados à área ambiental, e que, mesmo inseridos em um contexto acadêmico favorável à sensibilização ambiental, a maioria considera possuir pouco conhecimento sobre a área ambiental, além disso, suas ações não apresentam consonância com práticas e valores de consumo sustentáveis. Entende-se, portanto, que este estudo pode contribuir para a elaboração de um programa de Educação Ambiental que auxilie no processo de conscientização ambiental discente na instituição.