Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Dione Lopes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Higiene do sono e atenção plena (Mindfulness) como objetos de conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-15) Ferreira, Dione Lopes; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; http://lattes.cnpq.br/5592569759445568; Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade; http://lattes.cnpq.br/9747224552107070; Menezes, Maria da Conceição Vieira de Almeida
    O ensino sobre hábitos saudáveis de vida na escola é primordial para a promoção da saúde individual e coletiva, e para a melhoria das relações de ensino-aprendizagem. Na pandemia da Covid-19 e suas variantes, observou-se, através das mídias e de relatos na comunidade escolar, um aumento dos casos de distúrbios de sono em adultos e crianças, assim como problemas de ansiedade, falta de atenção e diminuição do estímulo para os estudos. Pesquisas sobre o sono demonstram o quanto este comportamento é importante para a saúde e que a sua privação pode trazer prejuízos no desempenho físico, cognitivo e emocional dos indivíduos. A Higiene do Sono (HS), desenvolvida pela Medicina do Sono, surge como um manual com medidas comportamentais que podem ajudar as pessoas de todas as idades a terem uma melhor qualidade do sono. Uma destas medidas é a prática da Atenção Plena (AP), que além de auxiliar no sono, ajuda também nas questões relacionadas à concentração, ansiedade, estresse mental e emocional. A HS e a AP ainda não são amplamente divulgadas no âmbito educacional, no entanto, a Base Nacional Comum Curricular reconhece a importância de promover saúde no contexto do ensino de ciências. Esta pesquisa, portanto, investiga possibilidades pedagógicas no ensino de ciências naturais sobre HS e AP para os anos iniciais e apresenta um guia educativo (produto educacional) contendo uma sequência didática com informações para professores e sugestões de atividades que orientam o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os temas, além de verificar os conhecimentos que estes podem adquirir com a aplicação do guia. A aplicação da sequência didática ocorreu em uma turma de terceiro ano de uma escola pública municipal e contou com a participação de 27 estudantes, na faixa etária entre oito a dez anos. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, permitindo nossas interpretações após a categorização das ideias. Verificou-se que o público-alvo apresentou conhecimentos prévios sobre os temas, sendo alguns equivocados, e adquiriu novas informações, de acordo com os relatos e atividades direcionadas. Reafirmamos a importância de incentivar saúde no âmbito escolar, buscando um ensino de caráter preventivo, e que mais pesquisas sobre estes temas sejam exploradas na Educação Básica.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Higiene do sono e atenção plena (Mindfulness): como objetos de conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-15) Ferreira, Dione Lopes; Guimarães, Ivanise Cortez de Souza
    O sono é um comportamento importante para a saúde e qualidade de vida das pessoas. Do ponto de vista educacional, é primordial que ele aconteça satisfatoriamente para que estudantes e professores consigam realizar seus processos de ensino e aprendizagem. Pesquisas indicam o quanto o sono é importante para a organização do que se aprende durante o dia e para consolidação destes conteúdos na memória. Além disso, diversos estudos apontam que a sua privação traz inúmeros prejuízos ao organismo humano, nos aspectos físicos, cognitivos e emocionais. A Higiene do Sono é um manual com dicas comportamentais que podem auxiliar as pessoas a terem uma boa noite de sono. Uma dessas dicas é a prática da Atenção Plena, que nada mais é do que um estado de consciência focada no momento presente. A ciência vem se aprofundando nas pesquisas sobre Atenção Plena e estudos indicam que praticar este estado de consciência pode proporcionar no campo educacional um aumento da capacidade de concentração e do rendimento escolar; aprimoramento das relações interpessoais; e melhoria do clima escolar quando professores e estudantes praticam regularmente. Embora a BNCC ainda não aborde a temática do sono e Atenção Plena, em seu documento encontra-se argumentos a favor de um ensino sobre hábitos saudáveis de vida na área das Ciências Naturais. Este Guia, portanto, contém uma sequência didática com orientações e sugestões de atividades para pedagogos(as) trabalharem estes temas nos anos iniciais do ensino fundamental dentro do ensino de Ciências. Este Guia Didático foi desenvolvido a partir de uma dissertação de mestrado (PPGECNM- UFRN), a qual você encontrará no repositório virtual da referida universidade para obter ainda mais informações sobre os temas aqui propostos. Desejamos que aproveitem este material pedagógico e que muitas discussões, reflexões, ensino e aprendizagem aconteçam com ele
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM