Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Fernanda Araujo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A autopercepção do enfermeiro quanto à sua competência no cuidado à pessoa com deficiência auditiva: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Ferreira, Fernanda Araujo; Costa, Edilma de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-4982-0061; http://lattes.cnpq.br/5367393249599693; Dantas, Anna Livia de Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-9908-2901; http://lattes.cnpq.br/6147113155473567; Dantas, Dândara Nayara Azevêdo; https://orcid.org/0000-0002-4759-9458; http://lattes.cnpq.br/5337191302271178
    Este estudo tem como objetivo investigar a autopercepção dos enfermeiros quanto à sua competência no cuidado de pacientes com deficiência auditiva, por meio de uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi realizada com base em artigos científicos indexados nas principais bases de dados, como PubMed, Scielo, Scopus e Web of Science. Foram analisados nove estudos que abordam as habilidades, conhecimentos e desafios percebidos pelos enfermeiros no atendimento a essa população. Os resultados apontam que, apesar da disposição dos profissionais para aprimorar suas práticas, existem lacunas significativas no que se refere à formação específica, como o ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e outras estratégias de comunicação adaptativa. Além disso, a falta de recursos estruturais, como intérpretes e tecnologias assistivas, bem como questões culturais e organizacionais, dificultam a oferta de um cuidado integral e eficaz. A análise dos dados sugere que a inclusão de temas relacionados à deficiência auditiva nos currículos acadêmicos, a capacitação contínua dos profissionais e o investimento em políticas públicas inclusivas são essenciais para superar essas barreiras. Conclui-se que a reflexão crítica sobre a competência dos enfermeiros, aliada a uma abordagem de saúde inclusiva e humanizada, é fundamental para a promoção de um atendimento mais qualificado e equitativo a pacientes com deficiência auditiva
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM