Navegando por Autor "Ferreira, Ilton Wellington de Sousa"
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Recurso Educacional Aberto Fibromialgia: entendendo a síndrome da dor crônica (Programa 25)(2024) Guedes, Dimitri Taurino; Lucena, Eleazar Marinho de Freitas; Ferreira, Ilton Wellington de Sousa; Araújo, Marynara Fabíola Silva; Figueirêdo, Maria Eduarda Medeiros da Costa; Silva Filho, Raildo Oliveira daO programa “Vozes da Saúde: Diálogos Coletivos” exibido em nove de setembro de 2024, discutiu o tema “Fibromialgia: Entendendo a Síndrome da Dor Crônica” e para a discussão da temática, o programa contou com a participação de Fabíola, fisioterapêuta especialista em atenção básica e discente do mestrado em saúde coletiva do PPgSACOL ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte Campus Santa Cruz-RN. Além disso, participou da discussão a discente Maria Eduarda, do curso de graduação de fisioterapia do mesmo campus. No início, os convidados explicaram o que é a fibromialgia, seus sintomas, causas, como é feito o diagnóstico, e os tratamentos disponíveis. Também falaram sobre como essa condição afeta a rotina das pessoas e destacaram os pontos mais importantes para entender a fibromialgia. Durante o programa, foram abordadas as opções de atendimento disponíveis na clínica escola da UFRN, no campus de Santa Cruz, que oferece acesso gratuito ao principal tratamento para essa condição crônica. Além disso, o programa trouxe momentos culturais com músicas que ajudaram a refletir sobre o tema. Houve também a participação do público, promovendo uma interação importante com a comunidade.TCC Formação em saúde do trabalhador nos cursos de fisioterapia: análise dos projetos pedagógicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Sales, Érica Natália da Silva; Guedes, Dimitri Taurino; Ferreira, Ilton Wellington de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5523500006617383; http://lattes.cnpq.br/7575524707167845; https://orcid.org/0009-0005-2029-4266; https://lattes.cnpq.br/2148627305126858; Lucena, Renata Newman Leite dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9413864788279811Introdução: A fisioterapia como profissão começa a ganhar expressão a partir das guerras mundiais e da Revolução Industrial, que geraram alta demanda por reabilitação No âmbito do trabalho, o COFFITO reconheceu em 2016 a Fisioterapia do Trabalho como especialidade. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador (ST) e da Trabalhadora prevê o ensino desse tema como tendo necessidade de existência na grade curricular da graduação e neste estudo foi exposta a diferença entre os temas de Saúde do trabalhador e Saúde Ocupacional para uma melhor compreensão. Objetivos: Descrever a formação em Saúde do Trabalhador nos cursos de Fisioterapia em universidades públicas a partir dos projetos pedagógicos. Metodologia: A pesquisa analisou os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de fisioterapia em universidades públicas brasileiras para identificar a presença de temas relacionados à saúde do trabalhador. Foi feita uma busca no sistema e-MEC para localizar as universidades e os cursos de fisioterapia, seguida de uma análise das disciplinas nos PPC, focando na Saúde do Trabalhador. Os dados foram organizados em uma planilha Excel, categorizando as disciplinas por área, carga horária e outros critérios. A planilha deu origem ao quadro e aos gráficos contidos no estudo. A pesquisa excluiu universidades sem PPCs disponíveis e não precisou de aprovação ética, pois usou documentos públicos. Resultados: A pesquisa analisou 56 universidades públicas brasileiras que oferecem fisioterapia, das quais 52 possuem PPCs com disciplinas sobre Saúde do Trabalhador. Das 13 disciplinas relacionadas à Saúde do Trabalhador, 69,2% são obrigatórias e 30,7% optativas, com maior oferta nos anos mais avançados do curso. A carga horária média é de 68,93 horas teóricas e 32,44 horas práticas, mas muitas disciplinas não possuem carga horária prática definida. Além disso, 30,8% das disciplinas exigem pré-requisitos, enquanto 38,5% não exigem. Conclusão: Este estudo pioneiro sobre a Saúde do Trabalhador visa avançar a pesquisa e ajudar fisioterapeutas a entender melhor a área. Sugere-se que as universidades sigam as diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, com disciplinas obrigatórias, pré-requisitos relacionados à biomecânica e saúde coletiva, e com carga horária prática. A implementação dessas medidas em Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) atualizados contribuirá para a formação de profissionais mais capacitados, essenciais para atender à saúde dos trabalhadores na sociedade.TCC Projeto precarização e adoecimento dos trabalhadores(as) da saúde na crise sanitária do Covid-19: o cuidado à saúde dos profissionais da atenção básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-10) Ferreira, Ilton Wellington de Sousa; Bastos, Raquel Litterio de; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; https://orcid.org/0000-0001-5519-0292; http://lattes.cnpq.br/5523500006617383; Baptista, Vivianne Izabelle de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-2689-9216; http://lattes.cnpq.br/2396074812431336; Camurça, Antonio José dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8624481509651991Introdução: A percepção da Saúde dos Trabalhadores dentro do processo saúde/doença nem sempre foi reconhecida como hoje, no Brasil e no mundo a luta pelos direitos trabalhistas se teve através de árduo caminho; apesar disto, o adoecimento dos trabalhadores é palpável e se dá devido as grandes cargas de trabalho bem como a falta de um cuidado integral voltado para esta população. Com isso as práticas de cuidado a saúde e as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são boas alternativas de se pensar no cuidado a saúde dos trabalhadores. Objetivo: Descrever a percepção dos profissionais da atenção básica sobre as atividades da residência multiprofissional realizadas no projeto de extensão “Precarização e adoecimento dos trabalhadores(as) da saúde na crise sanitária do COVID-19: residentes multiprofissionais da atenção básica em ação – PATS COV 19”. Metodologia: Trata-se de um trabalho de descrição reflexiva e analítica do tipo relato de experiencia acerca da percepção do autor durante a participação do projeto supracitado. As ações consistiam-se de práticas corporais de relaxamento realizadas no município de Caicó para os profissionais da Atenção Básica das UBS’s dos bairros Boa Passagem, Barra Nova e Walfredo Gurgel. Resultados: Os profissionais que participaram do projeto se mostraram bastante satisfeitos com a prática promovida, visto que após os momentos muitos expressaram relatos como “Isso foi muito relaxante”; “Me sinto uma nova pessoa”; “Estou pisando nas nuvens”; “Deveria ter toda semana”; além de relatarem que ficaram muito mais animados para enfrentar o dia de trabalho. Conclusão: O projeto mostrou-se como um forte colaborador na promoção a saúde deste grupo que perpassa por tantas mazelas e negligencias, os impactos das atividades se mostraram positivos na qualidade de vida e de trabalho dos participantes ainda mais num momento tão atípico que vivenciamos a partir do ano de 2020 que foi a pandemia.
