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Navegando por Autor "Ferreira, Isabela da Silva"

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    Dissertação
    Formação histórica de sentido: práticas de ensino de história no Movimento de Educação de Base (MEB) (1961-1970)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-30) Ferreira, Isabela da Silva; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; https://orcid.org/0000-0001-6587-0718; http://lattes.cnpq.br/6361242276918430; Santos, Magno Francisco de Jesus; https://orcid.org/0000-0002-2218-7772; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194; Silva, Wesley Garcia Ribeiro
    Este trabalho tem por objetivo investigar e analisar o ensino de história nos programas e aulas radiofônicas empreendidas pelo Movimento de Educação de Base (MEB) no Sistema Radioeducativo de Natal-RN durante a década de 1960. O movimento foi uma experiência lograda pela Igreja Católica com o decreto 50.370/1961 e que contou com a participação de leigos para a construção de uma educação de base para jovens e adultos nas áreas rurais do Brasil. Para tal estudo, analisou-se a espacialidade da memória histórica construída pelos pesquisadores sobre esta experiência educativa a fim de situar a atual pesquisa e problematizar a homogeneização da narrativa no que diz respeito ao MEB e a história do ensino de História. Analisaram-se ainda os materiais didáticos utilizados pelo movimento, tais quais: cartilhas educativas, planejamentos de aula, transcrições de programas e aulas radiofônicas e atividades de avaliação disponíveis no Arquivo Pessoal de Roberto Monte, a fim de se investigar a presença do ensino de história no movimento. Para guiar este estudo, foram utilizados como referenciais teóricos as contribuições de Michel de Certeau sobre a escrita da história enquanto a construção de um espaço de memória, de Pierre Bourdieu sobre o campo, de André Chervel com disciplina escolar e ainda das teorias de Jörn Rüsen sobre aprendizagem histórica e narrativa histórica. Estes conceitos auxiliam na compreensão sobre como o MEB estabeleceu usos e funções de práticas do ensino de História para a mobilização dos educandos e das comunidades rurais em prol da construção de outros futuros possíveis para a sociedade brasileira. Ao final da pesquisa, concluiu-se omo o MEB se utilizou de elementos do ensino de história, como a composição de narrativas, a elaboração de problemáticas sobre determinado tema social, o uso de conceitos e o estudo das ações do homem no tempo a fim de construir as condições para o aluno pensar historicamente e, consequentemente reconhecer-se como sujeito histórico, localizado em um tempo e espaço capaz de orientar-se e motivar-se para as ações no presente.
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