Navegando por Autor "Ferreira, Karla de Lourdes"
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Tese Da polêmica à espetacularização: a construção de um estilo do telejornalismo policial na região Nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-24) Silva, Adriano Florencio de Lima; Cruz, Adriano Charles da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; https://orcid.org/0000-0002-8225-5490; http://lattes.cnpq.br/5594300567849920; Lemos, Daniel Dantas; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; Ferreira, Karla de Lourdes; Silva, Maria Aparecida Ramos da; Kneipp, Valquiria Aparecida PassosEsta pesquisa tem como objetivo propor uma recategorização do estilo televisivo (Butler, 2010) com foco no telejornalismo policial. Buscou-se descrever a existência de um estilo televisivo nesse tipo de programa que, geralmente, é caracterizado pelo constante uso da polêmica, do sensacionalismo e da espetacularização (Debord, 1995). Além disso, foi estudado a postura e a desenvoltura dos apresentadores, investigando como constroem suas personas Jung (1990); Goffman (1985) e moldam a condução do programa de acordo com um estilo pessoal. Nosso objeto de pesquisa consiste na análise dos principais telejornais de cada estado nordestino assim sendo telejornais policiais locais transmitidos nas capitais nordestinas e transmitidas para as respectivas regiões metropolitanas, sendo eles: Alagoas ( Fique Alerta / TV Pajuçara e Plantão Alagoas / TV Ponta Verde), Bahia (Balanço Geral -BA / TV Itapoan), Ceará (Balanço Geral - CE / TV Metropolitana e Cidade 190 / TV Cidade), Maranhão (Balanço Geral - MA / TV Cidade e Hora D / TV Difusora), Paraíba (Cidade em Ação / TV Arapuan e Correio Verdade / TV Correio), Pernambuco (Por aqui / TV Jornal, Bora Pernambuco / TV Tribuna e Balanço Geral - PE TV Clube), Piauí (Balanço Geral - PI / TV Antena 10 e Bora Piauí / TV Bandeirantes Piauí), Rio Grande do Norte (Balanço Geral -RN / TV Tropical e Patrulha da Cidade / TV Ponta Negra), Sergipe (Balanço Geral - SE e Tolerância Zero / TV Atalaia). Portanto, essa pesquisa foi realizada nos programas de telejornalismo produzidos e transmitidos na região Nordeste, e que têm influência principalmente no âmbito local. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: como a espetacularização, a polêmica e o sensacionalismo permeiam o ambiente do telejornalismo policial, originando um estilo televisivo específico? Considerando que a televisão se destaca como um meio de conexão, mantendo as pessoas informadas, entretidas e ocupadas. Desde antes da popularização das mídias sociais, ela buscava engajar o espectador em sua programação, adaptando-se para atender diferentes demandas midiáticas. Durante muito tempo, uma concepção sobre os gêneros e formatos televisivos foi construída e consolidada (Souza, 2004); (Fechine, 2001). No entanto, propostas, sugestões e até imposições foram feitas ao público que, em algum momento, observou a lógica capitalista ser invertida, deixando de ser um consumidor passivo tornando-se um consumidor ativo com direitos e opiniões sobre os produtos, (Canclini, 1995). No campo da comunicação, reconhecemos que, à medida que as tecnologias avançam e surgem novas ferramentas comunicativas, a sociedade discute o fim das tecnologias utilizadas anteriormente. Todavia, mesmo com essas mudanças, a televisão continua desempenhando um papel significativo, oferecendo ao público experiências e possibilidades de interação midiática. Como conclusão foi observado que mediante as várias possibilidades permeadas pelas novas tecnologias a multiplicação de plataformas de comunicação para produção e transmissão de periódicos policiais, esses programas encontraram uma forma única de produzir suas matérias e de se comunicar com o seu público, ao qual chamamos de estilo televisivo do telejornalismo policial, tendo em suas configurações básicas o uso da polêmica, do sensacionalismo e da espetacularização e que atendem a demandas informativas geradas pelas dinâmicas sociais.Dissertação Mídias sociais e práticas de participação política: um estudo de caso das eleições municipais 2012, em Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-27) Ferreira, Karla de Lourdes; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; ; http://lattes.cnpq.br/2591244151545251; Lacerda, Juciano de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; Maques, Francisco Paulo Jamil Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/5523350812734008O trabalho investiga como ocorrem as práticas de comunicação e participação política nas mídias sociais Facebook e Twitter entre eleitores e candidatos a prefeito nas eleições 2012 em Natal (RN). Os objetivos são analisar as interações, buscando identificar os padrões de relacionamento no envio de questionamentos e nas respostas entre esses atores, e verificar que tipos de informação são publicados pelas campanhas (assuntos, qual sua estrutura e frequência). O método empregado é o da etnografia virtual, com observação e descrição das práticas online. A análise qualitativa se baseou nos conteúdos comunicados entre 21 e 30 de setembro de 2012. Foram ainda realizadas entrevistas com os candidatos visando conhecer suas opiniões sobre o uso das mídias sociais na política. Os resultados mostram que as campanhas adotaram ferramentas de propagação de conteúdo e de interação, contudo não atenderam de forma integral às demandas dos eleitores. A maioria dos comentários nos perfis foram favoráveis. O potencial para conversas entre eles foi pouco aproveitado.Tese Práticas da comunicação pública no contexto digital: o Senado Federal no Facebook(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-02) Ferreira, Karla de Lourdes; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; ; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; ; Sampaio, Rafael Cardoso; ; Lima, Maria Erica de Oliveira;Esta tese investiga as práticas de comunicação pública no Facebook do Senado Federal do Brasil. Os objetivos são analisar os tipos de informação e as características das publicações (linguagem, critérios de seleção dos assuntos, uso de recursos audiovisuais); as situações de interação e a forma de posicionamento do Senado Federal nos comentários; os questionamentos direcionados à página e como essas demandas são solucionadas; as conversas (comportamento dos participantes, assuntos discutidos, expressão de sentimentos) na publicação que obteve a maior quantidade de comentários no período estudado; e quais dos pré-requisitos da comunicação pública (transparência, acesso, interação, ouvidoria) estão presentes no Facebook. A coleta do material foi realizada pelo aplicativo Netvizz entre julho e dezembro de 2017. Os métodos adotados são a Análise de Conteúdo e a Hermenêutica de Profundidade. Uma entrevista com o coordenador do núcleo de mídias sociais se fez necessária para compreender melhor a dinâmica do trabalho de comunicação do Legislativo nas redes sociais virtuais. A discussão teórica se baseia nos conceitos de comunicação pública e dos seus pré-requisitos e aborda ainda a visibilidade de instituições públicas no contexto digital, a ação e impacto do algoritmo do Facebook no acesso a informações políticas e experiências de governos na internet. Os resultados mostram que a divulgação de publicações cumpriu com os requisitos de oferecer acesso e dar transparência às informações de interesse público, mesmo que nem tudo o que ocorre no Senado Federal seja publicado no Facebook. As perguntas dos seguidores que foram respondidas denotaram temas de interesse público, como as novas regras da reforma trabalhista. Porém, em relação à totalidade dos comentários deixados nas publicações no período analisado, constatou-se que os momentos de interação entre o Senado Federal no Facebook com seus seguidores foram ínfimos. No geral, os comentários de uma publicação sobre a reforma trabalhista expressaram a falta de confiança nas instituições políticas e em seus representantes e o descontentamento com a política brasileira, exibidos nas trocas comunicacionais entre os participantes. Pode-se dizer que os pré-requisitos da comunicação pública estão presentes na página, todavia as práticas desse tipo de comunicação no ambiente virtual continuam sendo um desafio no que tange a garantir uma experiência plena de transparência e interação.