Navegando por Autor "Ferreira, Kelly da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Estado nutricional e práticas alimentares de escolares da rede pública no interior do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-27) Ferreira, Kelly da Silva; Silva, Catarine Santos da; Layanne Cristini Martin Sousa; Gomes, Sávio Marcelino; Bezerra, Alanne Deyse DantasIntrodução: O Brasil atualmente sofre com problemas nutricionais, sendo dilemas na saúde pública. Com a transição nutricional, o país é afetado pela mudança de cenário, inclusive na saúde infantil, com redução de desnutrição e aumento das prevalências de excesso de peso, associado a estilo de vida insatisfatório e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis ainda na infância. Objetivo: Avaliar o estado nutricional e práticas alimentares de estudantes de escola pública. Métodos: Estudo do tipo transversal, desenvolvido no município de Santa Cruz/RN, foram coletados dados como altura, peso, idade e sexo para a antropometria e posterior avaliação através dos indicadores peso/idade, altura/idade e IMC/idade, além de informações sobre práticas alimentares por meio de questionário adaptado do sistema de vigilância alimentar e nutricional (SISVAN). Os dados foram analisados através do programa AnthroPlus e processados no software estatístico SPSS, versão 20.0. Foi realizado teste exato de Fisher e considerou-se estatisticamente significativo as associações com p<0,05. Resultados: Foi realizado com 90 alunos do ensino fundamental. A maioria dos estudantes estava com adequado peso/idade e altura/idade. Encontrouse 28,9% de inadequação nutricional de acordo com o índice IMC/idade e foram verificadas associações deste estado nutricional com a prática de realização de café da manhã (p=0,019) e com o uso de telas (p=0,039). Conclusão: O presente estudo reflete o fenômeno da transição nutricional, que está associada às práticas alimentares e estilo de vida desde o período da infância.