Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Luciene Braz"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Controvérsias na implementação de um sistema de informação sob a perspectiva da teoria ator-rede: estudo de caso em uma organização do poder judiciário
    (2017-12-28) Alverga, Patrick Reinecke de; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; ; Anez, Miguel Eduardo Moreno; ; Lyra, Aarão; ; Brito, Johnatan Rafael Santana de; ; Ferreira, Luciene Braz;
    O tema da implementação de Sistemas de Informação (SI) vem recebendo a atenção de pesquisadores, profissionais e empresários há mais de quatro décadas, por sua relevância e complexidade organizacional. Um dos principais problemas investigados deve-se ao fato de que, considerando a comparação com objetivos previamente planejados, nem sempre os sistemas implementados são bem-sucedidos nas organizações. Esta tese defende que as constantes interações entre atores/actantes (chamadas de translações) afetam o atingimento dos objetivos inicialmente propostos para esse sistema devido às controvérsias geradas no momento dessas interações. Para endereçar o problema da pesquisa, empreendemos um estudo de caso qualitativo que tem como objetivo explorar as controvérsias a partir das translações na implementação de um SI, tendo como objeto um novo sistema automatizado de controle de ponto funcional que foi implantado em uma instituição do poder judiciário do estado do Rio Grande do Norte. O arcabouço teórico é a Teoria Ator/Rede (TAR), com foco no desenvolvimento e aplicação dos conceitos da Problematização, Atração de Interesses, Envolvimento e Mobilização. Nos procedimentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com participantes da implantação do sistema mencionado. Para triangulação do material empírico, foram também analisados os documentos de referência, tais como resoluções, portarias e casos de uso (“use cases”), os quais contribuíram para a fase de desenvolvimento do sistema. A análise de conteúdo permitiu mapear os actantes e as translações, propondo uma compreensão mais aprofundada sobre o fenômeno das controvérsias na implementação deste sistema investigado. Como contribuição prática, o entendimento do processo de implementação de um SI sob a perspectiva da TAR pode ajudar as organizações a aumentar as chances de sucesso na implementação de um novo sistema de informação, como contribuição teórica o aprofundamento da compreensão sobre as controvérsias a partir do entendimento de seus ciclos e posicionamento quanto aos momentos da translação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    TECNOLOGITecnologia da informação: commodity ou ferramenta estratégica?
    (Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação Journal of Information Systems and Technology Management, 2005) Ferreira, Luciene Braz
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Terceirização em tecnologia da informação sob os aspectos de estratégia, tomada de decisão e análise de investimentos :estudo de múltiplos casos em três organizações franqueadas da Coca-Cola do Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Ferreira, Luciene Braz; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; http://lattes.cnpq.br/4894890250958294; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; Maçada, Antonio Carlos Gastaud; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701522T3
    Desde a criação da tecnologia e do seu uso pelas empresas, a relação custo e benefício nem sempre foi bem elucidada tanto para os responsáveis pela área de tecnologia quanto para a alta direção. Mas, apesar disto, cada vez mais as organizações investem maciçamente em tecnologia, esperando que esta seja a solução para diversos problemas. Por isto, esta questão tem se tornado crucial para o processo de tomada de decisões, visto que investimentos nesta área costumam ser dispendiosos e, na atual conjuntura, estas análises precisam ser extremamente criteriosas para que se miniminizem as possibilidades de insucesso dos projetos, principalmente numa economia estabilizada e de concorrência acirrada. Uma das alternativas que as empresas têm buscado para atingir o sucesso e correr menos riscos é a terceirização da área de TI. Partindo desta visão, a presente dissertação tem por objetivo realizar uma investigação sobre a terceirização dos serviços de TI em todos os seus aspectos, isto é, desde a sua motivação, serviços efetivamente terceirizados, vantagens, desvantagens e possíveis obstáculos, a visão do alinhamento estratégico da TI, os processos de gestão de contratos e formas de controle e, por fim, tendências futuras. Trata-se de uma pesquisa de múltiplos casos, envolvendo franquias do Sistema Coca-Cola no Brasil. O estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o processo de tomada de decisão empresarial, a análise de investimentos, a gestão e a terceirização da TI, o que permitem definir as dimensões de análise da pesquisa. Na pesquisa de campo foram entrevistados os gerentes da área de TI, nas cidades de Brasília-DF, Goiânia-GO e Ribeirão Preto-SP. A pesquisa de campo permitiu identificar como as mesmas avaliam seus investimentos em TI, como esta área é gerenciada, o que as levou a optar pela terceirização e como os processos terceirizados afetam a organização. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, optou-se por analisar comparativamente as três organizações. Com a realização deste estudo, obtiveram-se, como principais resultados, que as organizações estão utilizando a terceirização em TI para focar no negócio principal e, mesmo encontrando diversas desvantagens, inclusive com relação a custos, acreditam que os benefícios justificam. Ainda identificaram-se alguns obstáculos internos para a terceirização, principalmente quanto ao receio de se perder a inteligência do negócio. O acompanhamento dessas atividades terceirizadas é realizado pela equipe interna e por critérios estruturados, onde se verificam os níveis de serviço
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM