Navegando por Autor "Ferreira, Luiz Carlos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Um breve estudo sobre educação musical e as pessoas com deficiência visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Ferreira, Luiz Carlos; Souza, Catarina Shin Lima de; Riedel, Elke Beatriz; D'amore, Ticiano MacielO ensino de música no Brasil está procurando acompanhar as ações desenvolvidas a favor do processo de inclusão em meio educacional, que têm como objetivo, permitir o acesso de pessoas com deficiência e/ou que se encontram a margem do contexto social, em ambientes de ensino, sendo a educação da música compreendida como um dos campos que está apresentando sensíveis transformações quanto a restruturação em relação às suas práticas didáticas e pedagógicas, transformando antigos padrões de sua educação que eram pautados nas aptidões musicais e habilidades especiais para música. Considera-se que as discussões referentes ao processo de inclusão no campo da música precisam ser ampliadas, de modo que as propostas da educação musical inclusiva possibilitem o desenvolvimento de ações que procuram contemplar estratégias de en sino de música no Brasil. Perante essa perspectiva, importantes ações estão sendo desenvolvidas em âmbito brasileiro, tendo como principais objetivos a divulgação do ensino de música para pessoas com deficiência visual, formação profissional e produção de materiais didático-musicais e partituras, tendo como principal instrumento a musicografia braille. Nesse sentido, o estudo procurou apresentar uma breve discussão acerca do contexto do ensino de música e a pessoa com deficiência visual, de modo a contemplar o sistema braille e sua notação musical como a principal ferramenta de apoio ao acesso à música, bem como contextualizando a contribuição do avanço tecnológico para a acessibilidade à música. A metodologia utilizada foi a pesquisa em referencial teórico que aborda os aspectos significativos da educação musical e a pessoa com deficiência visual. Com o estudo, considerouse que é necessária a continuidade da discussão acerca da inclusão no campo da educação musical, de modo a fortalecer o campo de estudo nessa área, beneficiando o desenvolvimento de novas propostas de projetos e práticas.