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Navegando por Autor "Ferreira, Mirelly Danglês de Oliveira"

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    TCC
    Desencadeamento e progressão de perda auditiva na Síndrome Congênita do vírus Zika: relatos de casos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-09) Ferreira, Mirelly Danglês de Oliveira; Araújo, Fabiana Cristina Mendonça; Arrais, Nívia Maria Rodrigues; Balen, Sheila Andreoli
    Os bebês expostos ao vírus Zika durante o período gestacional apresentam indicador de risco para deficiência auditiva, sendo necessário o monitoramento auditivo e nos de “falha” na Triagem Auditiva Neonatal (TAN) o diagnóstico audiológico. Logo, o presente estudo teve por objetivo caracterizar os achados audiológicos de dois pacientes com exposição ao vírus Zika, descrevendo quanto ao tipo, grau e configuração audiométrica, bem como caracterizar o quadro audiológico quanto ao desencadeamento e progressão de perdas auditivas na exposição ao vírus Zika, comparando os resultados audiológicos nos primeiros 4 anos de vida. A amostra foi composta por duas crianças atendidas no projeto ouvir no período de 2015 a novembro de 2019, tendo realizada anamnese para obter informações a respeito do período pré, peri e pós-natal e, posteriormente, a inspeção do meato acústico externo, a fim de verificar se havia condições para dar continuidade aos seguintes procedimentos: triagem auditiva, emissões otoacústicas por estímulo transiente e por produto de distorção, timpanometria, pesquisa dos reflexos acústicos, audiometria de reforço visual, potencial evocado auditivo de tronco encefálico clique e frequência específica por via aérea e via óssea. A partir dos achados foi verificado que as crianças deste estudo apresentaram desencadeamento e progressão de alterações auditivas. O S2 identificado com perda auditiva sensorioneural de grau leve e configuração ascendente à direita e U invertido à esquerda e o S1 com desencadeamento de alteração auditiva à direita e perda auditiva de grau leve e configuração audiométrica ascendente à esquerda.
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    TCC
    Literacia familiar e o processamento fonológico de crianças com dificuldades de aprendizagem: explorando diferentes perspectivas socioeconômicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Costa, Francisco Rubens Silva; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Ferreira, Mirelly Danglês de Oliveira; 0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/1815308277617046; Bezerra, Roberta Louíse Mariano; Giacchini, Vanessa
    Introdução: A literacia familiar é um conjunto de práticas e recursos relacionados à linguagem, leitura e escrita, divididos em práticas formais e informais. O processamento fonológico envolve componentes cruciais para a alfabetização. Ambos, associados à participação da família são essenciais, especialmente para apoiar crianças com dificuldades de aprendizagem, o que é um desafio em contextos de vulnerabilidade social. Este estudo explora as práticas de literacia familiar e o desempenho no processamento fonológico de crianças de diferentes contextos socioeconômicos com queixas de dificuldades de aprendizagem. Método: Estudo transversal, qualitativo, aprovado pelo comitê de ética (nº 4.704.128). Participaram 20 famílias com crianças de 6 a 8 anos, de classes socioeconômicas de A a D. A avaliação da literacia familiar foi realizada pelo questionário Padrões de Literacia Doméstica e o processamento fonológico medido pelo Confias, TENA e Memória de Trabalho Fonológica. Resultados: Dentre as práticas de literacia familiar, a maioria dos responsáveis apontou que realizam práticas para o ensino de letras e palavras, porém não realizavam contação de histórias, leitura para a criança e visitas para ambientes de leitura, principalmente os responsáveis de menor renda. O processamento fonológico de 45% (9) das crianças estava abaixo do esperado, principalmente na consciência fonológica. Conclusão: A maioria das famílias deste estudo realizam mais práticas formais de literacia familiar, principalmente em lares com maior nível socioeconômico. Crianças com menor nível socioeconômico obtiveram menores resultados nas habilidades de processamento fonológico. É necessário desenvolver mais estudos que aprofundem o modo que as atividades acontecem em famílias em maior situação de vulnerabilidade para aprimorar estratégias de intervenção mais promissoras para a aprendizagem
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    Dissertação
    Práticas de leitura familiar nos pré-escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Ferreira, Mirelly Danglês de Oliveira; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/5847388240781179; Silva, Júlia Beatriz Lopes; Reis, Vanessa de Oliveira Martins
    Introdução: A literacia familiar é um construto de práticas que inclui todos os recursos, experiências e apoios relacionados às habilidades que promovem o desenvolvimento das crianças em casa, incluindo as maneiras pelas quais elas se envolvem em atividades de alfabetização com outros membros da família. Ao pensarmos na importância para aprendizagem as práticas de literacia familiar podem moldar o desenvolvimento da aprendizagem, incluindo nas áreas de vocabulário, conhecimento das letras e compreensão de leitura. Objetivo: Analisar as práticas de literacia familiar em crianças em idade pré-escolar seus impactos para crianças com risco no desenvolvimento. Métodos: Estudo estruturado em duas pesquisas: (1) revisão de escopo relatada segundo o guia para relatório de revisão de escopo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR); (2) Trata-se de um estudo longitudinal, prospectivo e qualitativo, que será realizado entre o período de agosto de 2024 a janeiro de 2025. A população do estudo foi composta por 8 crianças de ambos os gêneros, com faixa etária entre 15 meses a 2 anos e 6 meses de idade. Resultados: (1) 29 estudos foram incluídos para a síntese final da revisão de escopo, com isso, foi possível observar o predomínio das práticas informais. Dentre as atividades realizadas, a mais citada foi a leitura de livros e, em seguida, a leitura compartilhada. (2) Se tratando da análise da eficácia das práticas de literacia familiar, os resultados mostraram que nas habilidades da comunicação, as crianças apresentaram desempenho aquém do esperado na avaliação pré-intervenção e avanços pós-intervenção. Conclusão: A partir dos achados foi observado que as práticas de literacia do Programa Conta pra Mim foram benéficas para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças com risco no desenvolvimento.
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