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Navegando por Autor "Ferreira, Pedro da Cunha"

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    Dissertação
    Acústica como interseccionalidade entre a Física e a Música: proposta de sequência de ensino de Física Acústica a partir de elementos musicais à luz dos "três momentos pedagógicos"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-28) Paula, Wenderson Venceslau Barroso de; Lima, Alexsandro Pereira; Ferreira, Pedro da Cunha; http://lattes.cnpq.br/3272676366064169; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; http://lattes.cnpq.br/4394643569111516; Lisboa, Ronai Machado; Souza, Thatyara Freire de
    Como uma forma de expressão artística tão difundida e envolvente, a música tem o potencial de estimular emoções, memórias, reflexões e criar conexões. No contexto do ensino de Física no nível médio, a música e os seus elementos podem atuar como uma ferramenta didática eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, capaz de proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem dinâmica e prazerosa, podendo exercer, portanto, uma ação facilitadora na compreensão de conceitos científicos complexos, corriqueiramente tradados como muito abstratos ou intangíveis pelos alunos. Neste trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino de conceitos básicos de Física Acústica para turmas de segunda série do Ensino Médio, utilizando, como subsídio teórico-metodológico os "Três Momentos Pedagógicos" (3MP). Nesta sequência, a música não é utilizada como mero preenchimento de espaço motivacional, mas é, sobretudo, considerada como uma interface que, assim como a Física, tem a Acústica como campo interseccional. Delineamos, neste trabalho, uma sequência de ensino de Física Acústica que contempla, ao todo, nove aulas, cujo objetivo principal é fazer com que os alunos compreendam, por intermédio de uma sequência didática elaborada a partir de uma série de problematizações geradoras e aplicações, os conceitos relativos à Física Acústica por meio da música, utilizando, como exemplificações didáticas, alguns aparatos relacionados, como microfone, diapasão, violão e tubos sonoros (construídos com canos de PVC). Verificamos, no decorrer da nossa pesquisa, que os objetivos propostos foram todos atingidos com a metodologia adotada e que os estudantes se sentiram envolvidos e motivados ao longo do processo.
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    Tese
    Estudo da interação no setor escuro através do parâmetro de hubble
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-13) Ferreira, Pedro da Cunha; Carvalho Filho, Joel Câmara de; ; http://lattes.cnpq.br/4585335971279853; ; http://lattes.cnpq.br/3272676366064169; Alcaniz, Jailson Souza de; ; http://lattes.cnpq.br/4351190607357917; Santos, Janilo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763288H3; Lima, José Ademir Sales de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787078Z7; Pires, Nilza; ; http://lattes.cnpq.br/2463198529477607
    Uma abordagem possível para o problema da coincidência cosmológica é permitir que a matéria escura e a energia escura interajam uma com a outra também de forma não gravitacional. Nesta tese são consideradas duas classes gerais para tal interação, caracterizadas por um parâmetro de interação constante ( ou 􀀀). Sua capacidade de solucionar o problema da coincidência é avaliada e é mostrado que alguns modelos são capazes de aliviar o problema. Em seguida, é determinada a precisão média necessária para distinguir modelos cosmológicos com interação do Modelo Padrão CDM usando dados da taxa de expansão cósmica H(z). Esta análise é realizada em dois níveis: por meio de simulações de Monte Carlo baseadas em modelos com interação, em que amostras de H(z) com diferentes precisões são geradas, e através de um método semianalítico que calcula a propagação de erros dos parâmetros ou 􀀀 em função do erro em H(z). Mostra-se que a abordagem semianalítica concorda com as simulações e que para detectar uma interação usando somente dados de H(z) estes devem atingir uma precisão melhor do que 1% se o parâmetro for da ordem daquele indicado pelas determinações mais recentes ( 10􀀀2). Isso significa que, dentre os projetos observacionais planejados, o Wide Field Infrared Survey Telescope tem a melhor chance de detectar uma interação, embora em um nível de significância baixo. Para determinar de forma mais segura a existência de uma interação seria preciso combinar os dados da expansão com outros tipos de observações.
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    TCC
    Galáxias ativas e modelos evolutivos para Radio Fontes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-22) Guedes, Letícia Maria Valença; Lima, Alexsandro Pereira; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; http://lattes.cnpq.br/0246801216139726; Costa, Jefferson Soares da; 0000-0002-9830-0495; http://lattes.cnpq.br/9175100603360900; Ferreira, Pedro da Cunha; http://lattes.cnpq.br/3272676366064169
    Os Núcleos Ativos de Galáxias (denotado pela sigla em inglês AGNs, referente a Active Galactic Nuclei) são os objetos mais luminosos do universo e em alguns casos podem gerar jatos de altas energias que se propagam pelo meio intergaláctico, tendo uma extensão que pode superar consideravelmente o tamanho da galáxia hospedeira. Esse trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre Galáxias Ativas (galáxias que possuem um AGN), mais especificamente as Rádio Galáxias, quanto à sua estrutura, classificação e emissão, além de introduzir e analisar três tipos de modelos analíticos que descrevem como esse objeto evolui.
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    Dissertação
    Gravitação e marés: uma abordagem contextualizada para o ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Anjos, Petson Firmino dos; Ferreira, Pedro da Cunha; http://lattes.cnpq.br/3272676366064169; http://lattes.cnpq.br/9541313499732372; Germano, Auta Stella de Medeiros; Correia, Caio Fábio Teixeira
    O fenômeno das marés, familiar aos estudantes da região costeira, pode servir como ponto de partida para dar mais significado e despertar a curiosidade dos alunos ao se introduzir e explorar os princípios da Gravitação Universal. Nessa perspectiva, a abordagem freireana orienta a prática pedagógica, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico, ao mesmo tempo em que valoriza o contexto cultural e social dos estudantes, incentivando-os a refletirem sobre sua realidade e experiências cotidianas. A partir da experiência cotidiana desse fenômeno, os alunos podem ser incentivados a investigarem e a compreenderem como a atração gravitacional entre a Terra, a Lua e, em menor grau, o Sol influenciam as marés, conectando essa compreensão com a formulação matemática da Lei da Gravitação Universal proposta por Isaac Newton. Nesse sentido, este estudo desenvolveu uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Gravitação para qualquer série do Ensino Médio, tendo sido aplicada a uma turma da segunda série, utilizando o fenômeno das marés como tema contextualizador. A metodologia adotada para esta sequência didática engloba atividades práticas, como uma visita à praia e a medição do nível do mar utilizando um marégrafo de baixo custo. Além disso, inclui o uso de uma simulação desenvolvida especificamente para este estudo, permitindo que os alunos analisem o comportamento das marés e sua relação com a gravidade. A abordagem da linguagem gráfica também foi incorporada por meio da construção de um gráfico, e a sequência se encerra com uma avaliação gamificada utilizando a plataforma Kahoot. Os resultados obtidos demonstraram um maior engajamento e motivação dos alunos durante a aplicação da sequência didática, favorecendo uma compreensão mais aprofundada sobre a causa do fenômeno das marés, sua relação com a Gravitação e sua conexão com situações do cotidiano. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para incentivar outros professores a explorarem esses temas, valorizando o contexto em que os alunos estão inseridos e aproximando-os da Ciência por meio de fenômenos relevantes à sua realidade.
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    Artigo
    Strategies to ascertain the sign of the spatial curvature
    (MDPI, 2016-11-24) Ferreira, Pedro da Cunha; Pavón, Diego
    The second law of thermodynamics, in the presence of gravity, is known to hold at small scales, as in the case of black holes and self-gravitating radiation spheres. Using the Friedmann–Lemaître–Robertson–Walker metric and the history of the Hubble factor, we argue that this law also holds at cosmological scales. Based on this, we study the connection between the deceleration parameter and the spatial curvature of the metric, Wk, and set limits on the latter, valid for any homogeneous and isotropic cosmological model. Likewise, we devise strategies to determine the sign of the spatial curvature index k. Finally, assuming the lambda cold dark matter model is correct, we find that the acceleration of the cosmic expansion is increasing today
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    Artigo
    Thermodynamics of nonsingular bouncing universes
    (Springer, 2016-01-22) Ferreira, Pedro da Cunha; Pavón, Diego
    Homogeneous and isotropic, nonsingular, bouncing world models are designed to evade the initial singularity at the beginning of the cosmic expansion. Here, we study the thermodynamics of the subset of these models governed by general relativity. Considering the entropy of matter and radiation and considering the entropy of the apparent horizon to be proportional to its area, we argue that these models do not respect the generalized second law of thermodynamics, also away from the bounce
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    Dissertação
    Videoanálise de desenhos animados: uma maneira alternativa para se introduzir a cinemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Bezerra, Leandro Deon Alves; Ferreira, Pedro da Cunha; http://lattes.cnpq.br/3272676366064169; Lisboa, Ronai Machado; Oliveira, Thiago Bruno Rafael de Freitas
    A compreensão dos conceitos de cinemática e a interpretação de gráficos são desafios frequentes enfrentados por estudantes no estudo da Física. Muitas vezes, a dificuldade em visualizar e analisar movimentos em uma dimensão compromete o aprendizado efetivo desses conceitos. O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta didática de utilizar a videoanálise aplicada a desenhos animados como uma ferramenta para auxiliar na descrição e compreensão dos movimentos em uma dimensão. Com isso, esta pesquisa busca propor um modo de facilitar a interpretação de gráficos cinemáticos e promover uma aprendizagem significativa dos estudantes, fundamentada na teoria de David P. Ausubel (2012). A proposta consiste na aplicação de uma sequência didática com conteúdo distribuído em seis aulas de 50 minutos, em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública. As três primeiras aulas introduzem o estudo do movimento, começando com a discussão de fotos estroboscópicas e seguindo para a videoanálise de um movimento real. Nas três aulas seguintes, ocorre a análise de duas cenas da animação Papa-léguas e o Coiote, momentos em que os estudantes revisitarão aspectos relevantes da atividade experimental e os princípios fundamentais da cinemática. Os resultados indicam que os alunos apresentaram uma evolução de até 60% em questões relacionadas à interpretação gráfica, ao deslocamento e à distância percorrida após a aplicação da sequência didática. A experiência demonstrou que a videoanálise com o software Tracker é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de atividades de interpretação de gráficos cinemáticos. A proposta não apenas facilitou a compreensão dos conceitos fundamentais da cinemática mas também contribuiu para um aprendizado mais significativo e engajado por parte dos alunos.
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    TCC
    Zona Habitável Circunstelar em torno de estrelas do tipo M
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-22) Faria, Lídia Maria Peregrino de; Lima, Alexsandro Pereira; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; https://lattes.cnpq.br/1569938842942743; Costa, Jefferson Soares da; 0000-0002-9830-0495; http://lattes.cnpq.br/9175100603360900; Ferreira, Pedro da Cunha; http://lattes.cnpq.br/3272676366064169
    Este trabalho apresenta um estudo da habitabilidade planetária com base na Zona Habitável Circunstelar (ZHC) — sendo esta, por hora, a melhor maneira de estimar se um planeta é minimamente habitável sem conhecer suas condições físicas intrínsecas —, mais especificamente em torno de estrelas do tipo M, sendo estas estrelas pequenas e frias. A partir desta, é preferível para nosso estudo a Zona Habitável Circunstelar Telúrica (ZHCT) por se tratar de planetas de massa telúrica na ZHC de suas estrelas, ou seja, planetas mais semelhantes à Terra. Os principais recursos usados neste trabalho foram os modelos de ZHC e ZHCT desenvolvidos na dissertação apresentada por Fernando de Sousa Mello (Universidade de São Paulo, 2014) submetidos à sistemas estelares do tipo M a fim de apontar o que as faz (anãs M, estrelas de tipo espectral M na Sequência Principal (SP)) boas candidatas para hospedar planetas habitáveis. Importante enfatizar que esses modelos representam uma primeira aproximação do problema, mas serão o suficiente para o início dessa pesquisa.
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