Navegando por Autor "Ferreira, Sédina dos Santos Jales"
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Dissertação Educação bilíngue: caminhos e possibilidades a partir de narrativas de alunos surdos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Ferreira, Sédina dos Santos Jales; Santos Filho, Pedro Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/6532507335363986; http://lattes.cnpq.br/9501682027576279; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Peixoto, Janaína AguiarEsta pesquisa tem como finalidade analisar os relatos produzidos por alunos surdos do Ensino Médio, em uma escola pública de Natal – RN, no que alude às metodologias de ensino empregadas no contexto de sala de aula. Ao que se consegue vislumbrar, o enfoco recai sobre a perspectiva bilíngue/as experiências bilíngues desse grupo, de modo a evidenciar seus traumas, anseios e afins. Tal intento é de suma importância que com base na análise, foram propostas metodologias que condizem com a realidade local. Para tanto, recorremos às teorizações de Ladd (2003), Quadros (2019), Perlin (2013), no que toca aos Estudos Surdos. Metodologicamente, este trabalho faz uso dos pressupostos da investigação autobiográfica em educação, uma vez que buscamos compreender as experiências vivenciadas no processo de escolarização a partir das narrativas de alunos surdos. Para o pesquisador, não interessa apenas falar sobre os sujeitos, mas junto a eles, em cooperação. Os resultados demostram a necessidade de criação de estratégias pedagógicas que possibilitem o acesso do aluno surdo, de forma significativa, à informação e à aquisição de conteúdos escolares, por meio da pedagogia visual, o que inclui a sua língua natural: a Libras, com base nos pressupostos do bilinguismo. Visando as narrativas de experiências dos alunos surdos podemos extrair a importância das escolas bilíngues relacionando com as partes teóricas e metodológicas. Por fim, tratamos as discussões deste presente estudo por um viés bilíngue e que os surdos possam ter por direito a sua língua materna como base educacional para o conhecimento e o processo de aprendizagem, destacando os pontos essenciais para o desenvolvimento na educação de surdos. Além de um produto de pesquisa que visa contribuir com a sociedade e comunidade surda trazendo elementos e informações essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos surdos, com o enfoque na educação bilíngue. Trata-se da produção de um videocast, uma mídia de conteúdo em vídeo, e tem como objetivo transmitir informações, opiniões e entretenimentos para o público, um recurso do universo digital.Produto Educacional Vídeocast: a tecnologia a favor da comunidade surda(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Ferreira, Sédina dos Santos Jales; Santos Filho, Pedro Luiz dosEste trabalho tem como objetivo geral apresentar uma síntese da elaboração, inicial de um podcast, sendo esse em Língua Brasileira de Sinais – Libras em formato visual, assim chamaremos de videocast como recurso didático no ensino e como recurso informativo dos materiais acessíveis em Libras sobre escola bilíngue, bilinguismo e propostas de ensino a fim de disseminar a Libras. Segundo Quadros (2004), a maioria das crianças surdas brasileiras chega ao espaço escolar sem ter tido contato anterior com aquela que deve ser a sua primeira língua: a Libras, percebemos a necessidade da escola em possibilitar ações que conduzam experiências mais significativas e amplas nesta língua, estendendo-se ao ambiente familiar e social. Para tanto, é necessário oferecer às crianças, o mais cedo possível, oportunidades de contato com pessoas fluentes em língua de sinais, sobretudo, com surdos adultos para que não se perca de vista a importância de se aprender naturalmente a língua materna, como forma de garantir o seu processo de desenvolvimento cognitivo, linguístico e sociocultural, além da construção de sua identidade surda. Sendo assim, o videocast em Libras possibilitará o acesso a informações relevantes para a comunidade surda. Para alcançar o propósito esperado do material, temos como objetivos oferecer o contato com termos usados pela língua; disponibilizar o material de acesso ao videocast em Libras e nas redes sociais para atingir uma maior abrangência no conhecimento e acesso ao público e contribuir no ensino aprendizagem da Libras como primeira língua, além de informações sobre o bilinguismo. Metodologicamente utilizamos os princípios de Loizos (2002) que aponta o recurso em vídeo como documento de pesquisa e que esse material é de extrema importância para compreender os acontecimentos reais e temporais dos grupos da sociedade. Como conclusão desta síntese, reafirmamos que o trabalho se encontra nas veredas de sua construção. As primeiras iniciativas foram o levantamento de glossários e informações sobre educação de surdos, bilinguismo e pesquisas na área a fim de publicar temas relevantes e verídicas para a comunidade surda e para a sociedade.