Navegando por Autor "Figueirêdo, Monick Mayara Cardozo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Educação Física no ensino infantil: um diálogo possível entre Educação Física, professores de educação física e pedagogos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-27) Figueirêdo, Monick Mayara Cardozo; Tinôco, Rafael de Gois; Tinôco, Rafael de Gois; Surdi, Aguinaldo César; Dias, Maria AparecidaO interesse pelo tema abordado surgiu durante o primeiro estágio curricular, no Ensino Infantil, em que notamos a ausência de um professor na área de Educação Física nessa etapa da Educação Básica. Dessa forma, o objetivo geral é o de compreender como, a partir da visão do pedagogo, a Educação Física e o professor de Educação Física podem contribuir com a prática pedagógica nesse nível de ensino de forma efetiva. A metodologia trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa. Como instrumento para coleta de informações, foi utilizado um questionário com 5 perguntas abertas a 11 pedagogas e 2 coordenadores pedagógicas de três CEMEI’s localizados na Zona Norte de Natal-RN. A pesquisa em tela se justifica pela valorização do professor de Educação Física e pela importância da disciplina de Educação Física na Educação Infantil. Ao final, foi constatado que a presença do professor de Educação Física para o Ensino Infantil, na visão das professoras pedagogas, seria o ideal, pois todas reconhecem a importância da especificidade da área do movimento e os benefícios trazidos aos alunos quando ministradas por ele.