Navegando por Autor "Figueirêdo, Natalí Clécia Santos de"
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Dissertação Proposta de framework para avaliação de desempenho socioeconômico na implementação e gestão de portos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Figueirêdo, Natalí Clécia Santos de; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; http://lattes.cnpq.br/1106410373653596; Gonzalez, Mario Orestes Aguirre; http://lattes.cnpq.br/5936291138113637; Ferreira, Paula de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-9368-7045; http://lattes.cnpq.br/1902388748434117O transporte marítimo é essencial para o deslocamento de cargas e pessoas, além de ser um motor de desenvolvimento socioeconômico. Os estudos tradicionais sobre o impacto portuário costumam abordar as interações dos portos de forma estática, focando apenas nos impactos imediatos das atividades portuárias. Esse enfoque, no entanto, negligência uma série de aspectos dinâmicos, como os efeitos de longo prazo do desenvolvimento portuário, as mudanças nas operações ao longo do tempo e as incertezas que afetam o sistema da cidade portuária. Os sistemas portuários e urbanos têm sido estudados como entidades dissociadas, assim tem mostrado a necessidade de instrumentos para a avaliação dos indicadores de desempenho socioeconômico considerando a relação porto-cidade. A ausência desses indicadores foi identificada e como contribuição inovadora foi desenvolvido um framework para avaliar o desempenho socioeconômico na fase de implementação de um porto-indústria, com vistas a subsidiar a tomada de decisão na gestão de desempenho e dos impactos à comunidade local. Quatro fases foram necessárias para a elaboração do framework: revisão exploratória, revisão bibliográfica sistemática, sistematização do conhecimento e elaboração do framework Como resultado, a pesquisa traz a inovação da avaliação de desempenho através da proposição de indicadores que abrangem as perpectivas social, econômica, de governança e espacial, além de e indicadores das relações porto-cidade. Esta ferramenta pode ser aplicada pelas autoridades portuárias e empresas que atuam no porto ou mesmo para futuros projetos de instalações portuárias, como uma ferramenta para acompanhamento e adequação da gestão socioeconômica.