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    Tese
    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO CUIDADO NA SAÚDE DIGITAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO
    (2025-07-10) Figueirêdo, Renan Cabral De; Uchoa, Severina Alice Da Costa; 45175993615; 04982832404; Silva, Jose Adailton Da; 05645385403; Amorim, Karla Patricia Cardoso; 87701502491; Oliveira, Ricardo Antunes Dantas De; 22028077808; Lapão, Luís Velez; 12564353177
    A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na área da saúde está em crescente aumento em todo o mundo, demarcando o campo da saúde digital. Especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), essas tecnologias tornaram-se essenciais para o aprimoramento do cuidado. Este estudo tem como objetivo formular e validar uma matriz de indicadores para avaliação da qualidade do cuidado na saúde digital na APS brasileira, assim como, avaliar a integração das tecnologias digitais na APS, identificando barreiras e facilitadores em uma capital brasileira. O estudo de validação foi dividido em três fases: elaboração do instrumento, análise de validade e estudo piloto. O instrumento foi elaborado com base no modelo de avaliação da APS a partir de revisão de literatura; a análise de validade utilizou a técnica Delphi associada ao grupo nominal e as evidências de referências na literatura. No estudo piloto, foram realizadas entrevistas audiogravadas com atores estratégicos da atenção primária. Aplicou-se também um survey, utilizando um questionário fruto do estudo de validação, envolvendo médicos e enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde, cuja análise incluiu estatística descritiva e testes de associação, auxiliada pelo software SPSS, com nível de significância de 5%. O trabalho resultou na matriz de indicadores “QualiAPS Digital - Brasil” desenhada sob conjunto de 37 indicadores, distribuídos em três componentes distintos e suas respectivas dimensões. O componente “Estrutura” inclui a dimensão “Recursos”; o componente “Processos” inclui as dimensões “Técnica”, “Organizacional” e “Relacional”; e o componente “Resultados” inclui as dimensões “Resultados de Curto Prazo” e “Resultados de Médio Prazo”. Os valores gerais obtidos para IVC e IRA na validação foram 0,89 e 1,00; respectivamente. Por conseguinte, foi possível desenhar roteiros de avaliação e indicar técnicas de coleta de dados qualitativos para avaliação da saúde digital na APS brasileira. Os achados do survey demonstraram a presença de computadores e o uso do e-SUS/Prontuário Eletrônico do Cidadão em todas as unidades, destacando-se o WhatsApp®, ligações telefônicas e outras mídias digitais como as principais ferramentas utilizadas. Observou-se que havia infraestrutura digital limitada, ausência de capacitação adequada dos profissionais e de protocolos específicos para a organização das ações digitais, e associações estatísticas com o desempenho das ações de saúde digital. Portanto, apresenta-se um instrumento validado quanto à sua relevância, conteúdo e suporte teórico para avaliar a qualidade da assistência digital na saúde. Os demais achados permitem recomendar o fortalecimento das políticas de qualificação profissional e dos investimentos em infraestrutura, visando à continuidade e ao aprimoramento do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na APS. Essas descobertas oferecem insights comparáveis para contextos semelhantes no Brasil em ambientes de APS urbana e em países com contextos socioeconômicos equivalentes e sistemas de saúde pública análogos. Outras aplicações da ferramenta proposta podem subsidiar a tomada de decisão de gestores e profissionais de saúde na busca pela melhoria da atenção primária remota prestada à população.
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    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO CUIDADO NA SAÚDE DIGITAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO
    (2025-07-10) Figueirêdo, Renan Cabral De; Uchoa, Severina Alice Da Costa; 45175993615; 04982832404; Silva, Jose Adailton Da; 05645385403; Amorim, Karla Patricia Cardoso; 87701502491; Oliveira, Ricardo Antunes Dantas De; 22028077808; Lapão, Luís Velez; 12564353177
    A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na área da saúde está em crescente aumento em todo o mundo, demarcando o campo da saúde digital. Especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), essas tecnologias tornaram-se essenciais para o aprimoramento do cuidado. Este estudo tem como objetivo formular e validar uma matriz de indicadores para avaliação da qualidade do cuidado na saúde digital na APS brasileira, assim como, avaliar a integração das tecnologias digitais na APS, identificando barreiras e facilitadores em uma capital brasileira. O estudo de validação foi dividido em três fases: elaboração do instrumento, análise de validade e estudo piloto. O instrumento foi elaborado com base no modelo de avaliação da APS a partir de revisão de literatura; a análise de validade utilizou a técnica Delphi associada ao grupo nominal e as evidências de referências na literatura. No estudo piloto, foram realizadas entrevistas audiogravadas com atores estratégicos da atenção primária. Aplicou-se também um survey, utilizando um questionário fruto do estudo de validação, envolvendo médicos e enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde, cuja análise incluiu estatística descritiva e testes de associação, auxiliada pelo software SPSS, com nível de significância de 5%. O trabalho resultou na matriz de indicadores “QualiAPS Digital - Brasil” desenhada sob conjunto de 37 indicadores, distribuídos em três componentes distintos e suas respectivas dimensões. O componente “Estrutura” inclui a dimensão “Recursos”; o componente “Processos” inclui as dimensões “Técnica”, “Organizacional” e “Relacional”; e o componente “Resultados” inclui as dimensões “Resultados de Curto Prazo” e “Resultados de Médio Prazo”. Os valores gerais obtidos para IVC e IRA na validação foram 0,89 e 1,00; respectivamente. Por conseguinte, foi possível desenhar roteiros de avaliação e indicar técnicas de coleta de dados qualitativos para avaliação da saúde digital na APS brasileira. Os achados do survey demonstraram a presença de computadores e o uso do e-SUS/Prontuário Eletrônico do Cidadão em todas as unidades, destacando-se o WhatsApp®, ligações telefônicas e outras mídias digitais como as principais ferramentas utilizadas. Observou-se que havia infraestrutura digital limitada, ausência de capacitação adequada dos profissionais e de protocolos específicos para a organização das ações digitais, e associações estatísticas com o desempenho das ações de saúde digital. Portanto, apresenta-se um instrumento validado quanto à sua relevância, conteúdo e suporte teórico para avaliar a qualidade da assistência digital na saúde. Os demais achados permitem recomendar o fortalecimento das políticas de qualificação profissional e dos investimentos em infraestrutura, visando à continuidade e ao aprimoramento do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na APS. Essas descobertas oferecem insights comparáveis para contextos semelhantes no Brasil em ambientes de APS urbana e em países com contextos socioeconômicos equivalentes e sistemas de saúde pública análogos. Outras aplicações da ferramenta proposta podem subsidiar a tomada de decisão de gestores e profissionais de saúde na busca pela melhoria da atenção primária remota prestada à população.
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    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO CUIDADO NA SAÚDE DIGITAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE INSTRUMENTO
    (2025-07-10) Figueirêdo, Renan Cabral De; Uchoa, Severina Alice Da Costa; 45175993615; 04982832404; Silva, Jose Adailton Da; 05645385403; Amorim, Karla Patricia Cardoso; 87701502491; Oliveira, Ricardo Antunes Dantas De; 22028077808; Lapão, Luís Velez; 12564353177
    A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na área da saúde está em crescente aumento em todo o mundo, demarcando o campo da saúde digital. Especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), essas tecnologias tornaram-se essenciais para o aprimoramento do cuidado. Este estudo tem como objetivo formular e validar uma matriz de indicadores para avaliação da qualidade do cuidado na saúde digital na APS brasileira, assim como, avaliar a integração das tecnologias digitais na APS, identificando barreiras e facilitadores em uma capital brasileira. O estudo de validação foi dividido em três fases: elaboração do instrumento, análise de validade e estudo piloto. O instrumento foi elaborado com base no modelo de avaliação da APS a partir de revisão de literatura; a análise de validade utilizou a técnica Delphi associada ao grupo nominal e as evidências de referências na literatura. No estudo piloto, foram realizadas entrevistas audiogravadas com atores estratégicos da atenção primária. Aplicou-se também um survey, utilizando um questionário fruto do estudo de validação, envolvendo médicos e enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde, cuja análise incluiu estatística descritiva e testes de associação, auxiliada pelo software SPSS, com nível de significância de 5%. O trabalho resultou na matriz de indicadores "QualiAPS Digital - Brasil" desenhada sob conjunto de 37 indicadores, distribuídos em três componentes distintos e suas respectivas dimensões. O componente "Estrutura" inclui a dimensão "Recursos"; o componente "Processos" inclui as dimensões "Técnica", "Organizacional" e "Relacional"; e o componente "Resultados" inclui as dimensões "Resultados de Curto Prazo" e "Resultados de Médio Prazo". Os valores gerais obtidos para IVC e IRA na validação foram 0,89 e 1,00; respectivamente. Por conseguinte, foi possível desenhar roteiros de avaliação e indicar técnicas de coleta de dados qualitativos para avaliação da saúde digital na APS brasileira. Os achados do survey demonstraram a presença de computadores e o uso do e-SUS/Prontuário Eletrônico do Cidadão em todas as unidades, destacando-se o WhatsApp®, ligações telefônicas e outras mídias digitais como as principais ferramentas utilizadas. Observou-se que havia infraestrutura digital limitada, ausência de capacitação adequada dos profissionais e de protocolos específicos para a organização das ações digitais, e associações estatísticas com o desempenho das ações de saúde digital. Portanto, apresenta-se um instrumento validado quanto à sua relevância, conteúdo e suporte teórico para avaliar a qualidade da assistência digital na saúde. Os demais achados permitem recomendar o fortalecimento das políticas de qualificação profissional e dos investimentos em infraestrutura, visando à continuidade e ao aprimoramento do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na APS. Essas descobertas oferecem insights comparáveis para contextos semelhantes no Brasil em ambientes de APS urbana e em países com contextos socioeconômicos equivalentes e sistemas de saúde pública análogos. Outras aplicações da ferramenta proposta podem subsidiar a tomada de decisão de gestores e profissionais de saúde na busca pela melhoria da atenção primária remota prestada à população.
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