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Navegando por Autor "Figueira Filho, Fernando Marques"

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    Tese
    Uma abordagem anotativa para gerência de variabilidade em linhas de processos de software: concepção, implementação e avaliação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-19) Aleixo, Fellipe Araújo; Kulesza, Uira; ; http://lattes.cnpq.br/0189095897739979; ; http://lattes.cnpq.br/9598457318220683; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; ; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Werner, Claudia Maria Lima; ; http://lattes.cnpq.br/9719247117370600; Oliveira Junior, Edson Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/8717980588591239
    A indústria de software encontra-se, nos dias de hoje, em um cenário altamente dinâmico, o qual reflete o mundo dos negócios e a sociedade como um todo. A demanda por sistemas de software é, dessa forma, cada vez mais crescente e visa atender a diferentes domínios. Nesse cenário, onde sistemas de software complexos precisam ser desenvolvidos com um excelente nível de qualidade e consumindo menor quantidade de recursos; aumenta a importância da definição de processos de software. Porém, tais processos necessitam ser devidamente adaptados aos contextos específicos de cada projeto, de forma a garantir a qualidade dos produtos de software desenvolvidos bem como o uso eficaz dos recursos disponíveis. Para que essa adaptação dos processos de software ocorra de forma eficaz, é necessário promover a reutilização de especificações de processos já existentes, bem como experiências e práticas de sucesso passadas. Este trabalho explora a adoção de técnicas de engenharia de linha de produtos de software de forma a promover a gerência de variabilidades de famílias de processos de software. Para um melhor entendimento do problema em questão foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a qual identificou um conjunto de abordagens para a gerência de variabilidades em processos de software e suas principais características. Também foi realizada a proposta de uma abordagem anotativa para a gerência de variabilidades em processos de software, bem como um estudo exploratório visando a concretização dessa abordagem e a implementação de um protótipo de ferramenta para auxiliar na aplicação da mesma. A abordagem anotativa proposta foi, então, avaliada e comparada com a abordagem composicional do EPF Composer. Tais avaliações foram conduzidas por meio da realização de estudos empíricos e um experimento controlado. Nos estudos empíricos as abordagens foram avaliadas: (i) qualitativamente de acordo com um conjunto de critérios de análise da especificação de suas variabilidades; e (ii) quantitativamente por meio da comparação de valores obtidos para métricas de modularidade, tamanho e complexidade para as especificações de uma mesma linha de processo usando as abordagens anotativa e composicionais. O experimento controlado teve como objetivo comparar as abordagens anotativa e composicional sob a perspectiva do esforço e entendimento das abordagens quando utilizadas na especificação de variabilidades em uma linha de processos de software. Os estudos evidenciaram diversos benefícios proporcionados pela abordagem anotativa no contexto de linhas de processos de software e seu potencial de integração com abordagens composicionais para auxiliar na modelagem de variabilidades em processos de software
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    Dissertação
    Uma abordagem de apoio à gerência de projetos de software para análise da contribuição de desenvolvedores
    (2014-10-14) Lima, Jalerson Raposo Ferreira De; Kulesza, Uira; Figueira Filho, Fernando Marques; ; ; http://lattes.cnpq.br/0189095897739979; ; Aranha, Eduardo Henrique Da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9520477461031645; Gerosa, Marco Aurélio; ; http://lattes.cnpq.br/4507073071352893
    A produtividade é um importante atributo para equipes de desenvolvimento e empresas de software manterem a competitividade no mercado. Contudo, a produtividade de uma equipe depende diretamente da contribuição individual de seus desenvolvedores. Infelizmente não há consenso, na literatura, sobre como medir essa contribuição. Avanços nessa área incluem trabalhos que propõem utilizar métricas baseadas em mineração de repositórios como indicadores de contribuição. No entanto, esses trabalhos ainda carecem de estudos para validar a utilidade e aplicabilidade de tais métricas no contexto de gerência de software. Este trabalho de dissertação apresenta: (i) uma abordagem de apoio à gerencia de projetos para acompanhamento da contribuição de desenvolvedores; e (ii) a condução de um estudo de avaliação da abordagem proposta no contexto de uma instituição de desenvolvimento de software realizada em colaboração com gerentes de projetos reais. Os resultados do estudo apontam que as métricas que compõem a abordagem são bastante utéis para análise da contribuição individual de desenvolvedores, mas não devem ser usadas de forma exclusiva, devendo ser também consideradas atributos subjetivos relacionados a outras atividades não relacionadas a programação.
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    Dissertação
    Analisando o tratamento de exceções em aplicações android
    (2016-08-17) Queiroz, Francisco Diogo Oliveira de; Coelho, Roberta de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/9854634275938452; ; http://lattes.cnpq.br/4142453806695605; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Cacho, Nelio Alessandro Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/4635320220484649; Almeida, Rodrigo Bonifácio de; ; http://lattes.cnpq.br/0368311142108150
    Com a ascensão da tecnologia móvel nos últimos anos, dispositivos como smartphones e tablets têm se tornado parte integral da vida das pessoas. Como telefones tradicionais, os smartphones podem ser utilizados para realizar chamadas e mandar mensagens de texto, mas é a possibilidade de fornecer variados tipos de aplicações que os tornam tão atrativos para seus usuários. Neste contexto, aplicações Android tem se tornado cada vez mais populares; e no mesmo ritmo em que cresce o número de aplicações disponíveis, também cresce o número de usuários afetados pelos crashes de tais aplicações. Para poder lidar com tais condições excepcionais, o código para lançamento e captura de exceções não é uma parte opcional mas uma parte fundamental de tais aplicações. Porém, o que se tem observado é que o código projetado para tratar estas condições excepcionais pode muitas vezes ser a causa de crashes (e.g., exceções não capturadas). Até o momento nenhum estudo investigou as principais características do código de tratamento de exceções (TE) de aplicações Android. Este trabalho apresenta um conjunto de estudos complementares para melhor entender as características do código de TE de aplicações Android assim como identificar a visão dos desenvolvedores a respeito destas características. Neste trabalho foram realizados três estudos: (i) um estudo exploratório onde foram inspecionados o código de TE de 15 aplicações Android populares (o que no total correspondeu a 3490 blocos try-catch-finally); e (ii) dois estudos qualitativos baseados em técnicas de Teoria Fundamentada em Dados - nestes foram aplicados surveys a 28 desenvolvedores Android e 47 especialistas Android para levantar a opinião dos mesmos sobre boas e más praticas no desenvolvimento do tratamento de exceções no ambiente Android. Durante estes estudos observamos um grande número de exceções sendo silenciadas no código de apps. Também observamos que poucas aplicações enviavam informações as informações sobre as exceções uncaught para servidores de crash report.
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    Dissertação
    Análise do comportamento de estudantes em videoaulas
    (2018-07-27) Silva, Francisco Genivan; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; ; ; Figueira Filho, Fernando Marques; ; Nunes, Isabel Dillmann; ; Dorça, Fabiano Azevedo;
    A Educação a Distância e o uso de sistemas e-learning contribuem para a grande geração de dados educacionais. Diante disso, a utilização de banco de dados e o armazenamento de logs de execução possibilitam que as informações fiquem mais facilmente acessíveis e propícias à investigação dos processos educacionais. Metodologias de extração automática de informações úteis a partir de grandes volumes de dados, em especial a Mineração de Dados, têm contribuído expressivamente para melhorias no campo da educação. Entretanto, a maioria dos métodos tradicionais está centrada unicamente nos dados ou em como eles são estruturados, não havendo preocupação maior com o processo educacional como um todo. Além disso, pouca atenção tem sido dada a informações sobre o comportamento dos estudantes durante o uso de recursos e de mídias educacionais. Levando isso em conta, observamos que as videoaulas têm sido utilizadas como parte significativa de diversos cursos ofertados em instituições de ensino, demonstrando que a cultura do vídeo está cada vez mais disseminada e que faz parte do cotidiano dos estudantes. Diante disso, compreendemos, pois, que analisar o comportamento deles, durante a execução dos vídeos, pode contribuir para uma avaliação mais precisa da qualidade dos assuntos abordados e da forma como foram trabalhados. Desse modo, este trabalho de mestrado se constituiu a partir da realização de estudos conduzidos de maneira a investigar como alunos se comportam durante o uso das videoaulas, o que se faz com vistas a evidenciar os benefícios desse tipo de análise para a educação. A avaliação das videoaulas se dá por meio de um processo que envolve extração de informações de arquivos de log e modelagem de ações através da mineração de processos. Nesse sentido, os resultados demonstram que o número de visualizações, o tempo gasto e o tempo de abandono do vídeo são variáveis que possuem grande capacidade de oferecer informações úteis sobre a aprendizagem dos alunos. Isso demonstra que avaliar o recurso educacional através da análise de suas ações pode contribuir substancialmente com a área educacional, beneficiando o tratamento de questões como a identificação de gargalos no processo de aprendizagem e a antecipação de problemas, principalmente na educação a distância. Os resultados obtidos com o uso da Mineração de Processos em dados proporcionaram maior clareza acerca do comportamento dos alunos durante as videoaulas, fornecendo o direcionamento necessário para as ações a serem tomadas por professores e por produtores de conteúdo. Em vista disso, o trabalho traz contribuições para a melhoria de aspectos-chave da aprendizagem com uso de vídeos a partir de uma abordagem multidisciplinar, ajudando diretamente educadores e gestores a promoverem uma formação educacional mais completa, baseada em recursos com melhor compreendidos.
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    Dissertação
    Avaliação da contribuição de desenvolvedores para projetos de software usando mineração de repositórios de software e mineração de processos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-01) Costa, Daniel Alencar da; Kulesza, Uira; ; http://lattes.cnpq.br/0189095897739979; ; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; ; Aquino Júnior, Gibeon Soares de; ; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Flach, Christina Brandão Von; ; http://lattes.cnpq.br/1827829018668226
    Mineração de Repositórios de Software (MSR) é uma área que procura analisar repositórios de software em busca de informações relevantes para a pesquisa e para a prática na engenharia de software. As minerações buscam transformar informações estáticas de repositórios de software (sistemas de gerência de configuração e mudanças) em informações relevantes que auxiliam a tomada de decisão dentro do contexto de projetos de software. Por outro lado, a área de Mineração de Processos (MP) busca descobrir características dos processos que são utilizados em organizações para auxiliar na melhoria e documentação destes processos. Trabalhos recentes têm buscado utilizar as técnicas de MSR e de MP para realizar diversas análises na área de Engenharia de Software, tais como: (i) estudar a evolução dos projetos de software (ii) entender o processo de software real utilizado em um determinado projeto; e (iii) criar modelos de predições de defeitos. Contudo, poucos destes trabalhos buscam utilizar as técnicas de MP e MSR com o objetivo de analisar a contribuição de desenvolvedores na implementação de sistemas de software. Esta dissertação de mestrado propõe a condução de estudos experimentais que buscam avaliar a contribuição de desenvolvedores de software para projetos, através da utilização das técnicas de MSR e MP. A contribuição dos desenvolvedores é avaliada sob três diferentes perspectivas: (i) commits defeituosos; (ii) tamanho dos commits; e (iii) resolução de bugs prioritários. Dois projetos de software (um open-source e outro privado) foram analisados sob estas três perspectivas. Para o projeto open-souce, 12.827 commits e 8.410 bugs foram avaliados, enquanto que para o projeto privado, 4.663 commits e 1.898 bugs foram avaliados. Os resultados obtidos indicam que para o projeto open-source os desenvolvedores classificados como desenvolvedores core, são os que mais produzem commits defeituosos (embora também sejam os que mais produzem commits), são os que contribuem com commits de maior tamanho de código e também contribuem com mais bugs prioritários solucionados. Já para o projeto privado, os resultados não indicaram uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos de desenvolvedores
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    Artigo
    Avaliação da usabilidade do Audacity na edição de áudio por não especialistas
    (Revista Design & Tecnologia, 2024) Oliveira, Jakeline Bandeira de; Silva, Bruno Santana da; Figueira Filho, Fernando Marques; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000
    A necessidade humana de comunicação associada a maior disponibilidade de dispositivos digitais e de acesso à internet no cotidiano das pessoas está favorecendo um aumento importante do consumo e da produção de conteúdos audiovisuais na/para as mídias sociais digitais, como o YouTube e Instagram, por exemplo. Nesta nova realidade, há espaço para participação de produtores não especialistas, ou seja, pessoas sem formação e experiências específicas também estão produzindo conteúdo audiovisual. Como o processo de produção audiovisual por não especialistas ainda é pouco conhecido, faz-se necessário investiga-lo. Trabalhos anteriores identificaram que produtores não especialistas participam de atividades ao longo de todo o processo de produção audiovisual para mídias sociais digitais, porém evitam editar o conteúdo gravado. Esses produtores também relataram dificuldades em atividades de edição de áudio e vídeo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar se e quais fatores de usabilidade da interface do software Audacity podem estar atrapalhando o processo de produção audiovisual por produtores não especialistas. Empregou-se questionário pré-teste, teste de usabilidade, entrevista pós-teste e o System Usability Scale. Os 10 participantes realizaram 4 tarefas: ajuste de volume, corte de áudio, remoção de ruído e distorção da voz. Os resultados evidenciaram oportunidades de melhoria na usabilidade da interface do Audacity, em particular na facilidade de aprendizado e eficiência de uso por não especialistas. As dificuldades de uso do Audacity observadas neste trabalho podem justificar em parte os resultados reportados em estudos anteriores, tanto o comportamento de evitar editar o conteúdo gravado, quanto as dificuldades na edição de áudio relatadas por produtores de conteúdo não especialistas.
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    TCC
    BugAwareRetro: ferramenta de apoio às reuniões de retrospectiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Lopes, Rita de Cássia Lino; Coelho, Roberta de Souza; http://lattes.cnpq.br/9854634275938452; Figueira Filho, Fernando Marques; Lucena, Márcia Jacyntha Nunes Rodrigues
    A identificação e correção de defeitos representa uma parcela significativa do esforço total de desenvolvimento de software, podendo ser até 100 vezes mais cara após a entrega. Embora as retrospectivas sejam reconhecidas como mecanismo fundamental de melhoria contínua no Scrum, observa-se significativa divergência entre seu potencial teórico e implementação prática. Estudos empíricos revelam que a maioria das retrospectivas não aproveitam dados de projetos de software, fundamentando-se unicamente em percepções subjetivas. Esta abordagem compromete a qualidade das análises realizadas e a efetividade das ações de melhoria propostas. A ausência de rastreabilidade adequada entre defeitos, seus contextos de ocorrência e as reflexões conduzidas durante as retrospectivas constitui lacuna crítica que impede as equipes de transformarem experiências práticas em aprendizado sistematizado. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta Web denominada Sistema BugAwareRetro, que proporcione suporte estruturado às reuniões de retrospectiva através da apresentação organizada de dados de defeitos. O sistema visa aprimorar a qualidade das retrospectivas e promover a melhoria contínua através da correlação entre dados quantitativos de falhas e percepções qualitativas das equipes. A metodologia adotada empregou o backend em Java-Spring Boot e frontend em React-TypeScript. O BugAwareRetro diferencia-se de ferramentas existentes como Jira, Azure DevOps e outras focadas em retrospectiva ao propor solução integrada que unifica rastreamento de bugs e gestão de retrospectivas, atuando durante a Sprint para registro de defeitos e na Cerimônia de Retrospectiva para apresentação organizada dos dados, proporcionando ciclo contínuo baseado em evidências empíricas concretas.
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    Dissertação
    Catálogo de recomendações para auxiliar adoção ou transformação ágil
    (2018-07-30) Farias, Eriton de Barros; Lucena, Márcia Jacyntha Nunes Rodrigues; ; ; Figueira Filho, Fernando Marques; ; Freire, Marilia Aranha;
    Na academia é cada vez maior a quantidade de estudos sobre métodos ágeis. O desenvolvimento ágil de software exerce um impacto significativamente positivo no desempenho das equipes de desenvolvimento, na qualidade do software e na satisfação do usuário. Assim, dentre outros temas, a Adoção e Transformação Ágil são dois dos temas mais relevantes nos principais eventos sobre o ágil. Muitas equipes que trabalham com desenvolvimento ágil relatam que ainda falta um manual ou documento, onde se possa facilmente encontrar soluções para auxiliar equipes ágeis a realizarem processos de Transformação ou Adoção Ágil. Portanto, este trabalho tem o objetivo de analisar e categorizar informações que possam auxiliar equipes nesses processos. O resultado dessa análise foi organizado em um catálogo denominado de Catálogo de Recomendações para Auxiliar Adoção ou Transformação Ágil. O catálogo foi avaliado e alterado através de um survey. O catálogo foi composto de treze recomendações.
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    Dissertação
    Dados abertos do governo brasileiro: entendendo as perspectivas de fornecedores de dados e desenvolvedores de aplicações ao cidadão
    (2017-02-21) Araújo, Narallynne Maciel de; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; ; http://lattes.cnpq.br/9221440085527841; Cacho, Nelio Alessandro Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/4635320220484649; Andrade, Nazareno;
    Dados Abertos Governamentais (DAGs) são vistos como uma forma de promover transparência, bem como de fornecer informações para a população por meio da abertura de dados relacionados a diversos setores governamentais. Cidadãos, ao fazerem uso de aplicações desenvolvidas com esse tipo de dado, conseguem obter o conhecimento sobre determinada esfera pública; o governo, por sua vez, é capaz de promover a transparência necessária e proporcionar melhorias dos seus órgãos por meio da interação com cidadãos que utilizam tais aplicações. No entanto, a criação e o sucesso de projetos que usam DAGs certamente depende de desenvolvedores capazes de extrair, processar e analisar essas informações, como também da qualidade com que esses dados são disponibilizados pelos seus fornecedores. Esta pesquisa foi dividida em duas fases: a primeira fase, procurou investigar a perspectiva dos desenvolvedores que utilizam DAGs brasileiros para o desenvolvimento de aplicações que objetivam promover maior transparência aos cidadãos; na segunda fase, foram investigadas as perspectivas de cidadãos responsáveis por publicar esses dados em portais de dados abertos, i.e. fornecedores de DAGs. Por meio de vinte e quatro entrevistas semiestruturadas com doze desenvolvedores e doze fornecedores, este trabalho reporta o que os motivam a trabalhar com DAGs, bem como as dificuldades enfrentadas por eles nesse processo. Os resultados indicam que ambos atores buscam promover transparência para a população, mas esbarram na baixa qualidade dos DAGs, barreiras culturais, dentre outroes problemas. Neste trabalho, tais problemas são apresentados e caracterizados qualitativamente. Também são apresentadas recomendações, de acordo com as perspectivas de desenvolvedores e fornecedores de dados, com o objetivo de trazer benefícios ao ecossistema de DAGs brasileiro e aos cidadãos.
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    Artigo
    Demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais
    (2022) Oliveira, Jakeline Bandeira de; Silva, Bruno Santana da; Figueira Filho, Fernando Marques; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000
    As mídias sociais digitais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas atualmente. Pelas suas características tecnológicas e por não passarem por um controle tão rígido quanto os meios de comunicação de massa mais tradicionais, as mídias digitais permitem a publicação e o consumo de conteúdos mais diversos por um grupo significativamente maior de produtores, desde os sem formação e experiência até os profissionais bastante experientes. As pesquisas sobre comunicação mediada pelas tecnologias digitais têm abordado uma variedade de temas, onde é possível destacar a análise dos conteúdos e a atuação profissional dos produtores. Pouco se conhece sobre o processo de produção audiovisual para as mídias sociais digitais. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo investigar demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais. Os dados foram coletados por um questionário online, entre maio e agosto de 2021. Eles foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Os 43 participantes relataram uma diversidade de demandas, dentre as quais é possível destacar: realização de cursos específicos relacionados com a produção audiovisual, mais tempo para produzir conteúdo, mais e melhores equipamentos, equipes maiores e melhor capacitadas. Alguns participantes relataram dificuldades na edição do áudio e do vídeo, além de não saberem utilizar os softwares de edição. Trabalhos futuros podem tomar alguma dessas demandas como ponto de partida para uma investigação que busca entendê-la em profundidade, propor intervenções e avaliar seus impactos. Iniciativas multi e interdisciplinares tendem a ser promissoras nesses casos.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio a prática docente voltada ao ensino baseado em competências: uma abordagem centrada no usuário
    (2017-02-03) Alencar, Emerson Moura de; Campos, André Mauricio Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; ; http://lattes.cnpq.br/2299582336524499; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Nunes, Isabel Dillmann; ; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; Martins, Ana Isabel;
    A metodologia com base em competência visa a formação do profissional com foco nas habilidades em realizar tarefas relativas à sua ocupação no mercado de trabalho. Porém, esta nova proposta trouxe desafios às equipes pedagógicas e docentes, em especial nas tarefas de planejamento. O ato de planejar tem sido uma tarefa árdua, tendo em vista a mudança de paradigma, bem como tantos processos e informações que o docente precisa compreender e desenvolver. Devido a isso, este trabalho propõe simplificar a tarefa de planejamento por meio de uma ferramenta computacional cuja usabilidade será avaliada de forma que minimize os problemas enfrentados e ofereça recursos que facilitem a compreensão de uma metodologia de ensino com base em competências. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com o objetivo de encontrar padrões de dificuldades, através de formulários online e grupo focal foram coletados, com docentes das escolas do SENAI-DR/RN, dados relevantes à formulação de uma proposta de solução. O sistema, denominado MEP - Metodologia de Ensino Profissional, foi elaborado e desenvolvido em várias etapas, seguindo uma abordagem centrado no usuário, ou seja, envolvendo docentes e pedagogos durante o processo de concepção e desenvolvimento da ferramenta. Para verificar a facilidade do uso do sistema e a diminuição das barreiras que impeçam o usuário de atingir seus objetivos foi aplicado testes de usabilidade denominado teste de protótipo, onde foi possível aferir os pontos que foram facilitador e barreias no uso da ferramenta. O presente trabalho apresenta o processo de elaboração, desenvolvimento da ferramenta e os resultados de testes de usabilidade.
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    Dissertação
    Estimativa em projetos de desenvolvimento de aplicações móveis
    (2014-08-28) Souza, Laudson Silva De; Aquino Junior, Gibeon Soares De; ; http://lattes.cnpq.br/1254338144161360; ; Aranha, Eduardo Henrique Da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9520477461031645; Figueira Filho, Fernando Marques; ; Soares, Sérgio Castelo Branco;
    A ascensão do uso de tecnologias móveis no mundo, como smartphones e tablets, conectados a redes móveis, vem mudando velhos hábitos e criando novas maneiras da sociedade acessar informações e interagir com sistemas computacionais. Dessa forma, os sistemas de informação tradicionais estão passando por um processo de adequação a esse novo contexto computacional. Entretanto, é importante destacar que as características desse novo contexto são diferentes. Nele existem novos recursos e consequentemente novas possibilidades assim como restrições não existentes antes. Enfim, os sistemas desenvolvidos para esse ambiente possuem requisitos e características diferentes dos sistemas de informação tradicionais. Por este motivo, existe a necessidade de reavaliar o conhecimento atual sobre os processos de planejamento e construção para o desenvolvimento de sistemas neste novo ambiente. Uma área, em particular, que demanda tal adequação é a de estimativa de software. Os processos de estimativa, de uma maneira geral, se baseiam nas características dos sistemas, tentando quantificar a complexidade de implementá-los. Diante disto, o objetivo principal desse trabalho é apresentar uma proposta de modelo de estimativa para desenvolvimento de aplicações móveis. Ao longo do trabalho analisamos os métodos de estimativas existentes, identificamos características específicas de sistemas para dispositivos móveis e finalmente será proposta uma adaptação para esta área de um método de estimativa já existente.
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    Dissertação
    Um estudo de avaliação e documentação de arquiteturas de software na indústria
    (2016-08-25) Silva, Júlio César Leôncio da; Kulesza, Uira; Pinto, Felipe Alves Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/6163607072712192; ; http://lattes.cnpq.br/0189095897739979; ; http://lattes.cnpq.br/6687140805305537; Guerra, Eduardo Martins; ; http://lattes.cnpq.br/3413978291577451; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646
    Muitas vezes o arquiteto de software responsável pela definição e avaliação da arquitetura de software não consegue estabelecer quais requisitos não-funcionais devem ser priorizados no desenvolvimento de seus sistemas. Com isso, falhas podem ocorrer durante a execução do sistema demandando mais tempo e recursos para que seja corrigido. Em muitos casos, com a inexperiência dos arquitetos ou a necessidade de disponibilização rápida de um sistema, os requisitos não-funcionais não são considerados durante a definição da arquitetura de software e também não é feita a devida documentação da arquitetura, tornando difícil o acesso e entendimento da arquitetura pelos demais integrantes da equipe e dificultando a manutenção de componentes/módulos da arquitetura e respectivos relacionamentos. Este trabalho buscou levantar junto às empresas de software, públicas e privadas, quais as principais estratégias utilizadas na definição e avaliação da arquitetura, principalmente na obtenção e cumprimento dos requisitos não-funcionais, e documentação arquitetural. Nosso estudo contou com a participação de 17 arquitetos de software para responder o questionário proposto. Com a realização do questionário identificamos que os requisitos não-funcionais de desempenho e confiabilidade são os mais importantes a serem atendidos pela arquitetura e que mesmo com a existência de algumas abordagens para a avaliação de arquiteturas, elas não parecem estar bem difundidas e/ou utilizadas entre os arquitetos. Ao tratar especificamente o requisito de desempenho, os arquitetos julgaram que em uma análise de desempenho de um sistema de software a informação mais importante a ser exibida deve ser o tempo de resposta das requisições a um determinado cenário, acompanhado do tempo de execução dos métodos que fazem parte desse cenário. Em relação à documentação arquitetural, a maioria dos entrevistados afirmaram utilizar, no mínimo, algum tipo de documentação no momento de criação de um sistema de software, destacando-se a utilização de diagramas de classe e de componentes como as formas mais comuns de documentação utilizadas pelos arquitetos. Além disso, o trabalho propõe a utilização de um guia que busca auxiliar arquitetos de software na atividade de avaliação do cumprimento dos requisitos não-funcionais pela arquitetura durante a evolução do sistema, priorizando o requisito não-funcional de desempenho. Ao avaliar a aplicação do guia, os entrevistados apontaram a abordagem de análise de logs para identificar os cenários prioritários numa avaliação de desempenho como uma das principais contribuições do guia e que poderia facilitar na identificação e comparação das versões dos seus sistemas.
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    Dissertação
    Estudo exploratório da atividade de testes num sistema de acompanhamento de obras
    (2016-08-04) Sousa, Luciano Antônio Cordeiro de; Silva, Bruno Santana da; ; http://lattes.cnpq.br/7239490390098173; ; http://lattes.cnpq.br/4849762361895891; Ribeiro, Cláudia Maria Fernandes Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/4724141474353962; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646
    Apesar da área de testes de software estar bem estabelecida na academia, algumas equipes de desenvolvimento de software no mercado acabam não dando atenção necessária a esta atividade. Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre chamados e testes ao longo de 3 anos de um sistema de controle de obras de uma empresa de energia. Buscou-se identificar relações entre chamados dos usuários, funcionalidades, testes automatizados e modificações no código-fonte, para compreender algumas consequências de decisões tomadas e identificar oportunidades de melhorias no processo de desenvolvimento do sistema analisado.
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    Dissertação
    Estudo sobre o suporte tecnológico para edição de áudio na produção audiovisual para mídias sociais digitais por não especialistas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-26) Oliveira, Jakeline Bandeira de; Figueira Filho, Fernando Marques; Silva, Bruno Santana da; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000; http://lattes.cnpq.br/7239490390098173; http://lattes.cnpq.br/9736367574092154; Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7982148962089986; Darin, Ticianne de Gois Ribeiro
    Uma maior disponibilidade de dispositivos digitais, como smartphones, e conexão com a internet associada à necessidade humana de comunicação têm favorecido um aumento significativo no consumo e na produção de conteúdos audiovisuais na/para as mídias sociais digitais. Se nas mídias tradicionais a produção de conteúdo estava sob responsabilidade de profissionais especialistas, nas mídias sociais digitais a atuação de produtores não especialistas (pessoas sem formação e experiência específica) passou a ganhar espaço. Entretanto, a atuação deste novo público no processo de produção audiovisual ainda é pouco conhecida. Assim, este trabalho teve por objetivo geral investigar o suporte tecnológico para edição de áudio na produção audiovisual para mídias sociais digitais por não especialistas. Para tanto, estabeleceuse como objetivos específicos (1) investigar se e como produtores não especialistas participavam do processo de produção de conteúdos audiovisuais para seus próprios canais no Youtube e o Instagram; (2) investigar demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias sociais digitais; e (3) avaliar se e quais fatores de usabilidade do software de edição de áudio Audacity podem estar atrapalhando o processo de produção audiovisual por produtores não especialistas. Três estudos foram realizados para atingir esses objetivos. O Estudo I foi uma entrevista semiestruturada com produtores não especialistas sobre seus processos de produção de conteúdos para seus canais no YouTube e no Instagram. O Estudo II foi um questionário (survey) sobre as demandas de produtores de conteúdo para mídias sociais digitais, em especial aquelas relacionadas com dificuldades na edição de vídeos e áudios. O Estudo III avaliou a usabilidade do software Audacity com um teste de usabilidade e o questionário SUS (System Usability Scale) a partir da observação de tarefas de edição de volume, corte, ruído e distorção em áudio. Como principais resultados, identificou-se que produtores não especialistas costumam se envolver em várias atividades do processo de produção de conteúdo para as mídias sociais digitais, em particular na edição do foi gravado. Alguns deles, no entanto, relaram evitar editar o conteúdo gravado. Dentre as várias demandas relatadas, produtores de conteúdo afirmaram enfrentar mais dificuldades para editar áudios do que vídeos. Ao avaliar a interface do Audacity, identificou-se que problemas de usabilidade podem sim estar relacionados com as dificuldades de edição relatadas pelos produtores de conteúdo. Deste modo, ficou claro que existem oportunidades de melhoria na interface do Audacity para apoiar adequadamente produtores de conteúdo não especialistas para as mídias sociais digitais.
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    Dissertação
    ExceptionPolicyExpert: uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento do tratamento de exceções
    (2017-02-20) Montenegro, Taiza Rabello; Coelho, Roberta de Souza; Barbosa, Eiji Adachi Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8833409749475821; ; http://lattes.cnpq.br/9854634275938452; ; http://lattes.cnpq.br/1268388002971603; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Lima Filho, Fernando José Castor de; ; http://lattes.cnpq.br/7310046838140771
    Na medida em que aumenta a dependência da sociedade com os sistemas de software, aumenta também a demanda pela robustez destes sistemas. O tratamento de exceções é uma das técnicas mais utilizadas para a construção de sistemas de software robustos. A política de tratamento de exceções é o conjunto de regras que define como as exceções devem ser manuseadas. Porém, na maioria dos casos, essa política não está definida de forma explícita, sendo um desafio para o desenvolvedor criar o código de tratamento de exceções. Este trabalho propõe uma ferramenta em formato de plug-in do Eclipse, denominada ExceptionPolicyExpert, que tem o objetivo de orientar o desenvolvedor na implementação desse tipo de código de forma a atender uma política previamente definida. Esta ferramenta analisa o código fonte e verifica se há alguma violação à política de tratamento de exceções, alertando o desenvolvedor para não conformidade, caso exista. Para auxiliar o levantamento dos requisitos da ferramenta, foi realizado um estudo exploratório com desenvolvedores, utilizando técnicas de Grounded Theory, que buscou entender quais eram os principais desafios deles no momento da implementação do código de tratamento de exceções. O estudo mostrou que a maioria deles não recebem orientações a respeito da política de tratamento de exceções e nem tem acesso à política de tratamento de exceções a ser seguida. Consequentemente, muitas vezes lidam com esse código de forma indevida. Dessa forma, foi proposta uma ferramenta que visa trazer informações sobre a política de tratamento de exceções para a IDE, de forma que auxilie o desenvolvedor na implementação do código excepcional sem violar a política. A avaliação da ferramenta mostrou que ela auxilia o desenvolvedor a tomar decisões no momento da implementação do código de tratamento de exceções.
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    Tese
    Formalização de experimentos controlados em engenharia de software
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-05) Freire, Marilia Aranha; Kulesza, Uira; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9520477461031645; ; http://lattes.cnpq.br/0189095897739979; ; http://lattes.cnpq.br/8869115413376282; Guerrero, Dalton Dario Serey; ; http://lattes.cnpq.br/2050632960242405; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Soares, Sérgio Castelo Branco; ; http://lattes.cnpq.br/6456667887502521; Batista, Thais Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/5521922960404236
    A condução de estudos empíricos é de vital importância para coletar evidências científicas sobre novas tecnologias de software. Neste sentido, nos últimos anos centenas de experimentos controlados vêm sendo realizados na área da engenharia de software. Um experimento controlado é uma técnica que permite aos cientistas testarem uma hipótese de pesquisa e a relação causa e efeito entre as variáveis envolvidas no ambiente de estudo. Entretanto, o planejamento, execução, análise e empacotamento de um experimento controlado são considerados atividades complexas, custosas e propensas a erros. As poucas ferramentas existentes de apoio ao processo de experimentação auxiliam várias atividades envolvidas em um experimento mas possuem limitações e grande necessidade de melhorias. Neste contexto, este trabalho propõe : (i) investigar abordagens e ambientes existentes de apoio a formalização e condução de experimentos controlados em ES identificando suas limitações e benefícios; (ii) propor uma linguagem específica de domínio para a formalização de experimentos controlados; e (iii) desenvolver uma abordagem dirigida por modelos que usa a formalização de um experimento para geração de workflows customizáveis de apoio à condução de experimentos controlados. O trabalho é avaliado através da condução de: (i) um estudo de viabilidade da abordagem dirigida por modelos através da modelagem de um experimento existente e geração de workflows customizáveis a partir do seu projeto estatístico; (ii) um estudo empírico de análise da expressividade e completude da linguagem específica de domínio proposta através da modelagem de 16 experimentos; (iii) um experimento controlado que investiga à compreensão da linguagem pelos experimentadores; e (iv) um experimento controlado que investiga a usabilidade da linguagem através do seu uso direto na especificação de experimentos. Os resultados obtidos em tais estudos trazem evidências que a abordagem proposta é viável, e que a linguagem tem um bom nível de expressividade e completude. Além disso, as análises mostram que a compreensão do plano experimental escrito na linguagem proposta é mais fácil e mais rápida que quando analisando a especificação de um plano experimental descrito em artigos científicos. Por fim, a percepção dos experimentadores foi positiva em relação à utilização da linguagem.
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    Dissertação
    Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação
    (2017-08-25) Brito, André Luiz de Souza; Madeira, Charles Andrye Galvão; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; Figueira Filho, Fernando Marques; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Freitas, Sérgio Antônio Andrade de; http://lattes.cnpq.br/0395549254894676; https://orcid.org/0000-0003-3996-4985
    A tecnologia é um grande transformador da cultura de uma sociedade. Essa transformação cultural induz, por sua vez, a uma necessidade de revoluções em várias áreas do conhecimento. Uma dessas áreas é a educação, que conta com uma geração de jovens que estão sempre conectados, possuem acesso a grandes quantidades de informação e podem rapidamente compartilhá-las. Como consequência, os modelos tradicionais de ensino-aprendizagem nos quais o professor assume um papel centralizador e o aluno se encontra passivamente recebendo as informações, passam a ser cada vez mais ineficazes. A inadequação dessas práticas diminui a conexão do aluno com o ambiente escolar e as disciplinas, levando-o mais facilmente a uma desmotivação pelos estudos. Um campo de pesquisa que tem se destacado nos últimos anos quando tratamos da motivação no contexto educacional é o da Gamificação. No entanto, um problema comum ainda persiste na construção de soluções gamificadas para a educação, que consiste na falta de um processo de design claro que norteie de forma eficaz a elaboração de soluções a fim de que os resultados obtidos pela aplicação das mesmas não sejam superficiais e ineficazes e não gerem impacto negativo na motivação dos alunos. Para contribuir com a solução desse problema, este trabalho propõe um processo de gamificação, denominado Level-Up, alicerçado na abordagem do Design Thinking para educadores, que tem como princípio básico o conhecimento prévio profundo sobre a problemática do desinteresse dos alunos a ser tratado antes que qualquer solução venha a ser projetada. Além disso, o framework Octalysis é utilizado para auxiliar na análise dos aspectos motivacionais tratados no cenário do problema e direcionar a escolha dos elementos de jogos para tornar esse cenário agradável e atingir os objetivos almejados com a gamificação. Para validar o processo proposto, um estudo de caso foi efetuado em uma disciplina introdutória de programação de um curso de ensino superior, no qual resultados promissores foram obtidos.
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    Dissertação
    Uma linha de processo de software para elicitação de requisitos baseada na criatividade combinacional
    (2016-10-14) Pinto, Rafael de Morais; Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues; Silva, Lyrene Fernandes da; ; ; ; Silveira, Denis da Silva; ; Aleixo, Fellipe Araújo; ; Figueira Filho, Fernando Marques;
    A necessidade por inovação e valorização de soluções criativas têm impulsionado a engenharia de requisitos a investigar técnicas de criatividade para elicitar requisitos úteis e originais. Tais técnicas baseiam-se na composição de idéias (requisitos, palavras ou problemas), geralmente vindas de fontes diversas e realizada em um processo que envolve papéis também diversos. No entanto, como identi car o núcleo comum e quais variações podem ser adaptadas ao contexto organizacional onde a técnica será usada? Esta dissertação apresenta uma Linha de Processo de Software (LPrS) para elicitação de requisitos baseada na criatividade combinacional. Esta LPrS abstrai o núcleo comum e as variações encontradas em algumas técnicas de criatividade combinacional, com o objetivo de ajudar equipes de engenharia de requisitos a de nirem a técnica combinacional de acordo com o contexto organizacional em questão. Para validar essa abordagem, discutimos como a LPrS atende às principais features dos trabalhos relacionados e como nossa LPrS generaliza as especi dades de 3 técnicas de criatividade combinacional que já foram utilizadas em estudos experimentais, produzindo resultados satisfatórios.
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    Dissertação
    Modelo de rastreabilidade de requisitos aplicada a gestão de projetos em métodos ágeis
    (2016-08-26) Silva, Robson Paulo da; Lucena, Márcia Jacyntha Nunes Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/7982148962089986; ; http://lattes.cnpq.br/1630291403238035; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/0534822491953359; Silva, Lyrene Fernandes da; ; http://lattes.cnpq.br/6082948468501249
    Métodos Ágeis tornaram-se uma forma de desenvolvimento predominante, sendo praticados em larga escala na indústria e objeto de grande interesse científico pela comunidade acadêmica. Apesar de qualidades reconhecidas pelos praticantes e pela academia, existem alguns pontos de fraqueza em que os Métodos Ágeis poderiam se beneficiar de soluções mais conservadoras, importadas dos métodos tradicionais. Como, por exemplo, situações em que ocorre a perda da memória coletiva devido à alta rotatividade de pessoal, ou a mudança do desenvolvimento de onshore para offshore. Uma destas soluções que pode trazer muitos benefícios para os processos ágeis de desenvolvimento é o emprego de Rastreabilidade para apoiar a gestão de projetos. O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de referência de rastreabilidade no âmbito de gestão de projetos em Métodos Ágeis e mostrar como aplicá-lo em um contexto real. Para construir este modelo foi feita uma revisão da literatura, na qual foram buscadas entidades de referência que representam conceitos, necessidades de informação, reconhecidos pela comunidade científica como importantes para o rastreamento de requisitos, além daqueles relacionados a projetos ágeis. Estes conceitos foram empregados na análise dos dados de projetos de software de uma grande corporação, para identificar problemas tais como: falta de testes; inconsistências na instanciação dos processos; deficiências na gestão dos projetos e; incoerências entre as Histórias de Usuário e seus detalhamentos.
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