Navegando por Autor "Figueiredo, Milene dos Santos"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Morais, Maria Edivaneide de; Momo, Mariângela; Momo, Mariângela; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira De; Figueiredo, Milene dos SantosA análise de uma determinada temática se faz mediante as abordagens que ela mesma apresenta e questiona. O presente artigo tem por finalidade principal realizar um estudo a partir de aspectos inerentes à aquisição e ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita no contexto da Educação Infantil utilizando-se para isso da revisão bibliográfica. Nesse sentido, propõe destacar e discorrer sobre situações significativas de ensino e aprendizagem que possibilitem e/ou favoreçam o desenvolvimento e a ampliação das capacidades de comunicação, expressão e de acesso ao mundo letrado, por meio da linguagem oral e escrita. Logo, percebe-se a Educação Infantil como espaço favorável para trabalhar as habilidades relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, visto que o eixo linguagem oral e escrita viabiliza o ato comunicativo, a interação e a construção de significados a partir de situações vivenciadas com o meio e com o outro, por meio da socialização, ampliando as capacidades cognitivas e formativas da criança enquanto sujeito que pensa e age ativamente, possibilitando, assim, sua inserção e participação nas diferentes práticas sociais. Para o desenvolvimento deste trabalho foi necessário um significativo estudo de caráter bibliográfico que proporcionou o discorrimento sobre aspectos relevantes e norteadores que devem ser considerados na prática pedagógica do professor no âmbito da Educação Infantil, na perspectiva de atingir um melhor desempenho no processo de ensino e, por conseguinte, de aprendizagem das crianças.TCC O ensino da literatura infantil na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Sousa, Beatriz Maria de; Momo, Mariangela; Momo, Mariângela; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Figueiredo, Milene dos SantosA temática elegida para este artigo foi a literatura infantil e as necessárias situações de ensino promovidas com a sua utilização na Educação Infantil. Nos dias atuais não está sendo fácil o trabalho com a literatura na educação infantil, pois muitos professores não incentivam a leitura de contos ou outros livros infantis. Por isso, a metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi a revisão bibliográfica sobre o tema. Teve como objetivo geral compreender como se pode proporcionar momentos de prazer para a criança no trabalho com a leitura infantil na escola. Essa escolha partiu do entendimento de que a literatura infantil colabora para, amplia vocabulário e a organização de pensamento das crianças; possibilita que as crianças consigam redigir melhor, desenvolvendo sua criatividade, pois o ato de ler e o ato de escrever estão intimamente ligados. Como principais resultados sistematizamos um conjunto de informações que podem ajudar a organizar o trabalho com a literatura infantil na escola. Além disso, considerou-se a literatura infantil como arte fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra; funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização.Livro Prática pedagógica em mídia-educação(SEDIS-UFRN, 2021) Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Milene dos SantosEste livro é fruto das experiências acumuladas pelos professores do Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Há 40 anos, a equipe do NEI vem se dedicando a construir uma proposta inovadora de ensinoLivro Práticas pedagógicas em mídia-educação(SEDIS-UFRN, 2021) Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Milene dos SantosEste livro, Prática Pedagógica em Mídia-Educação, parte do entendimento de que as crianças são sujeitos contemporâneos que habitam em um mundo altamente midiático. Ao considerar e respeitar esses sujeitos, o livro apresenta o trabalho com a mídia desenvolvido nos últimos anos no Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), configurando caminhos e alternativas distintos para o uso das mídias nas escolas. Os caminhos criados para o trabalho com o que se nomeia como mídia-educação não se caracterizam pela reprodução ou proibição das mídias na escola. As alternativas apresentadas no livro para o trabalho com a mídia-educação são caracterizadas pela criação, por processos criativos. Criação que acontece por meio de procedimentos coletivos de diálogo entre os pares/professores(as) e com as crianças, e trocas interpessoais e institucionais.