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Navegando por Autor "Figueiredo, Renato Pereira de"

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    Tese
    Cadernos de formação: ensino de filosofia, lições do poeta Manoel de Barros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Gadêlha Segundo, Felinto; Oliveira, Josineide Silveira de; ; ; http://lattes.cnpq.br/0141300705116614; Silva, Carlos Aldemir Farias da; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; França, Fagner Torres de; ; Bosco Filho, João; ; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; Figueiredo, Renato Pereira de;
    A tese aborda a temática do ensino de filosofia em chave complexa, no âmbito da educação básica brasileira e com foco na esfera da formação docente. Interessa-me demonstrar como a religação dos saberes é útil para ampliar a reflexão acerca de um ensino que fomente o uso do pensamento criativo, autônomo, imaginativo e crítico. Chamamos os capítulos de Cadernos, pois foram as anotações colhidas por mim durante as experiências em sala de aula que serviram de recurso para acessar memórias, encontros e diálogos entre alunos e demais professores. Consultei também diários de classe, planos de aulas e projetos escolares, os quais foram os condutores para a reflexão autocrítica do ensino de filosofia. Como minha intenção é trabalhar um pensamento filosófico, abstrato e especulativo sobre o mundo e a vida, tomei como aporte principal a filosofia poética de Manoel de Barros, além de outras manifestações artísticas. Minha hipótese é que há um devir-criança na poesia manoelina que a filosofia, pensada em sentido amplo, precisa resgatar. Dessa forma, poesia, pesquisa e filosofia são convocadas a caminharem juntas em diálogos e atravessamentos constantes. Na medida em que ressignificamos os currículos pedagógicos aprendemos e ensinamos que não existe idade para o aprendizado do pensamento filosófico. A filosofia enquanto educação para a complexidade tem como desafio oxigenar a curiosidade, a imaginação, o bem pensar e, consequentemente, estimular o bem viver.
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    Dissertação
    Chico César e a arte de compor a vida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Alves, Izabella Kelly Carneiro; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/4718052228395970; França, Fagner Torres de; Mendes, Iran Abreu; Bosco Filho, João; Figueiredo, Renato Pereira de
    A presente dissertação reflete acerca da composição musical como metáfora da vida, tendo como elementos de pesquisa vida e obras do artista paraibano Francisco César Gonçalves, mais conhecido como Chico César. Por meio de sua música, Chico César demonstra a importância da arte e da inventividade no mundo. As composições musicais desse artista inspiraram o desenvolvimento da dissertação e, por meio delas, conseguimos destacar os processos de criação de Chico César e como eles estão relacionados com a vida, suas origens e formação plural, e, por fim, com suas lições para a educação. Nessa pesquisa selecionamos as canções de Chico César que mais se aproximaram das proposições discutidas no trabalho: músicas de amor, protesto, liberdade e diversidade foram elencadas a partir de seus álbuns. A extensa produção do poeta, compositor e cantor foi organizada em forma de anexo para direcionar o leitor a uma visão ampla das composições do músico. O trabalho tem como interlocutores pensadores como Edgar Morin, Paulo Freire, Arthur Schopenhauer, Lídia Silmara Marton, Maria da Conceição Xavier de Almeida, entre outros. Concluímos que Chico César, em sua arte, nos ensina que a vida é uma composição contínua e renovadora. Conseguimos compor a vida quando dispomos da autocrítica, da leitura do mundo e do sentimento coletivo da humanidade. O diálogo entre os saberes, a diversidade e a compreensão humana são ímpetos para tecer a composição da nossa existência. Chico não se cansa de ensinar, por meio de sua arte, a manifestação do elo entre vida, natureza e cultura.
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    Dissertação
    Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática
    (2020-02-27) Silva, Jeane Lopes da; Oliveira, Josineide Silveira de; ; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; Bosco Filho, João; ; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; Figueiredo, Renato Pereira de;
    O propósito desta dissertação de mestrado é apresentar os Conselhos Escolares circunscritos na rede pública de ensino do Município de Natal-RN como escolas de alfabetização democrática nas quais é possível a iniciação do bem-pensar, da autonomia crítica e do desabrochar de sujeitos construtores da própria história. A abordagem da temática toma por via de aproximação consulta a fontes documentais, observação in loco e escuta de testemunhos. Herdeiros da tradição democrática que remonta aos Ciclos de Cultura e à CampanhaDe pé no chão também se Aprende a Ler, evidências educacionais da década de 60 do século XX na capital potiguar, os Conselhos Escolares emergiram na primeira década do século XXI sob a tutela da Secretaria Municipal de Educação e se fortaleceram pela conjunção dos vários segmentos da sociedade civil que, no reconhecimento de pertença e responsabilidade, reivindicam maior participação no projeto educativo da Educação Básica. Atualmente distribuídos nas quatro regiões administrativas de Nataltêm forte inserção na gestão participativa e no destino formativo das escolas espalhadas pelo solo natalense.
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    Tese
    Frankenstein, o prometeu moderno ciência, literatura e educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-09-15) Figueiredo, Renato Pereira de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/9683671328241934; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780806E2; Petraglia, Izabel Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6460862782566101; Pereira, Wani Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7582203887381400; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452
    A partir sobretudo dos estudos do antropólogo Bruno Latour, nos quais se mostra a importância da retórica e das estratégias institucionais na fabricação das verdades científicas; das hipóteses a respeito do caráter ambíguo das ciências levantadas por Isabelle Stengers, e das ideias de Edgar Morin sobre a necessidade de se combater o pensamento fragmentador e religar cultura científica e cultura humanística, a tese discute a relação do homem com seus artefatos; o desafio das descrições dos fenômenos e de suas propriedades; do diálogo entre os humanos e as várias dimensões da matéria, e da responsabilidade que deveria vir com todos os avanços científicos. Victor Frankenstein, sua criatura, Brown- Séquard e a testosterona sintética são atores que ajudam a compor o panorama cognitivo da pesquisa que estende os limites da ciência e do social ao coletivo de não-humanos e reivindica uma reforma do pensamento e da educação que os inclua
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    Dissertação
    Mia couto: por uma pedagogia da doce ira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-11-05) Souza, Louize Gabriela Silva de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; ; http://lattes.cnpq.br/2335250717975703; Pereira, Francisco de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/4147987722156261; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Knobbe, Margarida Maria; ; http://lattes.cnpq.br/2170637542945654; Figueiredo, Renato Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9683671328241934
    A dissertação expõe e problematiza as ideias importantes presentes naobra do moçambicano Mia Couto, com vistas a sugerir princípios pedagógicos do que chamamos de uma Pedagogia da Doce Ira. Apresenta uma proposta de base política e ética que tem como objetivo sensibilizar educadores brasileiros e latino-americanos para a construção de uma educação complexa de base transdisciplinar e potencializadora de criatividade. Promove uma discussão capaz dedespertar nos sujeitos o desejo de romper de forma inteligível, simples, afetuosa e sedutora, com um mundo maestrado pela monocultura da mente (Vandana Shiva), responsável por impor valores que privilegiam o individualismo e a competição. Diante da magnitude da obra de Mia Couto, selecionei dois livros de natureza política e ensaística que serviram de matrizes para a dissertação. São eles: Pensatempos. Textos de opinião (2005) e E se Obama fosse africano? E outras interinvenções (2009). Além disso, utilizo entrevistas concedidas pelo autor em revistas,jornais e meio eletrônico. Os livros de romances, contos, poesias, crônicas e ensaios foram agrupados e organizados em quadros para permitir ao leitor uma visão geral da obra. De natureza bibliográfica, o trabalho tem como interlocutores pensadores como Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Jean-Jacques Rousseau, Teresa Vergani, entre outros. A dissertação se situa na interface da tríade literatura, política e educação.
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    Dissertação
    Valdetário Carneiro: a múltipla face da condição humana
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-22) Silva, Paulo Sérgio Raposo da; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/5439210347544379; https://orcid.org/0000-0003-3558-3448; http://lattes.cnpq.br/7436668393674545; França, Fagner Torres de; https://orcid.org/0000-0003-2170-4288; http://lattes.cnpq.br/9989009345118785; Bosco Filho, João; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; Figueiredo, Renato Pereira de
    Natural de Caraúbas, Rio Grande do Norte, Valdetário Carneiro (1959-2003) tornou-se um dos nomes mais conhecidos no Estado, como precursor do chamado “Novo Cangaço”, um tipo de crime organizado caracterizado por sitiar cidades interioranas e saquear suas agências bancárias. Como método, esta dissertação assume um caráter descritivo ao detalhar dados biográficos e fatos por meio de matérias jornalísticas, entrevistas com biógrafos, familiares e alguns moradores das terras caraubenses. A base teórica da pesquisa são as Ciências da Complexidade, pelas quais se concebe a consciência das contradições como fundamento importante na compreensão dos fenômenos sociais e condição imprescindível para uma educação capaz de produzir um conhecimento pertinente. Para além da sua ficha criminal, existe a figura de um homem que suplanta estigmas e revela a complexidade do viver nos seus múltiplos pertencimentos. Valdetário, o estrategista marginal, fez da vida um palco no qual encenou um drama multifacetado e constituiu uma dessas expressões que, embora trágica, carregou significados profundos sobre o que somos e podemos ser enquanto humanos, assim como demonstrou aspectos políticos, sociológicos e culturais de uma época. Desse modo, o presente trabalho tem como propósito ultrapassar estudos bibliográficos insulares e avançar no sentido de, ao falar sobre a vida de um homem significativo em diferentes direções para sua cidade e Estado, contribuir na compreensão da historiografia do Oeste Potiguar e sobre seus modos de organização social das relações e do pensamento.
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