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Navegando por Autor "Filgueira, Jorge Normando dos Santos"

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    TCC
    Era uma vez... E lá vem história: educação infantil e formação de leitores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Silva, Maria da Conceição; Silva, Francielly Coelho da; Silva, Francielly Coelho da; Filgueira, Jorge Normando dos Santos; Carvalho, Washintiane Patrícia Barbosa da Silva
    O presente artigo tem como objetivo expor a contação de história no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, bem como o processo do despertar do interesse e do gosto pela leitura na formação de futuros leitores. Ao narrar uma história o contador deve instigar na criança o prazer pela leitura, a curiosidade, a oralidade e a imaginação. A partir das narrativas, as crianças podem descobrir atitudes e novas perspectivas para começar a se posicionar criticamente frente à realidade. Além disso, o gosto pela leitura contribui para a formação da personalidade infantil em seu aspecto social e afetivo. Com esse artigo, pretende-se apontar a importância das histórias infantis, de modo particular dos contos de fadas e mostrar a habilidade que o professor deve adquirir para ser um bom contador de histórias. As discussões teóricas presentes neste trabalho estão embasadas principalmente em Abramovich, Amarilha, Coelho, Cosson e Zilberman.
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    Tese
    Isso é o nome das coisas: a palavra-canção em Arnaldo Antunes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-27) Filgueira, Jorge Normando dos Santos; Lima, Tânia Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; ; http://lattes.cnpq.br/6355438458807534; Marcolino, Francisco Fábio Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/1149178004899236; Sousa, Henrique Eduardo de; ; http://lattes.cnpq.br/5119880609311149; Ribeiro Neto, Amador; ; http://lattes.cnpq.br/9410182642792577; Ribeiro, Marcel Lúcio Matias; ; http://lattes.cnpq.br/0732439356811510
    Esta tese pretende analisar um corpus contendo alguns poemas híbridos e algumas imagens relacionadas a esses poemas, devido à onipresença de alguns deles em sistemas semióticos diferentes e até em livros diferentes de Arnaldo Antunes. Os poemas em análise serão retirados de dois de seus livros: As coisas e Nome. Analisaremos também alguns trechos de canções, que estão presentes nos discos de carreira do mesmo autor; além de observarmos a corporificação do vídeo-poema que sai do suporte do papel e adentra na tela da TV através do VHS/DVD do projeto Nome. Nosso trabalho se debruça sobre esse corpus, observando principalmente um aspecto recorrente já observado em nível de mestrado, que é a marca da primeiridade, categoria teórica desenvolvida por Charles Sanders Peirce. Além de observamos o aspecto semiótico, também faremos uma discussão sobre a relação dos textos verbais com os visuais e suas nuances com a mudança de suportes. A teoria Semiótica será ancorada basicamente na visão peirceana estudada por Lúcia Santaella sobre as matrizes da linguagem e do pensamento (a sonora, a verbal e a visual). E no que se refere ao estudo das canções, utilizaremos a teoria de Luiz Tatit, que discute a entoação verbal e índices musicais como parte responsável pela compreensão global da Canção.
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    Dissertação
    O poema e a canção em as coisas, de Arnaldo Antunes: imagens da primeiridade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-29) Filgueira, Jorge Normando dos Santos; Barbosa, Márcio Venício; ; http://lattes.cnpq.br/5996363930384781; ; http://lattes.cnpq.br/6355438458807534; Justino, Luciano Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7867334606136778; Oliveira, Andrey Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9422139982124228
    Esta dissertação pretende analisar um corpus contendo seis textos híbridos, os quais denominamos poema-canção/poema-cantado devido a dupla presença em dois sistemas semióticos diferentes. Um deles, a literatura ou, mais especificamente, a poesia, tem como suporte o livro As coisas, de Arnaldo Antunes, e o outro, a canção, está nos discos de carreira do mesmo autor. Nosso trabalho lança um olhar sobre esse corpus, tentando observar um aspecto recorrente tanto no nosso recorte escolhido, quanto no livro e quiçá na obra literária e musical de Arnaldo Antunes, que é a presença da primeiridade, categoria teórica desenvolvida por Charles Sanders Peirce. Além da observação desse aspecto semiótico, faremos uma discussão sobre a canção popular, suas raízes e sua relação com a poesia e, por consequência, com a Literatura. A teoria semiótica será ancorada em duas frentes: no que diz respeito ao estudo da primeiridade, trabalharemos com as teorias do próprio Peirce, mas buscando apoio em teóricos como Lúcia Santaella, Winfried Nöth, Júlio Plaza e Décio Pignatari; pelo outro caminho, quando partirmos para a análise das canções, utilizaremos a teoria de Luiz Tatit, que foi baseada na semiótica de Algirdas Julien Greimas. Tatit traça um método de análise, por meio do qual é possível analisar uma canção explorando os recursos tanto do texto quanto da melodia, possibilitando uma compreensão maior para os estudos dos poemas-canções e suas variações. Como suporte para a discussão sobre música utilizaremos como auxílio as teorias de José Miguel Wisnik, Claude Lévi-Strauss, Roland Barthes e Jean Fisette
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