Navegando por Autor "Fonseca, Alany Joyce da Silva"
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TCC Aprendizagem motora implícita em pacientes pós-AVC(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Fonseca, Alany Joyce da Silva; Cacho, Enio Walker Azevedo; Cacho, Roberta de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-0440-8594; http://lattes.cnpq.br/9802587696943482; http://lattes.cnpq.br/7371695127039138; https://orcid.org/0009-0000-3618-4380; https://lattes.cnpq.br/3070410132167968; Pacheco, Thaiana Barbosa Ferreira Pacheco; https://orcid.org/0000-0002-8498-3862; http://lattes.cnpq.br/5579550584415825; Oliveira, Marcella Cabral; https://orcid.org/0000-0001-6737-5032; http://lattes.cnpq.br/9980035687038572Introdução: A aprendizagem implícita é um processo inconsciente que ocorre durante a realização de tarefas motoras, sem que o indivíduo desenvolva conhecimento declarativo. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um dos distúrbios neurológicos mais prevalentes, gerando incapacidades significativas, especialmente em idosos. Objetivo: Este estudo objetivou comparar a aprendizagem implícita de habilidades motoras sequenciais entre pacientes pós-AVC e indivíduos sem distúrbios neurológicos. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal e quantitativo com 40 participantes divididos em dois grupos: 20 indivíduos pós-AVC e 20 sem distúrbios neurológicos. Os participantes foram avaliados por meio de instrumentos como o “Player Feedback”, a Escala Nasa-TLX e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). No grupo pós-AVC, aplicaram-se também a NIHSS e a Escala de Desempenho Físico Fugl-Meyer (FM), enquanto os participantes sem distúrbios neurológicos responderam ao Edinburgh Handedness Inventory (EHI). Resultados: Os resultados indicaram que os pacientes pós-AVC apresentaram desempenho inferior em variáveis como número e percentual de acertos, especialmente no lado mais acometido. Discussão: Diferenças significativas foram observadas no desempenho motor e na execução de padrões sequenciais de movimento, evidenciando déficits na aprendizagem implícita, possivelmente relacionados a alterações nas redes motoras e cognitivas. Apesar disso, a aprendizagem implícita mostrou-se relativamente preservada no lado menos afetado. Conclusão: Conclui-se que, embora o AVC comprometa parcialmente a aprendizagem implícita, intervenções direcionadas podem auxiliar na recuperação motora e na execução de tarefas funcionais, especialmente no lado acometido.