Navegando por Autor "Fonseca, Aline Jardim da"
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Dissertação A biblioteca universitária como fomentadora da leitura literária: um estudo de caso no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-01) Fonseca, Aline Jardim da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; http://lattes.cnpq.br/8142861809098596; Souza, Gustavo Tanus Cesário de; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Cavalcante, Luciane de Fátima BeckmanA formação de leitores é um tema mais recorrente na Educação e nas Letras, mas na Biblioteconomia e Ciência da Informação parece ficar restrito às bibliotecas escolares. Por sua vez, os temas da mediação da informação, da mediação cultural e da mediação da leitura têm figurado em publicações acadêmicas, principalmente, relacionadas às bibliotecas comunitárias. Outra tipologia de biblioteca, as bibliotecas universitárias, carecem de discutir mais o seu papel social quanto às dimensões da mediação, em especial, da mediação literária, a qual pode ser compreendida como uma forma de mediação de leitura dentro de um conceito mais amplo de mediação cultural. Acredita-se no potencial da biblioteca universitária como local para promoção da prática da leitura literária por meio das ações de mediação. Em particular, são convocados para o referencial teórico autores como Rasteli, Almeida Júnior, Sanches e Rio, Nunes e Cavalcante, Perrotti e Pieruccini, entre outros. Esta pesquisa delineiase a partir da aplicação de um questionário voltado para o perfil da comunidade acadêmica quanto ao comportamento e hábitos da leitura literária, bem como os usos que fazem das bibliotecas. Ademais, busca responder de que maneira as bibliotecas integrantes do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte poderiam fomentar o acesso à leitura literária de sua comunidade acadêmica. Considerou-se também de suma importância ouvir os gestores das bibliotecas, assim realizou-se uma entrevista estruturada com os bibliotecários das bibliotecas que apresentam maior quantitativo de acervos literários: a unidade central e mais sete setoriais. Dentre os principais resultados ficou registrado nos questionários que mais da metade da amostra é vista como leitores; estavam lendo livro literário no momento da pesquisa; gostam muito de ler; não costumam comprar livro literário com frequência; fazem uso das bibliotecas para finalidades acadêmicas (livros acadêmicos e estudo); a falta de tempo foi o maior impedimento para uso das bibliotecas; a maioria não faz uso da biblioteca para empréstimos do acervo literário; nunca solicitou a compra de livros literários para as bibliotecas; a exposição de livros na biblioteca e uso das redes sociais seguem para os usuários como as principais estratégias de divulgação do acervo literário das bibliotecas. Os bibliotecários entrevistados consideram-se leitores literários, apesar de a maioria não estar lendo no momento da pesquisa. O entendimento conceitual de mediação literária deixou a desejar, sendo uma prática distante dos bibliotecários das bibliotecas do sistema de bibliotecas, salvo uma exceção. Foram apontados problemas para que tal prática não se concretize, embora todos reconheçam a importância da mediação literária para a comunidade. Ao final foi proposto um conjunto de ações para fomentar a leitura e a mediação literária na busca pelo crescimento intelectual e uma formação mais plena e cidadã da comunidade acadêmica.TCC A biblioteca universitária como formadora de leitores: um estudo de caso da Biblioteca Central Zila Mamede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-22) Fonseca, Aline Jardim da; Davi, Maria da Conceição; Davi, Maria da Conceição; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Silva, Eliane Ferreira daA formação de leitor é um tema muito rico e explorado principalmente na Educação, porém, quando relacionado à Biblioteconomia, está, muitas vezes, restrito às bibliotecas escolares. O trabalho de conclusão de curso aborda o tema formação de leitor voltado para as Bibliotecas Universitárias, mais especificamente a Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva levantar a frequência com que os alunos da graduação do Campus Central da UFRN fazem uso dos livros de literatura do acervo da BCZM, levando em consideração a importância da leitura desse tipo de material para uma formação acadêmica mais rica, abrangente e ampliadora da cultura de seus usuários. O método de abordagem aplicado à pesquisa é o do tipo quantitativo, o método de procedimento utilizado foi o estudo de caso com a aplicação de questionários e quanto aos seus objetivos, a pesquisa foi descritiva. Através de pesquisa de campo do tipo quantitativa-descritiva procura-se compreender os hábitos dos usuários da unidade de informação em relação ao seu acervo literário. Conclui apontando possíveis estratégias para a dinamização do uso de livros de literatura pelos acadêmicos na perspectiva de incentivo à formação leitora dos usuários e ampliação do uso da biblioteca.Produto Educacional Divulgação de parte do acervo literário das bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da UFRN: uma estratégia de fomento à leitura literária para a comunidade da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-01) Fonseca, Aline Jardim da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-5244-9518Produto educacional fruto da pesquisa de dissertação de Mestrado intitulada: "A Biblioteca Universitária como fomentadora da leitura literária:um estudo de caso no sistema de bibliotecas da UFRN" do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento. Tem por objetivo divulgar o acervo de livros literários do sistema de bibliotecas da UFRN de modo a incentivar a leitura literária para uma formação cultural ampla para toda a comunidade acadêmica. As bibliotecas do sistema podem utilizar o produto em suas redes sociais para divulgação, assim como realizar a impressão e divulgar em seus murais.Artigo Mediação literária nas bibliotecas universitárias federais brasileiras(Em questão, 2024-07-02) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Fonseca, Aline Jardim da; Tanus, GustavoAs bibliotecas universitárias são instituições sociais vinculadas às universidades, as quais tem uma responsabilidade social não apenas com a ciência, mas com a sociedade como um todo. Diante disso, são inúmeros os desafios e problemas que são postos a ambas, universidades e bibliotecas, como, por exemplo, os baixos índices de leitura do povo brasileiro. Afinal, será que a biblioteca universitária tem alguma coisa a ver com isso? Acreditamos que sim, por isso, a mediação literária é objeto de estudo neste artigo que visa observar a existência de projetos nos sites das bibliotecas centrais, vinculadas as universidades federais brasileiras. A pesquisa é considerada descritiva e de cunho documental. A mediação literária, envolve a literatura, os leitores e mediadores que podem ser os bibliotecários ou não, num processo complexo de elaboração coletiva de significados e suas formas de partilha. Os resultados oriundos da pesquisa demonstram uma quantidade reduzida de projetos, sendo o mais potente para as concretizações das mediações literárias os clubes de leituras. Sendo, portanto, as mediações literárias uma ação a ser desenvolvida ou apoiada pelas bibliotecas universitárias a fim de que a função social, cultural e formativa dos sujeitos, possa ser fortalecida pelas instituições públicas que prestam serviços a comunidade acadêmica, e, em geral.