Navegando por Autor "Fonseca, Deborah Hadassa Costa da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O trabalho do coordenador pedagógico no ensino médio: os desafios e estratégias nos anos finais da educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Fonseca, Deborah Hadassa Costa da; Oliveira, Adryelle Ferreira de; Oliveira, Adryelle Ferreira de; Guedes, Gilmar Barbosa; Sartori, Gabriela DiasO seguinte trabalho tem como principal objetivo analisar o fazer do coordenador pedagógico como um colaborador na formação integral do jovem tendo em vista os desafios que acompanham a etapa do ensino médio em um contexto de educação privada, tendo em vista as mediações que podem ser feitas através do fazer pedagógico do coordenador e sua formação, levando em consideração as demandas e exigências que existem nessa etapa, o que incentiva pensamentos ansiogênicos e cobranças exacerbadas dos discentes. O estudo foi feito a partir de uma revisão bibliográfica de materiais que discutam os conceitos de juventude, ensino médio e do pedagogo enquanto coordenador pedagógico de autores como Lück (2008) e Libâneo (2017), sendo possível o entendimento da necessidade do pedagogo frente a esta etapa de ensino e suas atribuições enquanto parte desse processo, observando o ser humano de forma integral e não apenas como produto do capitalismo visando lucro e os resultados que este pode trazer. Tais escritos e a discussão apresentada servirá como esclarecimento acerca das funções do pedagogo enquanto coordenador e também como sua participação colabora para a formação integral do discente, perpassando as paredes da escola.