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Navegando por Autor "Fonseca, Deyzianne dos Santos"

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    Dissertação
    Ensinando ciência e sobre ciência com a utilização de fontes primárias da história do vácuo e da pressão atmosférica
    (2017-06-20) Fonseca, Deyzianne dos Santos; Drummond, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/2070193023615764; ; http://lattes.cnpq.br/8140204962760856; Alves, Milton Thiago Schivani; ; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; Forato, Thaís Cyrino de Mello; ; http://lattes.cnpq.br/1268757747150909
    O presente trabalho tenciona trazer contribuições para o aprendizado do conceito de pressão atmosférica e a inserção de discussões sobre a natureza do conhecimento científico na educação básica. Procura-se contemplar a compreensão de aspectos da construção histórica do conceito científico em atividades que despertam o pensamento crítico e desenvolvem a imaginação dos alunos, particularmente, por meio da interpretação de trechos de textos históricos originais. O produto educacional proposto é uma sequência didática, de perspectiva histórico-filosófica. Propõe-se que os alunos se engajem em processo “investigativo” que lhes permita: estabelecer suas explicações iniciais para fenômeno físico cotidiano (evidenciando eventuais concepções alternativas); perceber eventuais semelhanças (e diferenças) entre suas próprias explicações iniciais e concepções expressadas por pensadores do passado em documentos históricos; compreender elementos do processo histórico de construção do conceito de pressão atmosférica; perceber a eventual inexistência ou fragilidade do fator pressão atmosférica em suas explicações iniciais (como pressuposto teórico) e a possibilidade de reconsiderá-las à luz desse fator. Sugere-se sequência didática mediada, de caráter dialógico, organizada em momentos de discussão a respeito de conteúdos de ciência e sobre a ciência. Uma pesquisa empírica foi realizada durante a aplicação da sequência didática em minicurso para estudantes do Ensino Médio. Uma contribuição relevante se delineou na medida em que o referido conceito foi coletivamente utilizado de forma satisfatória em reinterpretação do fenômeno físico inicialmente submetido à problematização. Estabeleceu-se, assim, a construção coletiva do conhecimento, em processo no qual professor e alunos se inseriram como protagonistas. Particularmente, o texto a seguir discute resultados provenientes de instrumentos de pesquisa aplicados antes e após a intervenção, os quais contemplam questionamentos abertos acerca de fenômenos físicos relacionados à pressão atmosférica, bem como questionamentos abertos acerca de visões de Natureza da Ciência sustentadas pelos estudantes.
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