Navegando por Autor "Fonseca, Luciana Mendes"
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TCC Ano histórico do futebol potiguar: produção e edição de documentários sobre o acesso de ABC e América no Campeonato Brasileiro de 2022(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Ramos, Marcos Vinicius Ferreira; Sales Júnior, Francisco das Chagas; Pereira, Sebastian Faustino; Fonseca, Luciana MendesEste trabalho teve como objetivo a produção de um documentário para registrar a trajetória do ABC e do América no ano de 2022, quando as duas equipes do Rio Grande do Norte subiram de divisão no futebol brasileiro. Para isso, foi realizado um estudo de caso (Yin, 2015) dos dois times potiguares, com a realização de entrevistas e consultas a portais de notícias, sites oficiais dos clubes e arquivos de vídeo. O relatório deste Trabalho de Conclusão de Curso contou com um referencial teórico sobre a trajetória da televisão, a televisão no Brasil e a sua expansão, jornalismo esportivo e a cobertura esportiva, e a trajetória do jornalismo esportivo no Brasil até a era digital, com a contribuição de autores como Mattos (1990), Buzatto (2023), Traquina (2008) e Paulo Vinícius Coelho (2004). A pesquisa se justifica pela ausência de produções audiovisuais no Rio Grande do Norte sobre esportes e como uma forma de registrar as campanhas históricas do ABC e América na temporada de 2022. Como resultado, foi possível construir um documentário com relatos de dirigentes, treinadores, jogadores e torcedores sobre um ano histórico do futebol potiguar.TCC Cenário do pagode: crescimento e diversidade na programação potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Mendonça, Nathália Ingrid Silva de; Kneipp, Valquíria Aparecida Passos; Gomes, Marcelo Bolshaw; Fonseca, Luciana MendesO presente trabalho tem como objetivo analisar o crescimento e a consolidação do pagode nas programações de bares e eventos da capital potiguar. A pesquisa busca compreender como o gênero musical se insere e se desenvolve no cenário cultural local, identificando sua ascensão. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas, observação direta e a coleta de dados qualitativos sobre o comportamento do público. Baseado em Nilson Lage, são abordados critérios de noticiabilidade e a construção de narrativas jornalísticas, e em Cremilda Medina, que contribui com reflexões sobre o jornalismo como prática social e cultural, destacando sua função de interpretar fenômenos sociais e dar voz às múltiplas identidades culturais. Os resultados esperados confirmam a hipótese proposta de que o pagode está em crescimento e em processo de consolidação como uma alternativa cultural e econômica na cidade. Conclui-se que a cidade de Natal/RN se apresenta como um campo promissor para o avanço do segmento, com potencial de ampliação no mercado local de entretenimento.TCC Fandemia: uma análise sobre a potencialização da interatividade participativa do fandom da Saga Crepúsculo através da produção de AUs no Twitter durante a pandemia da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04) Duarte, Endy Mahara Bandeira; Kneipp, Valquíria Aparecida Passos; Gomes, Marcelo Bolshaw; Fonseca, Luciana MendesA evolução das novas tecnologias, o advento das mídias sociais digitais e o consequente processo de midiatização da sociedade, contribuíram para o surgimento de uma nova forma de recepção e consumo dos produtos midiáticos. Os espectadores, antes vistos como indivíduos meramente passivos no processo de comunicação, se apropriaram dos recursos e ferramentas da era moderna para atuar mais ativamente na indústria cultural, a partir da interação, expansão e produção de conteúdos digitais. A convergência midiática abriu caminhos para a emergência da cultura participativa entre as comunidades online e propiciou a manifestação de novas práticas de apropriação e engajamento com os objetos midiáticos, especialmente entre fãs — considerados o público mais ativo entre os consumidores de mídias. Em 2020, porém, com a eclosão da pandemia da Covid-19, a qual exigiu mudanças radicais nos hábitos cotidianos de toda a população mundial, o ambiente virtual ganhou ainda mais relevância por gerar conexões e fortalecer relações sociais em meio a um cenário de incertezas, isolamento e solidão. Nesse contexto, este trabalho busca compreender como as práticas de participação e envolvimento dos fãs foram afetadas durante esse período de crise global. Para isto, utiliza-se o fandom brasileiro da Saga Crepúsculo e as AUs (fanfictions do Twitter) com o objetivo de investigar como esse grupo se organiza e se as práticas de escrita criativa transmidiática de fanfics na plataforma contribuíram para a potencialização da cultura participativa na comunidade. O método empregado é o da netnografia apoiada à observação participante das práticas online e à elaboração de questionários destinados aos membros do fandom. A base teórica é composta por autores como Henry Jenkins (2009; 2011; 2012; 2014), Yvana Fechine (2014), Claudia Bucciferro (2013), Michelle Groover (2013); Sarah Costa (2015), Cecília Lima e Gêsa Cavalcanti (2018), Márcio Padrão (2007), dentre outros estudiosos que procuram compreender a participação na cultura de fãs, o fenômeno das fanfictions e também a relevância da Saga Crepúsculo no contexto comunicacional e midiático.Dissertação O rádio na era das transmidiações: um estudo da cobertura da Copa América 2019(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-07) Fonseca, Luciana Mendes; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; http://lattes.cnpq.br/7582391853755628; Gomes, Marcelo Bolshaw; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Renó, Denis PortoA presente pesquisa propôs investigar se a configuração da narrativa transmídia no radiojornalismo esportivo na cobertura da CONMEBOL 2019 pode alterar as práticas sociais de produção radiofônica, utilizou como objeto de análise a produção jornalística da rádio Globo do evento. O objetivo foi analisar, a partir da utilização da narrativa transmídia no conteúdo produzido e as estratégias de transmidiação, a participação do público instigada pelo rádio. Para tanto, contribuíram conceitos como narrativa transmídia (JENKINS, 2009), jornalismo esportivo (MALULY, 2017; PENA, 2012), megaeventos esportivos e espetacularização (BORDIEU, 1997; CAMPOS, 2012; MORIN, 2002; DEBORD, 2003). O instrumental metodológico partiu do quadro conceitual baseado nas estratégias de transmidiação (ARNAUT et al, 2011; RENÓ e FLORES, 2012; GAMBARATO, 2013; FECHINE et al, 2013; FECHINE, 2016) a fim de saber quantas e quais estratégias de transmidiação foram utilizadas nesta cobertura. Complementaram a pesquisa bibliográfica e a observação não participante virtual. Ao final foi possível considerar que as redes sociais contribuíram para a produção e difusão de conteúdos relacionados ao evento.