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Navegando por Autor "Ford, Elmo Thiago Lins Couras"

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    Tese
    Análise do comportamento mecânico e térmico de biocompósitos à base de polipropileno e fibras de curauá e a influência do seu reprocessamento nas propriedades mecânicas e físicas
    (2018-05-04) Silva, Camila Cruz da; Freire Júnior, Raimundo Carlos Silverio; ; ; Ford, Elmo Thiago Lins Couras; ; Ferreira, Lucemaide Batista Miranda; ; Felipe, Renata Carla Tavares Santos; ; Amorim Júnior, Wanderley Ferreira de;
    Esta tese apresenta uma abordagem sobre o processo de reciclagem de um biocompósito de matriz de polipropileno reforçado com fibras de curauá ( 0%, 10% e 30%), onde os mesmos passaram por cinco ciclos de reciclagem ( reprocessamentos) em uma máquina do tipo extrusora. Foram realizados análises de índice de fluidez, análises térmicas ( Temperatura de amolecimento e análise termogravimétrica) e ensaio mecânico de flexão em três pontos. Ambas as análises foram realizadas em amostras em temperatura ambiente e em amostras que passaram por um período de 14 dias em uma estufa há temperatura de 120°C, peã analisar a interferência do calor no biocompósito e na reciclabilidade do mesmo. Após uma análise comparativa entre os estados estudados, observou-se que os biocompósitos com 30% de reforço possuem um maior módulo de elasticidade e apresentam maior resistência à flexão. Para os materiais que passaram pelo período em estufa, estes conseguiram valores superiores de rigidez e resistência em comparação ao material que não teve esse condicionamento. Quando e realizada a análise comparativa entre as propriedades e características térmicas dos materiais, observa-se um melhoramento no que se refere a temperatura de amolecimento e um deslocamento positivo da curva tg, para todas as composições aqui estudadas. De uma análise geral essa tese comprova a viabilidade da reciclagem do biocompósito, uma vez que este seja condicionado à estufa à 120°C pelo período de 14 dias.
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    Dissertação
    Análise quali-quantitativa do deslocamento da camada-limite em carrocerias veiculares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-14) Ford, Elmo Thiago Lins Couras; Mendes, José Ubiragi de Lima; http://lattes.cnpq.br/7103009428184656; http://lattes.cnpq.br/2683581273085136; Souza, Luiz Guilherme Meira de; http://lattes.cnpq.br/0801747108308706; Souza Júnior, Caubi Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5346630547885521
    Dois dos principais objetivos no estudo da aerodinâmica de veículos é a segurança e o desempenho. Esses objetivos podem ser alcançados através do desenvolvimento de dispositivos que modifiquem o escoamento de ar ao redor do veículo e também através de alterações da forma das superfícies externas. O perfil mais baixo da frente do veículo, por exemplo, tem grande influência sobre o coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) e posteriormente sobre grande parte da distribuição de pressão ao longo da superfície do veículo. O objetivo deste trabalho foi de analisar o comportamento aerodinâmico que incide sobre 2 (dois) tipos de carrocerias de veículos, baseado em experimentação em túnel aerodinâmico, visando determinar a eficiência aerodinâmica de cada uma delas. Foram comparados dois modelos de veículos, sendo um deles com configuração familiar, muito comum nas grandes cidades e outro modelo com configuração esportiva mais voltado para o desempenho, ambos com escala 1:18. Para a realização do experimento foi construído um túnel aerodinâmico do tipo soprador com circuito aberto, onde foram analisadas as distribuições de pressão nas superfícies inferiores e superiores da carroceria dos modelos e o deslocamento da camada-limite. Tomando-se por base toda a teórica deste trabalho, com relação à aerodinâmica de carroceria, considerou-se nesta dissertação que essa filosofia de pesquisa é capaz de gerar reflexos positivos, que podem tornar os veículos cada vez mais eficientes e influenciar positivamente nos níveis de segurança e desempenho
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    Tese
    Desenvolvimento de compósito um de matriz polimérica com carga/reforço de fibras de piaçava e pet pós-consumo
    (2017-06-05) Lima, Rudson de Souza; Mendes, José Ubiragi de Lima; http://lattes.cnpq.br/7103009428184656; http://lattes.cnpq.br/2225221915314773; Silva Júnior, Dorgival Albertino da; http://lattes.cnpq.br/5686657441961897; Ford, Elmo Thiago Lins Couras; http://lattes.cnpq.br/2683581273085136; Mota, Maria Kalionara de Freitas; http://lattes.cnpq.br/6791276267509274; Santos, Natanaeyfle Randemberg Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/0174046631340409
    Diante da realidade mundial de preservação ambiental, da necessidade de reaproveitamento de insumos, redução de custos e melhoramento de propriedades, tem-se desenvolvido muitas tecnologias que atendam a uma série desses fatores e, se possível, a todos. Nesse sentido, os materiais compósitos assumem um papel de destaque nesse desenvolvimento de novos materiais. O PET (Polietileno tereftalato) tem sido muito utilizado pela indústria mundial em várias aplicações, onde a principal dessas é a produção de embalagens de produtos de alimentícios, em que as indústrias de refrigerantes são os grandes consumidores desse produto. Já na linha de fibras naturais, existe uma vasta quantidade de opções de uso em aplicações de engenharia (Sisal, carnaúba, algodão, piaçava, etc.). Diante do exposto, esse trabalho visa à produção, caracterização (Mecânicos, térmicos e físicos) e comparação de uma série de configurações de materiais compósitos com uma matriz polimérica (Epóxi) com reforço de PET pós-consumo e piaçava (Resina epóxi para referência; epóxi com fibras de PET; epóxi com fibras de piaçava; e compósito híbrido). Os compósitos foram produzidos com fibras bidirecionais em forma de tecido, as fibras tinham espaçamento entre elas de 1 cm. Os materiais reforçados promoveram aumento de algumas propriedades, como flexão, que apresentou um incremento de cerca de 25% na tensão máxima admissível do material. Observou-se que a ordenação das fibras em sentido unidirecional pode melhorar as resistências mecânicas do compósito, isso porque, de forma geral, todas as rupturas dos ensaios ocorreram em uma secção de fragilização provocada pelas fibras transversais aos esforços. Quando submetidos a esforços mecânicos, o compósito com reforço/carga de PET apresentou-se como a melhor configuração, o qual apresentou um módulo de elasticidade em regime de flexão 24% maior que a resina pura. Já em análise térmica, o compósito híbrido apresentou melhores características para isolamento térmico, visto que sua condutividade térmica reduziu em 2% quando comparado com o epóxi puro.
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    Tese
    Desenvolvimento de geotêxtil revestido com látex como elemento de proteção em superfícies aquecidas
    (2017-04-24) Souza, Clara Silvestre de; Mendes, José Ubiragi de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/7103009428184656; ; http://lattes.cnpq.br/9945025808074395; Ford, Elmo Thiago Lins Couras; ; http://lattes.cnpq.br/2683581273085136; Ribeiro, Fernanda Alves; ; http://lattes.cnpq.br/0117907183197239; Melo, Moisés Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/1337846419129004; Santos, Natanaeyfle Randemberg Gomes dos; ; http://lattes.cnpq.br/0174046631340409
    Muito se pesquisa hoje sobre fontes renováveis de energia e materiais sustentáveis, visando diminuir os impactos causados no ambiente. Rejeitos de materiais que antigamente tinham como destino o lixo, atualmente são vistos de outra forma. O presente trabalho teve por objetivo confeccionar um material geotêxtil utilizando folhas de bananeira, em particular, a fibra extraída do caule da folha de bananeira que é reconhecida atualmente como uma das mais fortes fibras celulósicas. Como matriz desse geotêxtil natural, utilizou-se o látex e, posteriormente, foram analisadas as aplicações para o geotêxtil mediante caracterização do material prévia baseada na literatura. Os corpos de prova foram tecidos e revestidos em látex e em seguida, foi realizada verificação e análise das principais propriedades físico-químicas, mecânicas e térmicas. Tais propriedades foram obtidas através de testes como: Resistência à tração, Flamabilidade, Termogravimetria, Absorção de água e de umidade, Envelhecimento por ciclo e por umidade, Fricção, Densidade Linear, Gramatura, Biodegradação e degradação ambiental e Condutividade Térmica. Com base nos resultados das análises, foi possível concluir que o geotêxtil pode ser utilizado como revestimento para superfícies, pois além de resistente à tração mesmo quando aquecido, o geotêxtil apresentou baixa condutividade térmica (0,241W/mK), fato que o torna isolante térmico. Foi ainda concluído que o compósito natural conseguiu aliar as propriedades de resistência térmica e mecânica da fibra da bananeira com o alongamento do elastômero, látex. Tal resultado não comprometeu a higroscopicidade da fibra. Pôde-se concluir finalmente que o material é sustentável, não agride o meio ambiente e cumpre a função esperada.
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    Tese
    Desenvolvimento de material compósito a base de raspa de pneu e látex para isolamento térmico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-07-22) Ford, Elmo Thiago Lins Couras; Nascimento, Rubens Maribondo do; Mendes, José Ubiragi de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/7103009428184656; ; http://lattes.cnpq.br/8671649752936793; ; http://lattes.cnpq.br/2683581273085136; Ladchumananandasivam, Rasiah; ; http://lattes.cnpq.br/8553209522282182; Dutra, Ricardo Peixoto Suassuna; ; http://lattes.cnpq.br/0075804072604913; Marques, Antonio Torres
    A reciclagem tem sido muito estimulada pelo mercado. Já existem vários produtos que são produzidos com materiais reciclados e vários resíduos têm sido estudados nas mais diversas formas de aplicações. A grande maioria das aplicações de isolamento térmico em sistemas domésticos, comerciais e industriais na faixa de baixas e médias temperaturas (até 180ºC), utilizam materiais agressivos à natureza tais como: lã de vidro, lã de rocha, poliuretano, poliestireno. Tais materiais, apesar da eficácia na retenção do fluxo de calor, têm custo elevado e quando descartados demoram anos para serem absorvidos pela natureza. Dessa forma, tentando adequar-se a uma política mundial acerca da preservação do meio ambiente, foi realizado um estudo com o intuito de desenvolver um isolante térmico composto de materiais naturais/biodegradáveis e rejeitos industriais. Com isso, esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de um material compósito a base de raspas de pneu e látex para isolamento térmico. Para isso, analisou-se as propriedades térmicas e físicas da raspa de pneu e do látex visando a utilização como matéria-prima para fabricação do compósito a ser aplicado como isolante térmico em sistemas quentes (até 200ºC) e frios (0ºC). Através de processos manuais, foram fabricadas mantas do compósito nas proporções em peso de 1:1 (50:50%); 1:2 (33:67%) e 2:1 (67:33%) (raspa de pneu : látex) respectivamente. Foram analisadas propriedades físicas e térmicas dos compósitos com intuito de obter dados sobre a viabilidade de uso como isolante térmico. As análises foram fundamentadas em normas ABNT, ASTM e UL. O limite de temperatura de trabalho obtido para o compósito foi de 200ºC, que se encontra na faixa de aplicações que abrangem desde o uso domestico até o industrial. Os resultados obtidos experimentalmente comprovaram que o compósito, pode ser utilizado para fins de isolamento térmico tanto em superfícies aquecidas como resfriadas
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    Artigo
    Development of composite material from tire scrapes and latex for application in thermal insulation
    (Engenharia Térmica, 2009-12) Nascimento, Rubens Maribondo do; Ford, Elmo Thiago Lins Couras; Mendes, J. U. L.; Pereira, C. M. C.; Marques, A. T.
    Given the unquestionable need of environmental preservation of discarded industrial residues, the scrape of tires, have been seen as a salutary alternative for addictive in concrete, asphalt production and of other composites materials. In this work, grew a composite the base of scrape of tire as reinforcement and latex as matrix, to be used as insulating thermal in "cold" systems (0o C). Analyzed the acting of the material was what plays the thermal conservation when submitted the flow of heat. Verified the temperature profiles in the internal surfaces and it expresses of the composite as well as the temperature gradient in the same. As consequence, in function of the answers of the system, conclusions were reached
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    Tese
    Estudo da resistência residual de compósitos poliméricos de fibra de vidro-e e kevlar 49 após sofrerem impacto de baixa velocidade
    (2017-10-10) Azevêdo, Camilla de Medeiros Dantas; Freire Júnior, Raimundo Carlos Silvério; ; ; Dias, Avelino Manuel da Silva; ; Ford, Elmo Thiago Lins Couras; ; Felipe, Renata Carla Tavares Santos; ; Amorim Júnior, Wanderley Ferreira de;
    As propriedades mecânicas dos materiais compósitos, das mais diversas aplicações industriais, podem ser reduzidas significativamente pela ocorrência de impactos de baixas velocidades. Esses impactos podem provocar danos internos no material comprometendo sua integridade. Assim, o presente estudo tem como objetivo fazer uma análise experimental da resistência residual à flexão em três pontos e compressão após o impacto (CAI), de dois tipos de laminados compósitos de matriz polimérica ortoftálica, sendo um deles reforçado a com 7 camadas de tecido bidirecional de Vidro E (CV) e o outro reforçado com 7 camadas de tecido bidirecional de Kevlar 49 (CK), sujeitos a impactos de baixa velocidade. Esse estudo é de grande importância pelo fato de tentar conduzir ao aparecimento prematuro de instabilidade estrutural e a consequente restrição do seu uso. A energia utilizada nesse trabalho para os dois tipos de laminados foi de aproximadamente 96J. Além disso, para o material compósito reforçado com fibra de kevlar, foram feitos sucessivos impactos com a mesma energia verificando sua influência nas propriedades do laminado. Sendo aplicadas 5 vezes, e 10 vezes a energia máxima de 96J. Como resultado verificou-se que no laminado CV, tanto as propriedades de compressão como de flexão em três pontos, a resistência se manteve praticamente inalterada enquanto que o módulo teve uma diminuição depois do impacto. Já no laminado CK houve um decréscimo tanto nas propriedades de compressão como flexão em três pontos após o impacto. Essa perda da integridade desses materiais pode ser justificada pela ocorrência de delaminação nas interfaces dos compósitos.
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    Artigo
    Reaction to the fire of a composite material the base of scrapes of tires and latex for thermal isolation
    (2015) Ford, Elmo Thiago Lins Couras; Vale, V. A. C.; Mendes, J. U. L.; Nascimento, Rubens Maribondo do
    The great majority of the applications of thermal isolation in the strip of drops and averages temperatures (up to 200ºC), it is made of materials aggressive nature, such an as glass wool, rock wool, polystyrene, EPS among others. Such materials, in spite of the effectiveness in the retention of the flow of heat, possess considerable cost and when discarded they are long years to be to decompose. In that context, trying to adapt the world politics the about of the preservation of the environment, a study began with intention of developing a material composite, with properties of thermal, originating from insulating industrial residues. In this research, the behavior of the composite was analyzed, as submitted the fire. For this, the reaction rehearsals were accomplished to the fire for the composites 2:1; 1:1; 1:2 and for the Latex, based in the "con" experiment in agreement with the norm ASTM - E 1334 - 90. As consequence, in function of the answers of the system was possible to be observed to the acting of each mixture proportion.
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