Navegando por Autor "França, Beatriz de Souza dos Reis"
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Dissertação Identificação precoce para dificuldades na aprendizagem da leitura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-02) França, Beatriz de Souza dos Reis; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/1965416061361892; Taveira, Karinna Verissimo Meira; Crenitte, Patricia Abreu PinheiroObjetivo: Analisar as potencialidades e limitações dos estudos disponíveis na literatura sobre instrumentos de triagem utilizados para identificar riscos de dificuldades e transtornos de leitura em crianças pré-escolares e escolares, em contextos clínicos e educacionais (artigo 1) e investigar evidências iniciais de validade da versão brasileira do instrumento SPRouT para triagem do processamento fonológico em crianças escolares e pré-escolares. Método: Para o primeiro estudo, uma revisão de escopo conduzida, segundo as diretrizes PRISMA-ScR. A busca foi realizada nas bases SciELO, PubMed, LILACS, ERIC, Google Scholar e Web of Science, incluindo estudos sobre a construção, validação e aplicação prática dos instrumentos. Já o segundo estudo, contou com uma etapa piloto de validação, descritiva e analítica, realizada em uma escola particular no Brasil, com crianças entre 4 e 8 anos, incluindo participantes com e sem queixas de linguagem oral e escrita. Resultados: A triagem inicial de 1,173 artigos identificou 40 estudos relevantes e 32 instrumentos de triagem. A revisão apontou lacunas na validação psicométrica e na acessibilidade dos instrumentos, o que limita sua aplicação (artigo 1). O artigo 2, por sua vez, revelou correlações negativas significativas entre o SPRouT e outros instrumentos de avaliação do processamento fonológico. Conclusão: Embora haja uma variedade de instrumentos para a triagem de dificuldades de leitura, desafios importantes, como a acessibilidade e a validade psicométrica, restringem sua aplicação em diferentes contextos (artigo 1). O SPRouT, por sua vez, mostrou-se particularmente eficaz na previsão de desempenho em tarefas associadas ao processamento fonológico, fornecendo evidências preliminares de validade e destacando seu potencial como ferramenta promissora para a identificação precoce de risco para dificuldades de leitura (artigo 2).TCC Uso da gamificação como ferramenta de ensino e aprendizagem em linguagem escrita no curso de fonoaudiologia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) França, Beatriz de Souza dos Reis; Azoni, Cíntia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0003-1891-1622; http://lattes.cnpq.br/1965416061361892; Azoni, Cíntia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; Gonçalves, Maria de Jesus; https://orcid.org/0000-0003-2580-485X; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-1493-3429; http://lattes.cnpq.br/1211558003207410O presente relato visa apresentar a experiência de monitoria em um componente curricular na área da linguagem escrita do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o objetivo de trazer contribuições acerca da prática de gamificação como ferramenta de ensino e aprendizagem, analisando seu uso complementar no ensino da linguagem escrita. No processo, foram elaboradas e aplicadas atividades digitais envolvendo elementos de jogos, assim como foi proposto um questionário eletrônico a fim de analisar a percepção dos discentes quanto às práticas desenvolvidas e seu impacto na aprendizagem. Assim, por meio da análise dos dados obtidos, as práticas de gamificação, por meio de recursos tecnológicos, geraram resultados positivos para a maioria dos participantes, despertando a motivação e o engajamento na disciplina.