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Navegando por Autor "França, Késsia Roseane de Oliveira"

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    TCC
    A assistência estudantil como ferramenta determinante para a garantia do direito à educação: a realidade de alunas mães da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte (UFRN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Costa, Arilane Lima da; Inácio, Miriam de Oliveira; Madureira, Antoinette de Brito; França, Késsia Roseane de Oliveira
    O objetivo central da pesquisa aqui apresentada é analisar os impactos das políticas de assistência estudantil da UFRN na vida das alunas mães da instituição, principalmente ao que diz respeito à garantia de sua permanência no ensino superior. Busca-se com isso entender as dificuldades enfrentadas pelas alunas que têm filho(a)s e estão no ensino superior; conhecer a política de assistência estudantil, observando especificamente aquelas voltadas para estudantes mães e apreender o papel delas na garantia da permanência desse público na instituição. A pesquisa que aqui se realizou foi de natureza qualitativa e se apoiou no materialismo histórico dialético para observar os impactos e rebatimentos da sociedade capitalista e patriarcal na vida dessas estudantes. Nos debruçamos sobre o debate de gênero, nos atendo as barreiras colocadas pela sociedade patriarcal na vida das mulheres mães dentro da universidade, o que como vimos se faz como um desafio para que essas alunas permaneçam no ensino superior. Ademais, também nos ocupamos de entender os rebatimentos da política neoliberal na contrarreforma da educação e consequentemente as suas implicações para a política de assistência estudantil, que como vimos durante a pesquisa não está contemplando de maneira eficaz as alunas mães. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e a aplicação de entrevista e de questionários para entender a realidade das alunas mães matriculadas nos cursos de Pedagogia, Serviço Social e Enfermagem com filho(a)s em idade de creche. Dessa forma, percebemos que mesmo sendo um público considerável dentro da universidade a melhoria da vida dessas alunas dentro da academia não tem sido alvo de debates e que a política de assistência estudantil (compensatória, focalista e seletiva) não atende as necessidades das alunas mães de modo a garantir-lhes a conclusão do curso com qualidade e dentro do prazo padrão. Contatamos nos dados colhidos nos questionários e nas entrevistas que mesmo fazendo parte dos critérios de renda instituídos pela PNAES e pela UFRN, a maioria das entrevistadas não eram beneficiadas pelo auxílio creche e que de forma unanime a opinião dessas alunas sobre essa política é de que o valor ofertado é muito ínfimo e que o ideal para elas seria que a instituição dispusesse de um espaço físico para acolher o(a)s filho(a)s das alunas. Mesmo que as mulheres já somem mais da metade das vagas no ensino superior e mesmo que a faixa etária dos jovens que ingressam na universidade coincida com a idade fértil dos jovens brasileiros a maternidade dentro da academia parece ser um assunto distante, pouco discutido e invisibilizado. É necessário ainda percorrer um longo caminho para se atingir o reconhecimento do campo da educação e dos espaços públicos como pertencentes às mulheres mães.
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    TCC
    A permanência escolar no contexto da educação profissional e sua relação com a assistência estudantil: uma análise a partir da experiência no IFRN – Campus Natal Central (CNAT)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Mafra, Suzérica Helena de Moura; Oliveira, Íris Maria de; Barros, Ilena Felipe; França, Késsia Roseane de Oliveira
    O presente estudo tem como objeto de pesquisa a relação entre a permanência escolar e a Assistência Estudantil no IFRN – Campus Natal Central, e nesta perspectiva, objetiva apreender qual a contribuição da Assistência Estudantil na permanência escolar destes discentes. Para o desenvolvimento desta reflexão, respondendo aos objetivos específicos a que este trabalho se propôs, foram identificadas junto aos(as) alunos(as) entrevistados(as), a compreensão destes acerca da permanência escolar e da Assistência Estudantil, suas condições de permanência escolar e em que medida elas interferiam na sua vivência acadêmica e institucional. O estudo analisa também as contribuições do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil) para o desempenho acadêmico e a melhoria das condições de vida dos discentes. Foi realizada também a caracterização da Assistência Estudantil na instituição, elucidando os programas desenvolvidos, seu financiamento, e as formas de acesso dos(as) estudantes a esta. A pesquisa foi fruto da experiência de estágio obrigatório no IFRN – Campus Natal Central, entre os anos de 2015 a 2016. A opção teórico-metodológica do estudo primou pelo método materialista histórico-dialético para sua condução, fazendo uso de análise bibliográfica e documental, além da entrevista semiestruturada. Foi escolhida ainda como recurso metodológico, a análise de conteúdo. Na análise desenvolvida, pode-se concluir aprioristicamente que, o que geralmente se compreende por permanência escolar, não abarca as relações que permeiam este processo, o qual é mediado por condições socioeconômicas, subjetivas, acadêmicas e entre outros aspectos. Durante o trabalho, a análise proposta foi realizada, ressaltando os benefícios da Assistência Estudantil para a permanência escolar dos(as) discentes que a acessam na instituição, concluindo que a Assistência Estudantil tem sido uma forte aliada no combate à evasão escolar, como um mecanismo de promoção e efetivação da permanência escolar. O estudo revela ainda que o acesso a programas de Assistência Estudantil desenvolvidos no âmbito do IFRN – CNAT, tem sido cada vez mais seletivo e focalizado, findando por restringi-lo às situações “mais agudas” de vulnerabilidade.
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    Dissertação
    A assistência estudantil e a efetivação do direito à educação no IFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-29) França, Késsia Roseane de Oliveira; Oliveira, Iris Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/8333033656600950; ; http://lattes.cnpq.br/8252722281519695; Santos, Silvana Mara de Morais dos; ; http://lattes.cnpq.br/2706150547032239; Vale, Erlênia Sobral do; ; http://lattes.cnpq.br/1883110404222969
    A presente dissertação analisa os Programas de Assistência Estudantil executados no IFRN Campus João Câmara. Essa temática vem ganhando relevância no cenário nacional, em virtude da expansão dos Institutos Federais ocorrida nos últimos anos. No RN, por exemplo, observamos o crescimento do IFRN em várias regiões do estado, privilegiando-se a interiorização das suas unidades. Nesse contexto, a Assistência Estudantil se apresenta como um dos principais mecanismos viabilizadores das condições de permanência dos estudantes na instituição. Assim, nos propomos a refletir: qual a política de Assistência Estudantil resultante da regulamentação operada nos últimos anos pelo governo federal e, em particular, pelo IFRN? Em que medida as necessidades sociais dos estudantes com vistas à permanência com qualidade no Campus João Câmara são atendidas pelos programas? Quais as implicações para o acesso aos programas a adoção de critérios de elegibilidade baseados principalmente na renda econômica? A metodologia utilizada privilegiou a pesquisa bibliográfica e a revisão da literatura, no intuito de apreender o estado da arte acerca da problemática estudada, bem como o aprofundamento das categorias analíticas que informam o objeto de estudo; a análise documental sobre a regulamentação da Assistência Estudantil; a análise de dados secundários sobre o perfil socioeconômico dos estudantes cadastrados e a realização de entrevistas semiestruturadas junto aos estudantes participantes dos Programas de Assistência Estudantil. A pesquisa apontou que o Campus João Câmara vem assegurando o acesso aos programas através de avaliação socioeconômica realizada pelo Serviço Social, e que estes atendem demandas relacionadas à alimentação escolar e ao custeio de despesas escolares diversas (através de repasse de auxílio-financeiro). Dentre os estudantes inseridos, predominam aqueles cujas famílias sobrevivem com um salário mínimo, sendo que uma parcela é oriunda de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; os vínculos de trabalho dos principais responsáveis financeiros são de baixa valorização e remuneração salarial; e parte representativa está inserida no mercado informal de trabalho. Os estudantes entrevistados afirmam ser a Assistência Estudantil um direito, mas revelam que se sentem privilegiados por terem sido incluídos, pois reconhecem que nem todos são inseridos nos programas. Ressaltam que os programas viabilizaram/melhoraram as condições objetivas para a continuidade dos estudos. O estudo revela, por um lado, importantes avanços na Assistência Estudantil, na medida em que, desde o início das atividades acadêmicas do Campus João Câmara, assegurou-se a oferta de programas na área, bem como se registra a ampliação dos recursos, ano a ano. Porém, é bastante forte a concepção institucional de que o direito à Assistência Estudantil deve ser assegurado somente aos estudantes em condição de pobreza, por meio da seletividade e focalização do acesso; com isso, mesmo com a ampliação dos recursos, a oferta vem sendo insuficiente para o atendimento da real demanda.
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