Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "França, Luana Araújo de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Mulheres à frente e atrás das câmeras: uma leitura do protagonismo feminino em A árvore de Marcação, de Jussara Queiroz
    (2017-09-11) França, Luana Araújo de; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-0753-7340; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; http://lattes.cnpq.br/2713128729855471; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Cruz, Nina Velasco e; http://lattes.cnpq.br/2462630368138314; http://lattes.cnpq.br/2462630368138314
    Esta pesquisa discute a representação e protagonismo feminino no longa-metragem A árvore de Marcação (1987-1993), da diretora Jussara Queiroz. O protagonismo se dá em duas vias: através da trajetória da diretora, por ser considerada a primeira mulher a dirigir filmes no Rio Grande do Norte e as personagens observando sua participação na narrativa apresentada no filme. Para tanto, trazemos textos e debates relacionados às questões de gênero, atentando sobre como a discussão adentra os estudos da mídia e resulta na Teoria feminista do cinema, a qual debate a direção e protagonismo feminino nos filmes. O Cinema foi uma das principais mídias de massa durante o século XX, e, em conjunto à sua popularização, desenvolvimento de linguagem e mercado, tivemos mudanças fundamentais nas reivindicações e papeis femininos na sociedade, desencadeando a transformações nas formas de representação bem como apropriação da produção de filmes por mulheres que estivessem conectadas à nova realidade. Com isto, construímos um referencial de diretoras no cinema brasileiro, observando tais mudanças e protagonismos, trazendo nomes, temáticas e como estes filmes abordam a representação das mulheres e o universo feminino até o contexto da retomada, na década de 1990, quando há aumento substancial de mulheres na direção de filmes no país. Por último, focaremos na trajetória de Jussara Queiroz e sua obra, observando como a categoria da “mulher nordestina” atravessa tanto estereótipos como uma percepção e protagonismo feminino enquanto possibilidade a ser praticada.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM