Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "França, Maria Priscila Rodrigues de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Brincadeiras de quintal: os direitos das crianças e a relação com a natureza na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) França, Maria Priscila Rodrigues de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; https://lattes.cnpq.br/7034873004544346; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; Calixto, Thayanne Guilherme
    A consolidação da Educação Infantil como direito social das crianças no Brasil, reconhecida pela Constituição Federal de 1988, resultou de movimentos comunitários de redemocratização protagonizados por mulheres e trabalhadores, os quais estabeleceram o dever do Estado com a educação. Apesar dos avanços legais relacionados aos direitos das crianças, observa-se uma crescente inserção em rotinas escolares urbanas que as afastam do ambiente natural. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar o papel do projeto “Quintais Brincantes” na Educação Infantil das crianças atendidas pelo CIM Liquinha Alves, em Parnamirim/RN. Teoricamente, o estudo fundamenta-se nas contribuições de Horn (2022), Louv (2016), Piorski (2016), Tiriba (2023) e Vigotsky (2007). Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa (Minayo, 2008), com um estudo de caso (Godoy, 1995) e pesquisa bibliográfica (Gil, 2008), desenvolvida de forma crítica e reflexiva. Os resultados evidenciam que o projeto promove o direito de brincar e o desenvolvimento integral das crianças, valorizando o aprendizado por meio da exploração dos elementos naturais. O estudo reforça a relevância do contato com a natureza para o desenvolvimento infantil.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM