Navegando por Autor "França, Maria Priscila Rodrigues de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Brincadeiras de quintal: os direitos das crianças e a relação com a natureza na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) França, Maria Priscila Rodrigues de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; https://lattes.cnpq.br/7034873004544346; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; Calixto, Thayanne GuilhermeA consolidação da Educação Infantil como direito social das crianças no Brasil, reconhecida pela Constituição Federal de 1988, resultou de movimentos comunitários de redemocratização protagonizados por mulheres e trabalhadores, os quais estabeleceram o dever do Estado com a educação. Apesar dos avanços legais relacionados aos direitos das crianças, observa-se uma crescente inserção em rotinas escolares urbanas que as afastam do ambiente natural. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar o papel do projeto “Quintais Brincantes” na Educação Infantil das crianças atendidas pelo CIM Liquinha Alves, em Parnamirim/RN. Teoricamente, o estudo fundamenta-se nas contribuições de Horn (2022), Louv (2016), Piorski (2016), Tiriba (2023) e Vigotsky (2007). Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa (Minayo, 2008), com um estudo de caso (Godoy, 1995) e pesquisa bibliográfica (Gil, 2008), desenvolvida de forma crítica e reflexiva. Os resultados evidenciam que o projeto promove o direito de brincar e o desenvolvimento integral das crianças, valorizando o aprendizado por meio da exploração dos elementos naturais. O estudo reforça a relevância do contato com a natureza para o desenvolvimento infantil.