Navegando por Autor "Franco, Maria Wanessa do Nascimento Barbosa"
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Dissertação Conselho Municipal de Educação e plano de ações articuladas: o município de Riachuelo-RN (2007-2013)(2015-07-30) Franco, Maria Wanessa do Nascimento Barbosa; Moura, Dante Henrique; ; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Azevedo, Márcio Adriano de; ; Morais, Pauleany Simões de;O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Observatório de Educação, aprovado por edital 2012 – Projeto Nº 15756 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo este intitulado como “Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo nos municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais”, no período de 2007 a 2012. Nesta pesquisa foram estudadas, especificamente, as implicações do Plano de Ações Articuladas para o desenvolvimento do Conselho Municipal de Educação do Município de Riachuelo-RN. A pesquisa se fundamenta na teoria crítica e adota abordagem qualitativa, tomando a contradição como categoria de análise fundante. Para a coleta de dados utilizou-se da técnica das entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas por meio de análise de conteúdos. Também se recorreu a fontes documentais. Assim, analisou-se a lei de criação do Conselho Municipal de Educação (CME) de Riachuelo e também a portaria de atualização das representações do CME. A análise empreendida permitiu concluir que o CME analisado tem fragilidades como, por exemplo, a falta de reuniões sistemáticas; a inexistência de normatização, diretrizes e regimento interno e outros aspectos que comprometem o adequado funcionamento do Conselho. Não obstante, a pesquisa também permitiu identificar que houve algumas mudanças no funcionamento do CME após a implementação do PAR no município, as quais contribuíram, ainda que timidamente, para melhoria educacional. Destarte, o CME de Riachuelo necessita de profundas e rápidas mudanças em seu funcionamento na perspectiva da gestão democrática para que possa efetivamente tornar-se mecanismo de tomada de decisão, com autonomia e participação satisfatória de toda sociedade civil.TCC Expansão e internacionalização da Pós-Graduação no Brasil e sua articulação com o Plano Nacional de Educação (2014-2024): um estudo da mobilidade acadêmica no exterior (2014-2018)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-07) Araújo, Mateus Sousa; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; Castro, Alda Maria Duarte de Araújo; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Franco, Maria Wanessa do Nascimento BarbosaO presente trabalho tem por finalidade analisar a expansão e internacionalização da pós- graduação no Brasil no período de 2014 a 2018, e evidenciar a sua articulação com o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Os estudos partem da premissa de que as novas exigências para educação superior e para uma melhor qualificação profissional acarretasse no reordenamento das políticas implementadas na Pós-Graduação brasileira, que passaram a ter como objetivo a sua expansão e a sua internacionalização como forma dos países se inserirem no mundo globalizado. Essas políticas foram desenvolvidas em articulação com Plano Nacional de Educação (2014 -2024), que estabeleceu metas e estratégias para o acompanhamento das ações implementadas. Para realização do estudo tomou-se como referência as estratégias e metas estabelecidas para a internacionalização da educação pelo PNE (2014-2024), e a distribuição das bolsas de mobilidade acadêmica (discentes e docentes) no Brasil. Como referencial teórico, a pesquisa foi desenvolvida pelo método do materialismo histórico-dialético, e procurou explicitar as categorias da totalidade e da mediação. Como orientação do percurso metodológico da investigação, utilizou-se a análise documental, estudo bibliográfico e a elaboração de séries estatísticas a partir dos dados disponibilizados pelo Sistema de Informações - Georreferenciadas (GEOCAPES), como também do Observatório do PNE (OPNE). Os dados mostram que houve crescimento expressivo da pós-graduação brasileira no período estudado, que pode ser traduzido no aumento do número de cursos e de matrículas. Quanto à internacionalização da pós-graduação, apesar de ter havido um crescimento significativo de bolsas de estudo para o exterior provenientes de programas adotados pelo governo brasileiro como uma das estratégias de se inserir no mundo globalizado por meio da internacionalização, elas não são suficientes para atender a demanda da pós-graduação e nem para alcançar a metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (2014-2024), necessitando, para isso, de um maior investimento institucional.Tese Internacionalização da educação superior e governança corporativa: implicações no trabalho docente da Universidade Potiguar - Laureate International Universities (2008 - 2020)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-31) Franco, Maria Wanessa do Nascimento Barbosa; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; http://lattes.cnpq.br/1267050454995209; http://lattes.cnpq.br/7833611053373516; Guedes, Gilmar Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Cabral Neto, Antônio; http://lattes.cnpq.br/2272273005907974; Cerdeira, Maria Luisa Machado; Chaves, Vera Lúcia JacobEsta pesquisa analisou o processo de internacionalização da educação superior privada no Brasil, com ênfase no contexto da aquisição da Universidade Potiguar pelo conglomerado educacional Laureate International Universities e suas repercussões no trabalho docente. Toma como referência a atual configuração da internacionalização privado-mercantil da educação superior brasileira que no contexto de financeirização adota a forma de oligopólios, assumindo como modelo de gestão práticas de governança corporativa que tem modificado as estruturas institucionais e o trabalho docente. Nesse contexto de liberalizações dos serviços educacionais, a educação não mais é vista como um bem público, mas como uma mercadoria, a serviço do capital. A pesquisa se ancora no materialismo histórico-dialético como referencial teórico-metodológico e utiliza, sobretudo, as categorias totalidade, mediação e contradição para investigar as implicações da financeirização. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a revisão de literatura, o questionário e a análise documental. Constatou-se que as estratégias de governança corporativa e a expansão de matrículas das instituições privado-mercantis sofreram uma grande influência do capital financeirizado e das políticas neoliberais e que houve um forte processo de massificação de matrículas nas últimas décadas, principalmente, nas Instituição de capital aberto, como a Laureate/UNP. Mesmo com o aumento significativo das matrículas a UNP Laureate reduziu seu quadro de docentes, o qual passou por duas demissões em massa nos últimos seis anos e contratou um menor quantitativo de profissionais com regime de trabalho parcial e horista. Esta medida diminui os benefícios trabalhistas dos docentes, causando instabilidade contratual e promovendo um processo de intensificação do trabalho, uma vez que os novos contratados tiveram a ampliação do seu trabalho, englobando todas as turmas, que têm um quantitativo exacerbado de alunos. A tese defendida de que as mudanças na forma de organização das instituições mercantilizadas, com a implementação de práticas de governança corporativa, trazem implicações para o trabalho docente, foi comprovada. Destacamos que as consequências, especialmente, para a UNP Laureate, foram promover um forte processo de precarização, flexibilização e intensificação do trabalho docente.